Questões de Concurso Público Prefeitura de Itá - SC 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1621820 Psicologia
Tomando como base o Código de Ética Profissional do Psicólogo aprovado pela Resolução CFP nº 10/05, que normatiza o trabalho do psicólogo, orientando-o quanto à sua práxis e responsabilizando-o pessoal e coletivamente, por suas ações e suas consequências no exercício profissional, são deveres do psicólogo, exceto:
Alternativas
Q1621821 Psicologia
De acordo com o Art. 20, do Código de Ética Profissional o Psicólogo ao realizar a divulgação dos seus serviços deverá seguir alguns critérios. Nos critérios abaixo, atribua V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) O Psicólogo informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro. ( ) Poderá utilizar o preço do serviço como uma das formas de propaganda. ( ) Não fará previsão taxativa de resultados. ( ) Divulgará todas as qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas, incluindo as que estejam em processo de reconhecimento ou regulamentação.
Alternativas
Q1621822 Psicologia
De acordo com a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1621825 Psicologia
O Psicólogo pode ser um dos profissionais integrantes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF, criados mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Com relação ao NASF, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1621826 Psicologia
A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos. Para efeito da realização da psicoterapia, o psicólogo deverá observar os seguintes princípios e procedimentos que qualificam a sua prática, exceto:
Alternativas
Q1621829 Psicologia
Segundo as orientações da Nota Técnica com parâmetros para atuação das (os) profissionais de Psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), emitida pelo Conselho Federal de Psicologia, compete ao Psicólogo em sua atuação nesta política:
I – Ao planejar suas intervenções, considerando o território, a psicóloga e o psicólogo inseridos nas ações da Política de Assistência Social precisam compreender o conceito de território vivido (reiterado nas normativas do SUAS) como estratégico. II - A atuação profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos, fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder. III - O campo de atuação profissional consiste na Política Pública de Assistência Social, no qual a psicoterapia é uma das ofertas de serviços, cabendo por parte do psicólogo a realização de intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários/sujeitos de direitos e suas famílias, face ao contexto social em que estão inseridos, e no processo de atendimento/acompanhamento. IV - As informações registradas em prontuário da família (Prontuário SUAS) sobre as ações desenvolvidas no atendimento/acompanhamento dos sujeitos e/ou famílias nos serviços socioassistenciais devem estar de acordo com os objetivos que estão preconizados na Política de Assistência Social. Considerando que não é permitido o acesso aos usuários e famílias a esses registros, deve-se estar atento para que as informações assegurem o sigilo.
Alternativas
Q1621830 Psicologia
Considerando o trabalho do Psicólogo no SUAS, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1621831 Psicologia
Os serviços socioassistenciais, em seus níveis de complexidade, preconizam a proteção social e o fortalecimento de vínculos, o enfrentamento das situações de violações de direitos, riscos e vulnerabilidades sociais. Desta forma, conta com alguns equipamentos e serviços previstos no SUAS. Relacione os serviços, de acordo com os níveis de Proteção, previstos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais:
I – Proteção Social Básica. II – Proteção Social Especial de Média Complexidade. III – Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
( ) Serviço de Proteção Social à Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). ( ) Serviço de Acolhimento Institucional. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Alternativas
Q1621832 Psicologia
Dentre as ações previstas ao trabalho social essencial ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a ser exercido pelas equipes mínimas incluindo o psicólogo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1621833 Psicologia
Um dos avanços mais impressionantes da infância é o aumento da capacidade de a criança pensar e raciocinar, chamado de desenvolvimento cognitivo. A maneira como os psicólogos analisam este processo, em sua maioria, foi influenciada pelo psicólogo Jean Piaget. Para ele, o desenvolvimento cognitivo se organiza por estágios. Identifique em qual dos estágios abaixo relacionados, se encontra o indivíduo que: pode pensar logicamente em propostas abstratas e testa as hipóteses sistematicamente e também torna-se preocupado com problemas hipotéticos, ideológicos e com o futuro.
Alternativas
Q1621834 Psicologia
A professora de Psicologia Susan Nolen-Hoeksema no livro Introdução à Psicologia (2018), ao fazer considerações referentes às abordagens socioculturais no desenvolvimento cognitivo cita Lev Vygotsky. Sobre as afirmativas abaixo, em relação à teoria de Vygotsky, assinale a incorreta:
Alternativas
Q1621835 Psicologia
De acordo com o previsto no DSM-5 e na CID – 10 em relação ao Transtorno de Tourette, é correto afirmar:
Alternativas
Q1621836 Psicologia
Uma mulher casada 55 anos, chega ao consultório da psicóloga da UBS, queixando-se de ganho de peso e relatando ter episódios recorrentes de ingestão incontrolada de grandes quantidades de alimentos, isso ocorria de duas a três vezes por semana, geralmente quando chegava em casa do trabalho, antes da chegada do marido. Essas comilanças eram acompanhadas por uma sensação de perda do controle. Ela comia rapidamente e sozinha, até estar desconfortavelmente saciada. Depois, ficava deprimida, cansada e com asco de si. Negou tanto no presente quanto no passado, vômitos autoinduzidos, jejuns ou uso inadequado de laxantes, diuréticos ou medicamentos para perda de peso. Relatou exercitar-se durante uma hora por dia quase todos os dias, mas negou ser viciada em exercícios. Relatou que o comportamento de comer exageradamente a acompanha desde a adolescência. Negou culpa, ideias suicidas e desesperança. De acordo com a quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM5, o caso clínico citado preenche os critérios para:
Alternativas
Q1621838 Psicologia
O psicólogo, no seu exercício profissional, por vezes é solicitado à apresentar informações documentais com objetivos diversos, subsidiados em referências técnicas. O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita, resultante da prestação de serviços psicológicos à pessoa, grupo ou instituição. Neste sentido, identifique qual dos conceitos apresentados melhor explica cada um dos documentos psicológicos apontados a seguir:
1. Declaração. 2. Atestado Psicológico. 3. Laudo Psicológico. 4. Parecer Psicológico.
( ) Consiste em um documento de atribuição da(o) psicóloga (o), que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, tendo como finalidade afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. ( ) É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda, e a quem o solicitou. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo e instituição atendida. ( ) É um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a questões focais do campo psicológico. ( ) Consiste em um documento escrito, através do qual é descrita a prestação de serviço psicológico, e tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizada ou em realização.
Alternativas
Q1621839 Psicologia
Em relação à guarda, condições de guarda e destino dos documentos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como de todo material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, é incorreto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: E
6: C
7: A
8: D
9: C
10: E
11: A
12: D
13: C
14: C
15: A