Questões de Concurso Público CEFET-MG 2023 para Docente EBTT - Matemática

Foram encontradas 7 questões

Q2186461 Pedagogia
A questão a seguir se refere a obra Informática e Educação Matemática (2019). Considere as seguintes afirmativas:
I – Informática e Educação tem sido um tema de debate recorrente no Brasil, com duas linhas de discursos muito comuns. Uma delas versa sobre o perigo que a utilização da informática poderia trazer para a aprendizagem dos estudantes e a outra aponta “o computador” como a solução para os problemas educacionais. Os autores sugerem que a relação entre a informática e a Educação Matemática não deve ser pensada de forma dicotômica, mas sim como transformação da própria prática educativa.
II – Os autores descrevem experiências em Educação Matemática onde estudantes exploram as relações entre gráficos e coeficientes de uma função quadrática através de calculadoras gráficas e softwares. Essas experiências destacam a possibilidade de gerar conjecturas a partir da experimentação, invertendo a ordem comumente adotada nas práticas docentes de exposição oral da teoria, exemplos e exercícios.
III – Apesar dos autores não considerarem a oralidade como uma mídia, eles consideram o lápis e o papel como tecnologias, da mesma forma que o fazem com o computador. Para os autores, sempre há uma dada mídia envolvida na produção de conhecimento e essa dependência sempre existirá também na disponibilidade de mídias como lápis-e-papel e a informática.
IV – Os autores entendem que conhecimento só é produzido com uma determinada mídia ou com uma tecnologia da inteligência, e adotam uma perspectiva teórica que se apoia na noção de que o conhecimento é produzido por um coletivo pensante formado por seres-humanos-com-mídias.
Baseado no livro mencionado no enunciado dessa questão, é correto afirmar que
Alternativas
Q2186462 Pedagogia
De acordo com a obra Resolução de Problemas: teoria e prática (2021), analise as afirmativas a seguir. Associe V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através de resolução de problemas, o problema gerador é um problema proposto no início do trabalho cuja resolução conduzirá os alunos à construção do conhecimento matemático.
( ) Na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através de Resolução de Problemas o professor não pode atuar como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
( ) O erro cometido pelo aluno na resolução de um problema é um elemento que impulsiona o aprendizado.
( ) Ensinar sobre a Resolução de Problemas se refere a trabalhar exatamente, sem nenhuma variação, com o método proposto por George Polya, no livro A  Arte de Resolver Problemas.
A sequência correta é
Alternativas
Q2186463 Pedagogia
De acordo com Brousseau, pode-se dizer que uma situação didática é formada pelas múltiplas relações pedagógicas estabelecidas entre o professor, os alunos e o saber, cuja a finalidade é o de desenvolver atividades voltadas para o ensino e para a aprendizagem de um conteúdo específico. Numa situação didática, o professor, o aluno e o saber, constituem-se numa tríade necessária, embora não suficiente para abranger toda a complexidade do fenômeno cognitivo. É na apresentação do conteúdo a ser trabalhado no contexto de sala de aula que a situação didática se define, de forma que o saber matemático escolar deve ser pensando em sintonia com a situação, buscando um campo de significado do saber para o aluno que extrapola os limites do saber matemático puro, por vezes priorizado pelo professor.
Todas as alternativas a seguir apresentam uma tipologia de situações didáticas com base nos fundamentos de Brousseau, EXCETO:
Alternativas
Q2186464 Pedagogia
Na obra Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento (2014), os autores refletem o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem em Matemática, tendo por cenário de discussão a perspectiva de que o uso de tecnologias em Educação Matemática no contexto brasileiro pode ser compreendido em quatro fases ou momentos.
Levando em consideração as ideias dos autores, é correto afirmar que
Alternativas
Q2186465 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, no que concerne a área de Matemática e suas Tecnologias, foram propostas 5 (cinco) competências.
São competências da área de Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio, EXCETO
Alternativas
Q2186466 Pedagogia
Na obra História em Educação Matemática: propostas e desafios (2019), os autores abordam temas sobre a História da Matemática e a História da Educação Matemática e como essas áreas investigativas se relacionam com a Educação Matemática. Para os autores a concepção que se adota em relação à natureza do conhecimento matemático e a concepção que se adota em relação à natureza da aprendizagem matemática são fatores principais e condicionantes, que coordenados, explicam a constituição de uma pluralidade de perspectivas teóricas controversas sobre a participação da História na Educação Matemática. Nesse sentido, é possível trabalhar no interior do campo investigativo História na Educação Matemática, tanto em nível de ação pedagógica quanto no da pesquisa em Educação Matemática, de acordo com várias perspectivas teóricas.
Com base na obra citada, todas as alternativas a seguir representam uma perspectiva teórica no interior do campo de investigação História na Educação Matemática, EXCETO a
Alternativas
Q2186467 Pedagogia
A “BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.” (BRASIL, 2018, p.16).
As afirmativas que se seguem representam algumas dessas decisões, resultando em um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade.
I - Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
II - Conceber e pôr em prática situações e procedimentos de controle dos alunos em suas aprendizagens.
III - Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta somente as particularidades da área de estudo.
IV - Manter processos esporádicos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
V - Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
Das decisões explícitas nas afirmativas acima, as que adequam as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, são apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: E
5: A
6: D
7: B