Questões de Concurso Público UNIRIO 2016 para Médico - Cirurgia Geral
Foram encontradas 36 questões
Uma paciente de 60 anos relata dor abdominal difusa, com parada de eliminação de gases e fezes há 24 horas, vômitos intensos e anorexia. Relata também que apresenta sintomas dispépticos há vários anos, mas que nunca procurou um médico por esse motivo. Ao exame, encontrava-se desidratada, discretamente hipotensa, com abdômen distendido, dor abdominal difusa, sem sinais de irritação peritoneal. A rotina radiológica para abdômen agudo mostrou distensão de alças com níveis hidroaéreos no intestino delgado e aerobilia.
O diagnóstico provável é
Na pancreatite, a colocalização dos zimogêneos com as hidrolases lisossomais pode levar à ativação enzimática intrapancreática, ocorrendo um quadro agudo.
A resposta inflamatória intra-acinar, que se segue a essa ativação, poderia ser bloqueada com a utilização prévia de inibidores de
Um paciente que realizou uma colectomia esquerda por adenocarcinoma evoluiu bem. Três anos depois, foi identificado, em US de controle, um nódulo hepático.
O exame que deve ser solicitado e cujos níveis elevados reforçam, com maior frequência, a suspeita de metástase hepática de neoplasia de cólon é
Um homem de 50 anos é trazido à emergência após acidente de trânsito. Apresenta Glasgow 11, escoriações no hipocôndrio e no flanco direito e fratura exposta na coxa direita, com sangramento ativo. Ao exame: FC 150 BPM, PA 70x30 mmHg e FR 32 IPM, sendo a respiração ruidosa e superficial, e a ausculta pulmonar revela roncos esparsos. Não se palpam pulsos distalmente à fratura.
No atendimento desse paciente, a primeira preocupação deve ser
Durante uma cirurgia eletiva de reparo de hérnia inguinal, o cirurgião descreve ter encontrado apenas um “lipoma de cordão”.
Nesse caso, a natureza desse achado e o tratamento adequado a ser realizado são, respectivamente,
Na avaliação de paciente com quadro de abdome agudo, o cirurgião procura distinguir se há defesa voluntária ou involuntária.
Para isso, a manobra semiótica empregada constitui-se em
Paciente de 20 anos, sexo feminino, é atendida em serviço de emergência vinte minutos após ingestão de 300 mL de substância alcalina (lixívia) e encontra-se com queixa de moderada disfagia. Seus sinais vitais e o exame físico não mostram alterações dignas de nota.
A sequência terapêutica e diagnóstica correta é
Paciente de 23 anos do sexo masculino é atendido na emergência com relato de ter sofrido ferimento com punhal durante tentativa de assalto. Apresenta-se em bom estado geral, corado, hidratado, anictérico, com pulso de 90 bpm, frequência respiratória de 12 irm, pressão arterial de 120x80 mmHg. O ferimento é de cerca de 3 cm em quadrante superior direito do abdome, sem sangramento ativo. O abdome está flácido, pouco doloroso em hipocôndrio direito, sem irritação peritoneal.
Nessas condições, a melhor conduta imediata é realizar
Paciente de 40 anos foi submetida à fundoplicatura de Nissen por meio de videolaparoscopia há 30 dias, devido à doença do refluxo gastroesofagiano com esôfago de Barret. A esofagomanometria pré-operatória demonstrou contratilidade esofagiana normal. A cirurgia foi realizada sem intercorrências, tendo sido utilizada sutura inabsorvível para a realização da fundoplicatura e aproximação dos pilares diafragmáticos. No momento, a paciente queixa-se de disfagia para alimentos sólidos, já tendo, inclusive, apresentado dois episódios de regurgitação.
Com relação à queixa apresentada pela paciente, qual hipótese diagnóstica e o tratamento a ser empregado?
Na avaliação de paciente vítima de trauma músculo-esquelético, é importante a avaliação de lesões associadas a certos tipos de fraturas ou luxações.
Se um paciente apresenta luxação posterior de quadril, ela está associada à lesão do(a)
A acalásia, condição comum no Brasil devido à etiologia chagásica, é condição de risco para o desenvolvimento de um tipo de neoplasia de esôfago.
O subtipo histológico e a localização mais habituais dessa neoplasia são, respectivamente,
Paciente do sexo feminino, de 23 anos, procura ambulatório de clínica médica com queixas de episódios de dor torácica em aperto com irradiação para o dorso, associada à regurgitação, mais comumente suscitada por estresse emocional e ingestão de bebidas geladas. Levanta-se a suspeita de espasmo esofagiano difuso e solicita-se esofagomanometria.
Os achados nesse exame que corroboram o diagnóstico são