Questões de Concurso Público Petrobras 2018 para Engenheiro de Equipamentos Júnior - Elétrica
Foram encontradas 32 questões
A Figura abaixo ilustra um aparato usado para medir a carga elétrica de uma esfera. Nesse sistema, a esfera carregada positivamente é posicionada em uma rampa feita de material isolante, e a tensão na fonte VE é ajustada de modo a manter a esfera em repouso, conforme ilustrado na Figura. Essa fonte de tensão é aplicada entre duas chapas metálicas condutoras, grandes o suficiente para fazer com que o campo elétrico no seu interior seja considerado uniforme.
Em um determinado procedimento de medida, foi utilizada uma esfera com massa igual a 20 g, e o ponto de equilíbrio foi atingido ajustando-se a tensão na fonte em VE = 10.000 V.
Considerando-se a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 , conclui-se que a carga elétrica da esfera, em microcoulombs (μC), é igual a
No aparato ilustrado na Figura abaixo, há um trilho metálico imerso em um campo magnético uniforme , sobre o qual uma barra metálica pode deslizar livremente. Essa barra metálica é tracionada por uma força (t) tal que a posição horizontal da barra em relação ao trilho x(t) varia senoidalmente no tempo com período T, conforme mostrado no gráfico a seguir.
Nesse aparato, as resistências do trilho e da barra metálica são desprezíveis em comparação com a resistência R do circuito.
Sendo assim, a corrente induzida i(t), mostrada na Figura,
No circuito de corrente alternada monofásico mostrado abaixo, foi utilizado um multímetro para medir os valores eficazes da tensão VR na carga, da tensão VS na fonte e da corrente IS entregue pela fonte ao circuito. Os valores medidos estão anotados na Tabela a seguir.
Com base nos resultados medidos, conclui-se que o fator
de potência do circuito visto pela fonte de tensão VS é
O circuito elétrico resistivo mostrado na Figura a seguir, cujos valores resistivos estão impressos no circuito, é alimentado por uma fonte de tensão contínua.
Conectando-se os bornes de um amperímetro ideal, entre
os pontos 1 e 2 do circuito, para realizar uma medida de
corrente, o valor obtido, em mA, será
Uma bateria de tensão contínua de 12 volts fornece, em regime permanente, uma potência P em watts, para uma carga resistiva R em ohms. Em um dado momento, uma segunda carga com o mesmo valor resistivo de R é ligada em paralelo com a carga já existente.
A nova potência, fornecida pela bateria às duas cargas,
Considere uma rede trifásica alimentando duas cargas trifásicas equilibradas e configuradas em estrela. Essas cargas são denominadas cargas C1 e C2 , possuindo impedâncias por fase, respectivamente, R + jX e R - jX.
As cargas C1 e C2 serão substituídas por uma única carga equivalente, C3 , configurada em triângulo, dissipando a mesma potência das duas cargas anteriores.
Qual é a expressão, em função de R e X, da impedância da carga C3 ?
Considere um transformador trifásico, 12 kV – 220 V, formado a partir de um banco com 3 transformadores monofásicos.
Cada transformador monofásico possui as seguintes características nominais:
• Potência: 15 kVA
• Tensão do primário: 12 kV
• Tensão do secundário: 127 V
• Perdas a vazio: 50 W
• Perdas a plena carga: 237,5 W
A resistência série, equivalente ao lado de alta tensão do transformador trifásico, em ohms, é:
Considere um transformador em fase, trifásico e abaixador, com relação de transformação, em pu, dada por (1: a), sendo empregado em um sistema elétrico de potência radial com finalidade de realizar o controle da magnitude da tensão terminal. Esse transformador possui relação nominal de transformação de 130 kV / 65 kV. Considere que as tensões nominais do transformador sejam base do sistema, e que esse transformador esteja sendo alimentado, em seu primário, por uma tensão de 125 kV e que a tensão observada no secundário seja de 70 kV.
Nas condições acima definidas, o valor aproximado, em pu, do tap “a” desse transformador é:
O diagrama acima representa um circuito monofásico CA, alimentado por uma fonte de tensão senoidal Vs com frequência de 60 Hz em série com uma impedância indutiva Zl , alimentando uma carga também indutiva representada por Zc , cuja tensão é igual a Vp. O circuito opera em regime permanente e nele circula uma corrente I. Em um determinado instante, a chave ch é fechada, quando uma impedância Z é colocada em paralelo com a impedância de carga Zc .
Quando o regime permanente é atingido novamente, verifica-se
que a (o)
Considere uma máquina síncrona, modelada em regime permanente como sendo uma fem de magnitude 1,2 pu em série com uma reatância indutiva de valor 0,3 pu, e com tensão terminal de 1,0 pu. Esta máquina está conectada a uma barra de onde parte uma linha de transmissão curta, com resistência desprezível, cujo fluxo de potência ativa é de 1,0 pu. Nessa mesma barra também está conectada uma carga que consome 1,0 pu de potência ativa.
Nessas condições, o valor do ângulo de carga dessa máquina síncrona é
A Figura abaixo mostra os campos do estator e do rotor de uma máquina síncrona, denominados respectivamente BS e BR, girando na velocidade síncrona da máquina, no sentido indicado na Figura.
Considerando-se a ocorrência de um evento que provoque
a redução da velocidade do rotor, a resposta da máquina será o(a)
O efeito de reação de armadura em uma máquina de corrente contínua surge a partir do momento em que começa a circular corrente de armadura, reduzindo a eficiência da máquina.
Considerando-se uma máquina de corrente contínua funcionando como motor alimentado por uma tensão terminal constante, o efeito de reação de armadura provoca no motor a(o)
O estudo das potências durante a operação de um motor de indução trifásico, ligação Δ, chegou aos resultados apresentados no Quadro a seguir:
Sabendo-se que a corrente de linha é 100 A, o valor da
resistência do estator, em Ω é aproximadamente
Devido às suas características de funcionamento, o motor de indução trifásico (MIT) é conhecido como transformador rotativo, tendo em vista que a tensão de seu rotor é induzida pelas correntes da armadura que circulam no estator do motor.
Com relação ao motor de indução, considere as afirmativas a seguir.
I - A frequência da tensão induzida no rotor é igual à frequência da rede elétrica que alimenta o motor quando este opera em sua velocidade nominal.
II - A frequência da tensão induzida no rotor vale zero quando o rotor do motor é bloqueado.
III - As perdas no circuito do rotor são variantes com a velocidade.
É correto o que se afirma APENAS em:
Considere um motor de indução com estator ligado em Y, 60 Hz, 4 polos, alimentado por uma tensão de linha de 220 V e que opera a uma velocidade de 1770 rpm, à plena carga. Esse motor tem o rotor ligado em Y, resistência do rotor igual a 0,3 Ω, reatância do rotor igual a 0,4 Ω, e a impedância do estator pode ser desprezada.
Sabendo-se que o número de espiras da bobina do estator e do rotor são, respectivamente, 500 e 100, a corrente de fase do rotor, em A, é aproximadamente:
Em uma linha de transmissão de um sistema elétrico trifásico, ocorreu um curto-circuito simétrico entre as três fases.
A intensidade dessa falta está condicionada à (às) componente(s) de sequência(s)
A Figura abaixo representa uma linha de transmissão de energia elétrica com as três fases e a referência terra.
Sabe-se que a equação matricial que relaciona os componentes simétricos com os seus respectivos fasores, na situação de um curto-circuito, é dada por:
Essa falta refere-se a um curto-circuito entre
Em uma linha de transmissão de um sistema elétrico trifásico, ocorreu um curto-circuito entre uma fase e o terra. A tensão de Thèvenin de sequência positiva no ponto em que ocorre a falta é igual a 0,9 pu, e as reatâncias de Thèvenin de sequências positiva, negativa e zero, vistas do ponto da falta, são iguais a 0,45 pu; 0,45 pu e 0,30 pu.
Sabendo-se que, no setor onde ocorreu a falta, as bases são iguais a 20 MVA e 100 kV, a corrente de falta, em ampères, é igual a
Em um determinado setor de um sistema elétrico onde se encontra uma linha de transmissão de 500 Ω, adotaram-se como bases a tensão de 200 kV e a potência de 4,0 MVA.
A impedância dessa linha de transmissão em pu é igual a