Questões de Concurso Público Casa da Moeda 2024 para Analista de Produção - Designer de Valores - Gravador

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Q2403199 Português
Quanto mais difícil, melhor 









Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2023/12/quanto-mais-dificil-melhor.shtml?pwg t=kye73frks3762ppiv3c8ms8agtyutnr6i2zmqyam6pqtcz 5u&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_ campaign=compwagift. Acesso em: 20 dez. 2023.Adaptado.
O texto escrito por Ruy Castro é uma crônica cujo objetivo principal é
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Q2403200 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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“Este artigo deve me custar uns cinco espirros.”


A partir dessa frase, que encerra o texto, percebe-se que

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Q2403201 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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A pontuação empregada na segunda versão dos trechos transcritos está totalmente adequada à norma-padrão da língua portuguesa em:
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Q2403202 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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Hiperônimos são palavras que pertencem ao mesmo campo semântico de outras, mas que têm um sentido mais amplo, geral e abrangente.

A palavra entre colchetes que cumpre esse papel em relação às que estão enumeradas é:
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Q2403203 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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O acento indicador de crase tem regras para seu uso.


A explicação correta para o sinal de crase NÃO ser usado nos trechos abaixo está presente em:

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Q2403204 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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A frase em que o pronome lhe é empregado com o mesmo valor do que foi usado no trecho do parágrafo 3 “Beethoven era surdo, o que, pelo visto, não lhe fazia diferença.” é:
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Q2403205 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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A frase em que o adjetivo apresenta valor afetivo, a exemplo do que ocorre com “imortal”, destacado no trecho do parágrafo 3 “Django Reinhardt, imortal guitarrista do jazz”, é:
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Q2403206 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa aboliu o uso do trema, mas o manteve em alguns casos.

A palavra que exemplifica uma exceção à abolição do uso desse sinal e, portanto, deve ser escrita com trema, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é
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Q2403207 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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A preposição “a”, presente em “E a Harold Lloyd, um dos grandes da comédia no cinema mudo americano, faltavam dois na direita”, seria obrigatoriamente permutada por outra, caso o trecho em negrito fosse reescrito da seguinte forma:
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Q2403208 Português
Quanto mais difícil, melhor 









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O prefixo “co-”, que aparece no verbo “coabitar”, no 1o parágrafo do texto, também está presente, com o mesmo valor morfológico e o mesmo significado, na palavra
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Q2403209 Economia
Na história do dinheiro, diferentes elementos foram utilizados para representar o valor das coisas. Bois, sementes, conchas e outros elementos naturais foram utilizados como moeda em distintas civilizações. No Ocidente, os metais preciosos passam a ser utilizados para a produção de moedas no século VI a.C., quando são cunhadas as primeiras moedas. Durante mais de dois milênios, o meio circulante no Ocidente foi composto fundamentalmente por moedas de ouro, prata e outros metais preciosos, modelo chamado de “padrão ouro”, baseado em moedas de valor intrínseco. Durante o século XX, a quebra do padrão ouro transforma o meio circulante mundial, promovendo a circulação de moedas de valor fiduciário, aceito socialmente por confiança nos agentes emissores.

Os dois atos determinantes para o final do padrão ouro no meio circulante mundial foram as(os)
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Q2403210 Artes Plásticas
Os distintos tipos de buris utilizados na gravação de talho-doce são empregados com finalidades diferentes com relação ao traçado e ao acabamento das linhas. Cada tipo de buril produz na matriz um tipo de linha com relação à sua largura e à sua profundidade que, na hora da impressão, resulta nos variados efeitos de claro-escuro que a imagem final assume, assim como na proximidade das linhas.

Comparando-se os cortes produzidos por um buril quadrado com os produzidos por um buril losangular, verifica-se que as linhas abertas com um buril quadrado
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Q2403211 Design Gráfico
Com relação aos vínculos entre a origem dos processos de impressão e as técnicas de gravura, sabe-se que

Originário da litografia (gravura sobre pedra), o processo offset é indireto (o suporte não entra em contato com a matriz). Para transferência da imagem, entre o cilindro porta-matriz e o suporte, atua um outro cilindro, chamado caucho ou blanqueta, revestido por uma manta de borracha, que realiza a transferência das imagens para o suporte de impressão, servindo de intermediário entre esse suporte e a matriz. Isso se faz necessário devido à utilização de água (em alguns equipamentos, com álcool) para a realização do entintamento da matriz. A diferenciação das áreas de impressão nas matrizes do processo de offset se baseia na repulsão entre água e gordura, e o contato entre a água e o papel não é desejável.

FERNANDES, A. Fundamentos de produção gráfica para quem não é produtor gráfico. Rio de Janeiro: Rubio, 2003. p. 135-136. Adaptado.


A diferença fundamental entre litografia e offset, motivada pelo umedecimento das impressões litográficas apontado no texto acima, deve-se à(ao)
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Q2403212 Artes Plásticas
As técnicas de gravura em metal se originam em diferentes datas em função de avanços nos domínios da metalurgia e da química. Há uma técnica em que as linhas que formam as imagens são originadas do cavado, que é obtido quimicamente pela ação de agentes que corroem áreas desprotegidas na superfície da chapa de metal. A formação dessas linhas cavadas é resultado da corrosão por ácidos no metal desprotegido, e a remoção da proteção é realizada com o auxílio de uma ferramenta com ponta fina, porém não necessariamente afiada.

A técnica descrita é a da gravura de
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Q2403213 Artes Plásticas
Técnicas de gravura exigem do artista diferentes conhecimentos de materiais e procedimentos, visto que cada técnica possui seus procedimentos para a obtenção do gravado desejado e as ferramentas adequadas para sua realização, pois dessa forma são obtidos os distintos efeitos visuais que formarão as imagens.

A técnica de maneira negra é descrita como
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Q2403214 Artes Plásticas
Diferentes tipos de metais são utilizados para a gravação de matrizes metálicas, sendo cada um deles mais adequado a um diferente tipo de técnica.

A melhor opção, dentre as listadas abaixo, para se realizar a gravação de uma imagem na técnica de talho-doce é a seguinte:
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Q2403215 Artes Plásticas
Buris são ferramentas de corte com as quais se abrem as linhas, os traços e os pontos que formam as imagens em distintas técnicas de gravura em metal. Cada perfil de lâmina é mais adequado para a obtenção de determinados efeitos. Cada desenho de lâmina possui uma denominação comercial e universalmente consagrada no campo da Arte.

Considere o desenho a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Esse desenho é relativo ao buril chamado de
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Q2403216 Artes Plásticas
Uma técnica de gravura é descrita da seguinte forma: na madeira polida é realizado o desenho para se efetuar a gravação, que é feita a buril. Como a superfície da peça é muito unida e uniforme, não apresentando nervuras ou outras massas com maior resistência, o buril trabalha traços mais delicados, pois o corte é facilitado pela maior uniformidade do material. Os sulcos cavados pelo gravador podem ser cortados na superfície da matriz quase juntos, resultando traços impressos quase unidos.

As caraterísticas descritas acima são do seguinte tipo de gravura:
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Q2403217 Economia
A Casa da Moeda do Brasil foi criada por Lei, de 8 de março de 1694, pelo Rei D. Pedro II, de Portugal. Sediada inicialmente na Bahia, possui instalações localizadas no Distrito Industrial, bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), desde 1983. Apesar de a empresa existir há mais de 3 séculos, a produção de cédulas pela Casa da Moeda do Brasil somente é iniciada na segunda metade do século XX.

Qual foi a primeira emissão de cédula(s) do governo brasileiro com projeto concebido por brasileiros e produzida integralmente pela empresa?
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Q2403218 Educação Artística
O manejo do buril na gravação de talho-doce exige do artista firmeza e precisão. Em seu “Tratado da Gravura” (Disponível em: https://editora.uemg.br/component/k2/ item/89-tratado-da-gravura), Abraham Bosse indica a melhor posição de manuseio do buril em relação à chapa metálica para a gravação das linhas nessa técnica: a base do cabo deve estar apoiada firmemente pelo gravador e a lâmina necessita ser guiada com auxílio do dedo indicador.

O autor indica ainda que, quando se gravam as linhas de uma figura em tal técnica, é preciso conduzir o buril 
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Respostas
1: D
2: E
3: C
4: E
5: C
6: C
7: B
8: E
9: A
10: A
11: E
12: C
13: D
14: C
15: E
16: D
17: C
18: C
19: A
20: A