Questões de Concurso Público MPU 2013 para Conhecimentos Básicos para os Cargos 34 e 35
Foram encontradas 42 questões
A correção gramatical e as informações originais do texto são mantidas com a substituição do termo “Existiam" (l.10) por Haviam.
Na linha 16, o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório, dadas a regência da forma verbal “deu", que exige complemento preposicionado, e a presença do artigo definido feminino a, que antecede o substantivo “instituição".
A vírgula após “colonial" (l.5) é utilizada para isolar aposto.
Depreende-se das ideias apresentadas no texto que a Constituição dispõe que é direito de todos os cidadãos censurar e impedir a circulação de informações a respeito da própria vida.
O trecho “que condiciona a edição de biografias à autorização do biografado ou descendentes" (l.1-3) é de natureza explicativa.
O termo se, em “se registrar" (l.4), é utilizado para indicar reflexividade.
A palavra “incipientes" (l.9) está empregada com o sentido de dependentes de tecnologia estrangeira.
O emprego do subjuntivo em “que tenha" (l.1) confere à informação um caráter hipotético.
Considere que Gabriel, brasileiro nato, ao retornar para o Brasil após ter residido alguns anos nos Estados Unidos da América (EUA), tenha descoberto que fora condenado criminalmente pela justiça americana por tráfico ilícito de entorpecentes. Nessa situação hipotética, Gabriel poderá ser extraditado mediante pedido formal dos EUA.
Embora os direitos e as garantias fundamentais se destinem essencialmente às pessoas físicas, alguns deles podem ser estendidos às pessoas jurídicas.
Caso determinado deputado federal, acusado de corrupção, renuncie ao seu mandato no transcurso de procedimento de cassação, a renúncia só produzirá efeitos após decisão final decorrente do referido procedimento.
Caso sejam constatadas irregularidades em edital de licitação para aquisição de equipamentos de informática, publicado por determinado ministério, qualquer cidadão poderá impugnar o referido edital.
A obrigatoriedade de licitar, princípio constitucional aplicável aos entes da administração, se estende à administração pública indireta.
O procurador-geral da República exerce as funções do Ministério Público, nas ações cabíveis, perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.
A destituição, pelo presidente da República, do procurador-geral da República depende de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.