Questões de Concurso Público MS 2013 para Todos os Cargos, Conhecimentos Gerais
Foram encontradas 50 questões
O vocábulo “mas” (l.14) exerce função de termo aditivo em relação à asserção da oração que o antecede.
Na oração “podem levar à construção de diferentes tipos de sistema” (l.14-15), o emprego de acento indicativo de crase é facultativo, razão pela qual o acento grave poderia ser retirado, sem que isso causasse alterações sintáticas ou semânticas no trecho em que se insere.
No trecho “precisará atender a expectativas da nova classe média baixa” (l.19-20), subentende-se que o sujeito da ação de “precisará atender” é o mesmo que o da ação verbal de “terá de responder” (l.17).
Na oração “precisará atender a expectativas” (l.19), a eliminação da preposição “a” não acarretaria erro gramatical ao texto.
Desconsiderados o sentido original e a tipologia do texto, caso se quisesse transformar a última pergunta em parte da fala da entrevistada, juntando-a ao início da última resposta, seria gramaticalmente correta a seguinte proposta: Um dos desafios é aumentar o investimento; outro é estabelecer prioridades para o modelo assistencial.
A introdução de vírgula imediatamente antes da oração “que atrapalham a discussão sobre a quantidade de recursos” (l.3-4) alteraria o sentido original do texto e as relações sintáticas nele estabelecidas.
O emprego de “Temos” (l.2) e “Sabemos” (l.4) indica que a pessoa entrevistada se inclui na multiplicidade de habitantes do Brasil e que ela detém conhecimentos a respeito dos questionamentos propostos pela entrevistadora.
A flexão no plural da forma verbal “atrapalham” (l.3) deve-se ao emprego de “limites” (l.2).
Sem provocar erro gramatical, a forma verbal “aumentaria” (l.6) poderia ser flexionada no plural, passando a concordar com o antecedente “serviços” (l.5).
No fragmento “há baixa disposição porque a classe média não utiliza o serviço” (l.7-9), caberia, entre os termos “disposição” e “porque”, o emprego da expressão com o pagamento de impostos, sem que isso alterasse as relações sintáticas e o sentido original do texto.
À oração “para que não ocorra um colapso no sistema público” (l.11-12) é atribuída a ideia de consequência.
A Sua Excelência o Senhor
João Nascimento
Ministro de Estado da Saúde
74.000-000 – Brasília. DF