Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas
Foram encontradas 10 questões
A metodologia OKR prevê a definição dos objetivos, preferencialmente, em ciclos mais longos, com iniciativas que incentivem o alcance das metas com vinculação direta a bonificações, prêmios e ascensão profissional.
Para a definição dos objetivos, a metodologia OKR utiliza predominantemente o modelo top-down, a fim de obter o alinhamento estratégico necessário para que a implementação dos objetivos ganhe força e velocidade junto às equipes.
A utilização da metodologia OKR pode auxiliar na elaboração de planejamentos estratégicos, pois essa metodologia busca integrar os objetivos da instituição, da equipe e das pessoas em resultados cuja medição seja possível.
Um diferencial da OKR para a criação de planejamento estratégico é a quantidade de objetivos: nessa metodologia, quanto mais objetivos, melhor, pois é possível fazer microgerenciamentos e criar pesos diferentes para cada objetivo, o que é mais eficiente que definir poucos objetivos.
A fase de planejamento tem por objetivo determinar as atividades e os recursos necessários para atingir os objetivos da organização, além de determinar diretrizes e estratégias para alcançá-los.
Sabendo-se que as funções administrativas podem ser divididas nos níveis estratégico, tático e operacional, é correto afirmar que as funções de nível tático concentram atividades de planejamento, organização e controle, de forma coordenada, com o propósito de atingir os objetivos macro da organização.
Entre as atribuições do administrador, estão a análise de cenários, pesquisas com parceiros, definição dos objetivos, diagnóstico de problemas, a aprendizagem contínua e a busca por inovações.
No contexto da administração pública, uma secretaria municipal de saúde que desenvolve determinado projeto para um programa de saúde da família exerce função de nível tático.
Consoante a teoria dos dois fatores de Hezberg, a possibilidade de se desenvolver na carreira ou mesmo de desenvolver um trabalho que tenha sentido é uma questão higiênica, por isso não basta para gerar comprometimento com o trabalho e apenas regula o processo de insatisfação.
Apesar de ser um fator intrínseco a cada ser humano, a motivação dos indivíduos pode ser estimulada por um estilo de liderança compatível com o grau de maturidade da equipe, de modo a favorecer seu comprometimento com o trabalho.