Questões de Concurso Público Prefeitura de Teutônia - RS 2023 para Médico de Família e Comunidade

Foram encontradas 24 questões

Q2273889 Medicina
Sobre a notificação compulsória de doenças e agravos, julgue as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I- O Ministério da Saúde divulga a lista nacional de doenças de notificação compulsória, contudo é facultado a estados e municípios incluírem outros problemas de saúde importantes em sua região.
II- A notificação de doenças e agravos constantes na lista nacional permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, sendo um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção e permitir a avaliação do impacto das intervenções.
III- Apresentar riscos à saúde pública; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas; potencial de disseminação; magnitude, gravidade, severidade, transcendência e vulnerabilidade na população são aspectos a serem considerados ao incorporar um agravo ou doença à lista de notificação compulsória.
Alternativas
Q2273890 Medicina
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. Das doenças incluídas na portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022, assinale aquela descrita como “Doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico, o que pode ser fatal”.
Alternativas
Q2273895 Medicina
Considerando as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, julgue as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
Alternativas
Q2273896 Medicina
Segundo a Portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, a “Violência sexual e tentativa de suicídio”:
Alternativas
Q2273897 Medicina
A dor torácica aguda é uma das causas mais frequentes de atendimento nas unidades de emergência (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2021).

Sobre Síndrome Coronariana Aguda (SCA), leia os itens abaixo: 

I- O ECG deve ser realizado e interpretado nos primeiros 20 minutos do contato médico em pacientes suspeitos para SCA.
II- Na SCA com supradesnível do segmento ST, paciente apresenta-se com dor torácica aguda e supradesnivelamento persistente do segmento ST ou bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo, condição geralmente relacionada com oclusão coronariana e necessidade de reperfusão imediata.
III- Os casos de IAM sem a presença de doença arterial coronariana (DAC) obstrutiva são classificados como MINOCA.

De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2273898 Medicina
Analise os itens que tratam Biomarcadores nas Síndromes Coronarianas Agudas, classificando-os com V para verdadeiro ou F para falso.

(  ) As troponinas são proteínas do complexo de regulação miofibrilar presentes no músculo estriado cardíaco. Existem três subunidades: troponina T, troponina I e troponina C.
(  ) A troponina C é coexpressa nas fibras musculares esqueléticas de contração rápida e é considerada como um marcador específico cardíaco. 
(  ) Além da identificação acurada de lesão miocárdica pelas troponinas, elas também identificam o(s) mecanismo(s) de lesão.

De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2273901 Medicina
Sobre Trauma cranioencefálico (TCE) leia os itens abaixo:

I- TCE é definido como qualquer lesão de etiologia traumática que afete o parênquima cerebral ou suas estruturas subjacentes, como as meninges, os vasos, a calota craniana e o couro cabeludo.
II- A estratificação da gravidade do TCE é baseada na perda ou alteração do nível de consciência, na ocorrência de amnésia pós-traumática, na avaliação da escala de coma de Glasgow (ECG) nas primeiras 24 horas e na neuroimagem.
III- O TCE pode ser classificado de moderado a grave se o paciente apresentar pelo menos: Perda de consciência > 10 minutos; Alteração do estado mental > 14 horas.

De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2273902 Medicina
Analise os itens que tratam sobre Manejo do Trauma Cranioencefálico e os classifique com V para verdadeiro ou F para falso:

(  )Todos os pacientes com TCE devem receber atendimento inicial sistematizado segundo as normas estabelecidas pelo ATLS (Advanced Trauma Life Support), focando na estabilização das vias aéreas, respiração e circulação antes de se atentar para as demais lesões.
(  )O tratamento do TCE grave visa à monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) e à manutenção da perfusão cerebral, bem como otimização da oxigenação e da Pressão Arterial (PA) e o controle da temperatura, glicemia, convulsões e outros potenciais insultos que possam levar à lesão cerebral secundária.
(  )A monitorização da PIC no TCE grave está associada à redução da mortalidade. Valores < 22 mmHg suscitam intervenção.

De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA: 
Alternativas
Q2273903 Medicina
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani) encontrada na natureza e não é contagiosa. Sobre profilaxia antitetânica avalie os itens a seguir:

I- A imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT) é constituída por imonoglobulinas da classe IgM que neutralizam a toxina produzida pelo Clostridium tetani, sendo obtida do plasma de doadores selecionados (pessoas submetidas à imunização ativa contra o tétano) com alto títulos no soro de anticorpos específicos (antitoxina).
II- O Soro Antitetânico visa neutralizar a toxina da bactéria. É preconizado para a prevenção e o tratamento do tétano e sua indicação depende do tipo e das condições do ferimento.
III- A IGHAT está indicada para: indivíduos que apresentaram algum tipo de hipersensibilidade quando da utilização de qualquer soro heterólogo (antitetânico, antirrábico, antidiftérico, antiofídico entre outros), indivíduos imunodeprimidos, recém-nascidos em risco para tétano e recém-nascidos prematuros com lesões potencialmente tetanogênicas.

De acordo com a avaliação dos itens acima, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2273904 Medicina
Analise os itens que tratam sobre Profilaxia da Raiva Humana e os classifique com V para verdadeiro ou F para falso:

(  )Quando há mamífero silvestre (ex.: morcego, raposa, macaco, sagui) envolvido no acidente, recomenda-se lavar o ferimento com água e sabão e realizar profilaxia com soro (SAR OU GHAR) e vacina* (ID OU IM - dias 0, 3, 7 e 14).
(  )Os soros SAR, ou a IGHAR, devem ser administrados no dia 0. Caso não estejam disponíveis, aplicar o mais rápido possível até o 7° dia após a aplicação da 1° dose de vacina.
(  )Em casos de contato indireto com morcegos (tocar ou dar de comer para animais lambedura em pele íntegra), recomenda-se lavar com água e sabão e não indicar profilaxia.

De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA: 
Alternativas
Q2273905 Medicina
Sobre Lesão Renal Aguda, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2273906 Medicina
“O edema agudo de pulmão é a apresentação clínica inicial de cerca de 13,2% dos pacientes hospitalizados por Insuficiência Cardíaca” (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2018).

Sobre Edema Agudo de Pulmão, leia os itens a seguir:

I- A crise hipertensiva, a insuficiência mitral aguda (disfunção do músculo papilar secundária à doença isquêmica ou ruptura espontânea) e a síndrome coronariana aguda são os fatores causais mais comuns de edema agudo de pulmão cardiogênico.
II- O uso de ventilação não invasiva é recomendado em pacientes com congestão pulmonar associada a desconforto respiratório e/ou hipoxemia (frequência respiratória > 25 incursões/minuto e SatO2 < 90%).
III- Em pacientes com quadro de congestão pulmonar e sistêmica e com sinais de baixo débito com hipotensão arterial, o suporte cronotrópico é o tratamento de escolha.

Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2273907 Medicina
Sobre Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2273910 Medicina
Define-se hipogonadismo como a deficiência de testosterona associada a sintomas ou sinais, a deficiência de produção de espermatozoides, ou ambas. Sobre o tema, analise os itens e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

I- Pode resultar de uma doença dos testículos (hipogonadismo primário) ou do eixo hipotalâmico-hipofisário (hipogonadismo secundário).
II- Ambos são unicamente adquiridos como resultado de envelhecimento, doença, fármacos, medicamentos ou outros fatores.
III- Ainda, inúmeras deficiências congênitas de enzimas causam diversos graus de resistência androgênica dos órgãos-alvo.
IV- O diagnóstico é confirmado pelos níveis hormonais. O tratamento varia de acordo com a etiologia, mas tipicamente é feito com reposição do hormônio liberador de gonadotropina, gonadotropina ou testosterona. 
Alternativas
Q2273912 Medicina
Tumores orbitários podem ser benignos ou malignos e surgem principalmente dentro da órbita ou, secundariamente, de uma fonte adjacente, como a pálpebra, seios paranasais ou compartimento intracraniano. Tumores orbitários também podem ser metastáticos a partir de locais distantes. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Tumores pediátricos benignos são mais comumente tumores dermoides e lesões vasculares como hemangioma infantil e linfangioma.
II- Tumores pediátricos malignos são mais comumente rabdomiossarcoma e lesões metastáticas relacionadas com leucemia ou neuroblastoma.
III- Tumores benignos em adultos são mais comumente meningiomas, mucoceles e malformações venosas cavernosas (anteriormente conhecidas como hemangiomas cavernosos).
IV- Tumores malignos em adultos são mais comumente linfoma, carcinoma de células escamosas e doença metastática. Com menos frequência, o tumor é um carcinoma cístico adenoide da glândula lacrimal, que é um tumor agressivo.

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q2273913 Medicina
Sobre Ataxias agudas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2273916 Medicina
Leia o enunciado e responda CORRETAMENTE ao que se refere o enunciado:

A infecção aguda é seguida por um período de latência que pode permanecer assintomático ou progredir para doença crônica. Imunossupressão pode reativar a infecção latente, com alta parasitemia e uma 2ª fase aguda, lesões de pele, ou abscessos cerebrais.
Alternativas
Q2284802 Medicina
Sobre Taquicardias Paroxísticas Supraventriculares, leia os itens abaixo:
I- Podem ser divididas em Taquicardia com QRS curto ou RP’ curto.
II- Taquicardia com RP’ curto pode ser observada na taquicardia atrial, na taquicardia por reentrada nodal incomum e na taquicardia de Coumel (reentrada por feixe anômalo de condução retrógrada exclusiva e decremental).
III- Taquicardia com RP’ curto (habitualmente até 120- 140ms) ocorre, por exemplo, na taquicardia por reentrada via feixe anômalo.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2284803 Medicina
Sobre Insuficiência Cardíaca (IC), analise os itens abaixo e classifique-os com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A IC pode ser determinada de acordo com a fração de ejeção (preservada, intermediária e reduzida), a gravidade dos sintomas (classificação funcional da New York Heart Association - NYHA) e o tempo e progressão da doença (diferentes estágios).
(  ) A ecocardiografia é o principal exame complementar para a avaliação anatômica da valva mitral, sendo fundamental para a definição da gravidade da valvopatia, das repercussões hemodinâmicas e dos parâmetros que estão relacionados à chance de sucesso das intervenções, com avaliação individualizada de cada componente da valva (anel valvar, cúspides valvares, aparato subvalvar).
( ) Além da etiologia reumática, cresce proporcionalmente o número de pacientes portadores de EM de etiologia degenerativa, ocasionada por calcificação do anel mitral, que pode se estender para a base dos folhetos valvares, gerando aumento da movimentação das cúspides, com consequente aumento para o esvaziamento atrial.
De acordo com a sequência acima, assinale a alternativa que a preenche CORRETAMENTE:
Alternativas
Q2284811 Medicina
Sobre HIV/AIDS, leia os itens abaixo e classifique-os com V para verdadeiro ou F para falso:
(  ) Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA). Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, cefaleia, astenia, adenopatia, faringite, exantema e mialgia. 
( ) O aparecimento de IO e neoplasias é definidor da AIDS. Entre as infecções oportunistas, destacamse: pneumocistose, neurotoxoplasmose, tuberculose pulmonar atípica ou disseminada, meningite criptocócica e retinite por citomegalovírus.
(  ) As neoplasias mais comuns são sarcoma de Kaposi (SK), linfoma não Hodgkin e câncer de colo uterino, em mulheres jovens. Nessas situações, a contagem de LT-CD4+ situa-se acima de 200 céls/mm³, na maioria das vezes.
De acordo com a classificação dos itens acima, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C
6: C
7: B
8: B
9: C
10: E
11: C
12: E
13: B
14: D
15: B
16: C
17: E
18: E
19: A
20: D