Questões de Concurso Público Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 33 questões
Em relação ao tema, não é possível afirmar que:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988
Conforme as disposições da Constitucionais, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS):
Em relação ao SUS, e de acordo com as disposições da Lei Orgânica da Saúde, é incorreto afirmar que:
( ) O Psicodrama surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico. ( ) O método psicodramático também é um método sempre aberto a novas investigações, como é o fenomenológico. Por ser um método aberto, pode-se concluir que o método psicodramático seja caótico e desordenado, mas mesmo assim, ele permite acompanhar um mundo em constante movimento de criação. ( ) No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás de suas experiências internas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerada uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação racional na própria vida. ( ) O psicodramatista parte do princípio de que, somente revelando o drama que subjaz no comportamento é que se pode transformar a existência, que reproduz um drama humano coletivo. Assim, o psicodrama tem como função básica fazer brotar o sujeito espontâneo-criador, deixar eclodir a verdade de cada um, que jaz mascarada nos papéis, na trama, no enredo do drama individual, do qual são todos atores inconscientes. ( ) Psicodramatizar é um ato de busca, um processo de descoberta. É entrar no drama para desmascarálo, desmistificar sua trama, mergulhar nos mitos, enfrentar fantasmas, etc. Mas o drama sempre traduz e reproduz, em última instância, um momento sócio - histórico - político coletivo. A dimensão terapêutica está ancorada num comprometimento social e político, visto que o Psicodrama trabalha sempre considerando as relações indivíduo - grupo - sociedade, em três contextos: social, grupal e psicodramático.
I. Na Terapia Cognitiva, a noção de que são as interpretações, e não os fatos em si, que trazem sofrimento ao indivíduo é central para compreender a psicopatologia. A forma como os eventos são percebidos é expressa por meio dos pensamentos automáticos (PA), os quais são pensamentos que coexistem com o fluxo de pensamentos mais inconscientes. II. A Terapia Cognitiva emprega técnicas cognitivas e comportamentais, podendo até ser usadas técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir da conceitualização cognitiva de cada caso. O uso de qualquer um desses recursos sem a compreensão do funcionamento cognitivo do cliente implica redução da sua efetividade. III. Na Terapia Comportamental Muitos comportamentos são instalados pelas descrições de contingências, sem que o indivíduo tenha contato direto com estas. São as chamadas regras, que também controlam o comportamento pela descrição das contingências que ocorrerão se determinado comportamento for emitido. IV. Por meio da Terapia Comportamental, o paciente pode identificar as distorções cognitivas, corrigilas e, consequentemente, apresentar melhora clínica; ou seja, com a terapia comportamental o paciente reavalia e corrige seus pensamentos. É ajudado a pensar e a agir de modo mais realista e adaptado sobre seus problemas psicológicos, reduzindo seus sintomas. V. De acordo com a Terapia Cognitiva, A origem dos Pensamentos Automáticos, disfuncionais ou não, são as crenças centrais ou nucleares, que são crenças muito arraigadas, precoces, supergeneralizadas e absolutistas em relação a si, aos outros e ao mundo. Elas representam o nível mais profundo do processamento cognitivo e são desenvolvidas a partir da infância, como uma tentativa de organização dos dados provenientes do mundo externo e interno.
I. Os psicólogos, a priori, só podem associar o exercício profissional a técnicas ou práticas psicológicas cientificamente reconhecidas, e que estejam de acordo com os critérios estabelecidos no campo científico da Psicologia. Técnicas e práticas ainda não reconhecidas poderão ser utilizadas em caráter de pesquisa, resguardados os princípios éticos fundamentais. II. No que concerne ao atendimento psicológico mediado por computador, o Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução CFP nº 012/2005, como forma de normatizar esse tipo de prática. O atendimento psicoterapêutico mediado por computador é permitido pelo CFP, para isso, o site deve estar obrigatoriamente cadastrado no CFP para o recebimento de certificação eletrônica. Apenas mediante tal certificação os serviços podem ser ofertados ao público. III. A avaliação psicológica para a obtenção de porte ou uso de arma de fogo é determinada pela Lei Federal nº 10826/2003 e Decreto nº 5123/2004, e normatizada pela Polícia Federal (Instrução Normativa nº 23, de 2005, e Ordem de Serviço nº 01/2004). O CFP também normatizou essa atividade através das Resoluções nº 18/2008, nº 002/2009 e nº 10/2009, que vedam ao psicólogo o estabelecimento de qualquer vínculo com os Centros e Escolas de Formação de Vigilantes ou de Segurança Privada, que possa gerar conflito de interesses em relação aos serviços prestados. Para realizar tal atividade, além da inscrição no CRP onde atuam, todos os psicólogos precisam do credenciamento na Polícia Federal. IV. O exercício da profissão, fora da área de jurisdição do Conselho Regional de Psicologia em que o profissional tem inscrição principal, também o obriga à inscrição secundária no Conselho competente. As atividades que se desenvolvam em tempo inferior a 90 dias por ano, em cada região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão o psicólogo à inscrição secundária. V. A pessoa jurídica registrada ou cadastrada, quando da substituição do responsável técnico, fica obrigada a fazer a devida comunicação ao Conselho Regional de Psicologia no prazo máximo de 15 dias, a contar do desligamento do responsável anterior. A pessoa jurídica fica proibida de executar serviços, enquanto não promover a substituição do responsável técnico.
I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas não fazem parte as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde. A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. II. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade decrescente. III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos. IV. O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: I - a Secretaria de Saúde; e II - o Conselho de Saúde. V. A descentralização dos serviços de saúde para os Municípios e a regionalização da rede de serviços assistenciais serão promovidas e concretizadas com a cooperação técnica da União, tendo em vista o direito de acesso da população aos serviços de saúde, a integralidade da assistência e à igualdade do atendimento.
De acordo com os níveis de assistência da Saúde Pública no Brasil, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1º Coluna
( 1 ) – Nível Primário
( 2 ) – Nível Secundário
( 3 ) – Nível Terciário
2º Coluna
( ) Neste nível, os profissionais são altamente capacitados para executar intervenções que interrompam situações que colocam a vida dos pacientes em risco. Trata-se de cirurgias e de exames mais invasivos, que exigem a mais avançada tecnologia em saúde. ( ) Neste nível são realizados procedimentos de intervenção bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças. ( ) Neste nível existem tecnologias médicas e profissionais capazes de atender a casos mais raros ou complexos. ( ) A organização deste nível é feita com base em macro e microrregiões de cada Estado, devendo apresentar tanto ambulatórios como hospitais. ( ) As unidades de urgência e emergência pertencem a esse nível. ( ) Neste nível estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos são nível de consciência, inteligência, atenção, psicomotricidade e pensamento. ( ) Transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são os que mais apresentam alterações da atenção. ( ) No estado de êxtase, há perda das fronteiras entre o eu e o mundo exterior. Nesse caso (que também pode ser classificado como transtorno da consciência do eu), o sujeito sente como se estivesse fundido ao mundo exterior. ( ) A psicose reativa caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente. ( ) A depressão endógena é uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos.