Questões de Concurso Público Prefeitura de Wenceslau Braz - MG 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 5 questões

Q2541151 Medicina
Uma das doenças que mais preocupa os pediatras é a meningite bacteriana. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a incorreta: 
Alternativas
Q2541152 Medicina
Bacteremia oculta refere-se à presença de bactérias na circulação sanguínea de crianças febris, com bom aspecto e que não apresentam focos aparentes de infecção. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:

I - Na era antes das vacinas conjugadas, cerca de 3 a 5% das crianças com 3 a 36 meses de idade e doença febril (temperatura ≥ 39° C) e nenhuma anormalidade localizada (isto é, sem uma origem) tinham bacteremia oculta. Em comparação, crianças com mais de 36 meses de idade com bacteremia quase sempre pareciam enfermas e tinham um foco identificável (isto é, não oculto) de infecção.

II - Lactentes menores de 3 meses de idade eram mais comumente causadas por Streptococcus beta-hemolíticos do grupo B, S. pneumoniae e H. influenzae tipo b. Contudo, a quimioprofilaxia durante o trabalho de parto em gestantes colonizadas por Streptococcus beta-hemolíticos do grupo B reduziu a doença por estreptococos do grupo B de início precoce (infecção que ocorre antes dos 7 dias de vida) em mais de 80%.

III - O principal sintoma da bacteremia oculta é febre com temperatura ≥ 39° C (≥ 38° C para recém-nascidos com menos de 3 meses). Por definição, crianças com doença focal aparente (por exemplo, tosse, dispneia e estertores pulmonares sugerindo pneumonia; eritema cutâneo sugerindo celulite ou artrite séptica) estão excluídas (isto é, a doença não é oculta). O aspecto toxêmico (p. ex., claudicação e apatia, letargia, sinais de perfusão diminuída, cianose e hipo ou hiperventilação acentuadas) sugere sepse ou choque séptico; a bacteremia nessas crianças também não é classificada como oculta ou febre sem uma origem. Entretanto, pode ser difícil diferenciar sepse precoce de bacteremia oculta. 
Alternativas
Q2541153 Medicina
Em geral, o tumor de Wilms (Nefroblastoma) se manifesta em crianças menores de 5 anos, mas, às vezes, em crianças maiores e raramente em adultos. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2541155 Medicina
A Síndrome de Prader-Willi (SPW) tem origem em um distúrbio genético, não hereditário, resultante da ausência ou não expressão de genes no cromossomo 15. Sobre está patologia podemos afirmar:

I - Todo recém-nascido com hipotonia global sem causa conhecida deve ser submetido a exame para Síndrome de Prader-Willi (SPW).
II - O indivíduo com Síndrome de Prader-Willi (SPW) pode ter dificuldade de localizar a dor ou não reclamar de dor até que a infecção já esteja grave.
III - O exame de polissonografia para verificar apneia central e/ou obstrutiva do sono e hipoventilação não precisa ser realizado para pacientes com Síndrome de Prader-Willi (SPW).
Alternativas
Q2541156 Medicina
Sobre a alimentação do recém nascido e lactente. Analise as alternativas e assinale a correta:

I - Deve-se alimentar os recém-nascidos sob demanda, tipicamente cerca de 8 a 12 vezes por dia. A ingestão média por alimentação nos primeiros dias pode ser de apenas 15 a 30 mL. Após 48 horas, os sinais de que a alimentação é adequada incluem um lactente aparentemente satisfeito após cada alimentação, ter 6 a 8 fraldas úmidas por dia e evacuações regulares, dormir bem, manter-se alerta quando acordado e ganhar peso.

II - Perdas > 5 a 7% do peso de nascimento na primeira semana indicam desnutrição. Lactentes amamentados devem recuperar o peso ao nascimento em 2 semanas (mais cedo em lactentes alimentados com fórmula); espera-se um subsequente ganho de cerca de 20 a 30 g/dia nos primeiros meses de vida. Os lactentes devem dobrar o peso corpóreo até o 5º mês.

III - As necessidades calóricas e de líquidos variam com a idade e são proporcionalmente maiores em neonatos e lactentes do que em crianças maiores e adultos. As necessidades relativas para proteína e energia (g ou kcal/kg de peso corpóreo) declinam progressivamente da lactância à adolescência (Recomendações de referência para a ingestão alimentar diária de alguns macronutrientes (Food and Nutrition Board, Institute of Medicine of the National Academies)), mas aumentam as necessidades absolutas. Por exemplo, as necessidades proteicas diminuem de 1,2 g/kg/dia no 1º ano para 0,9 g/kg/dia aos 18 anos, e a média relativa de necessidade energética diminui de 100 kcal/kg no 1º ano para 40 kcal/kg no final da adolescência.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: A
5: D