Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Pneumologista

Foram encontradas 30 questões

Q1912662 Medicina
Paciente de 80 anos, apresenta quadro clínico de febre, tosse seca e dispneia há 3 dias, após contato com parente com diagnóstico de Covid-19. Teste de RT-PCR em swab nasofaríngeo confirma diagnóstico de Covid-19.
Em relação às alterações características na tomografia de tórax de paciente com Covid-19, assinale a opção que apresenta o(s) achado(s) radiológico(s) mais comum(ns). 
Alternativas
Q1912663 Medicina
Paciente idoso, internado com diagnóstico de Covid-19. Apresenta quadro clínico de taquidispneia, com SpO2 de 86% em ar ambiente.
Em relação à medicação indicada para uso terapêutico neste momento da doença, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912664 Medicina
Em relação à variante Ômicron do SARS Cov 2, é correto afirmar que 
Alternativas
Q1912665 Medicina
As opções a seguir apresentam vacinas disponíveis para SARS Cov 2, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1912666 Medicina
Assinale a opção que apresenta, na espirometria, os critérios para uma prova broncodilatadora positiva. 
Alternativas
Q1912667 Medicina
Paciente de 56 anos com neoplasia de pulmão no lobo superior direito e indicação de lobectomia superior direita. A neoplasia é representada por nódulo periférico e não há alterações no restante do parênquima pulmonar. A avaliação funcional préoperatória evidenciou VEF1 de 75% e DLCO de 70%.
Em relação ao valor aproximado do VEF1 e DLCO previstos para o pós-operatório (ppo), assinale a opção correta.
Alternativas
Q1912668 Medicina
Paciente de 61 anos, sem comorbidades, com diagnóstico de câncer de pulmão no lobo superior esquerdo. Realizou avaliação funcional pré-operatória. O cálculo do VEF1 previsto pósoperatório (ppo) foi de 68% e DLCO ppo de 65%.
Em relação ao risco cirúrgico pulmonar do paciente, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912669 Medicina
Paciente de 48 anos, em pós-operatório de cirurgia torácica, apresenta derrame pleural volumoso à esquerda. Toracocentese diagnóstica revelou líquido pleural de aspecto esbranquiçado leitoso. A despeito do derrame pleural o paciente encontra-se em bom estado geral e com parâmetros laboratoriais dentro da normalidade.
Assinale a opção que indica a principal causa para o derrame pleural descrito acima e os exames laboratoriais indicados para o diagnóstico.
Alternativas
Q1912670 Medicina
Paciente de 70 anos apresenta massa pulmonar de 3,5cm no lobo inferior direito associada à linfadenomegalia mediastinal na cadeia infracarinal (cadeia 7).
PET-CT confirma hipermetabolismo na massa pulmonar e no linfonodo infracarinal, sem mais alterações.
Em relação ao estadiamento linfonodal (estágio clínico), estágio clínico da neoplasia de pulmão e método de investigação invasiva do mediastino indicado, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1912671 Medicina
Paciente de 50 anos, sexo masculino, grande tabagista, apresenta quadro de dispneia aos esforços, evolução de longa data. Tomografia de tórax revela múltiplos cistos pulmonares com paredes irregulares.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q1912672 Medicina
Paciente de 62 anos, ex-tabagista, apresenta dispneia aos pequenos esforços e tosse crônica com expectoração. Não há histórico de exacerbações no último ano.
Em relação à mais recente classificação GOLD (Global Iniciative for Chronic Obstructive Lung Disease) para avaliação de sintomas e exacerbações, o paciente seria classificado como
Alternativas
Q1912673 Medicina
Paciente de 60 anos, em D2 de pós-operatório de colectomia direita por neoplasia de cólon, apresenta quadro de dispneia e dor torácica após levantar e deambular pela primeira vez pelo quarto.
Ao exame físico apresenta-se em bom estado geral, lúcida e orientada, corada e hidratada, sem esforço respiratório evidente em repouso. SV: Fc 110bpm, PA 120/80 mmHg, Fr 24irpm, SpO2 91% (ar ambiente). Sem alterações ao exame físico dos aparelhos respiratório e cardiovascular, do abdome e dos membros inferiores.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, assinale a opção que apresenta o exame complementar mais indicado.
Alternativas
Q1912674 Medicina
Paciente de 58 anos, com nódulo de 2cm no lobo superior esquerdo. Diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão, após punção transtorácica guiada por tomografia. PET-CT evidenciou hipermetabolismo no nódulo, porém sem outras áreas hipercaptantes.
Em relação à indicação de avaliação invasiva do mediastino, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1912675 Medicina
Sobre o diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, de acordo com as diretrizes da American Thoracic Society (ATS) de 2018, o padrão de pneumonia intersticial usual (UIP) na tomografia de tórax é caracterizado por
Alternativas
Q1912676 Medicina
As opções a seguir apresentam alterações características tomográficas da sarcoidose, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1912677 Medicina
Assinale a opção que indica a principal causa de hemoptise maciça no Brasil.
Alternativas
Q1912678 Medicina
Assinale a opção que indica a principal causa de óbito em pacientes que se apresentam no setor de emergência com hemoptise maciça.
Alternativas
Q1912679 Medicina
A silicose é uma doença pulmonar causada por exposição ao dióxido de silício.
Para pacientes expostos a esse composto, assinale a opção que indica a doença pulmonar que pode ter seu risco aumentado. 
Alternativas
Q1912680 Medicina
Para pacientes com pneumonia adquirida na comunidade, sem comorbidades, sem uso recente de antibióticos e sem histórico de alergia, segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia, o esquema de antibióticos preconizado para o tratamento desse grupo é a 
Alternativas
Q1912681 Medicina

Avalie se os itens a seguir são fatores de risco para a tuberculose.



I. Diabetes mellitus não compensado.

II. Alcoolismo.

III. Uso de drogas ilícitas.


Está correto o que se afirmar em

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: B
6: A
7: D
8: E
9: E
10: C
11: B
12: E
13: D
14: E
15: B
16: A
17: C
18: E
19: E
20: E