Questões de Concurso Público Prefeitura de São João del Rei - MG 2018 para Especialista em Educação Básica I e II

Foram encontradas 25 questões

Q1102864 Pedagogia
Tendo como referência o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado (AEE), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102866 Pedagogia
Conforme a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, são incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, exceto:
Alternativas
Q1102867 Pedagogia
Sobre a Educação Básica, de acordo com a Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102868 Pedagogia
Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, regulamentado pela Lei nº 11.49/2007, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102870 Pedagogia

Com base na Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir referentes aos profissionais da educação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério deverão ser promovidas pela União, pelo Distrito Federal, pelos estados e pelos municípios, em regime de colaboração.

( ) A formação docente, para a Educação Básica e Superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, 300 horas.

( ) Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.

( ) A formação inicial de profissionais de magistério se dará, de modo exclusivo, no ensino presencial.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1109808 Pedagogia
Luckesi (1994) ressalta três tendências filosófico-políticas para a compreensão da educação, constituídas ao longo da prática educacional: educação como redenção da sociedade, educação como reprodução da sociedade e educação como transformação da sociedade. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação entre as tendências filosófico-políticas com as características correspondentes a cada uma.
COLUNA I 1. Educação como redenção da sociedade 2. Educação como reprodução da sociedade 3. Educação como um meio de transformação da sociedade
COLUNA II ( ) Tem por perspectiva a compreensão da educação como mediação de um projeto social. ( ) Dá importância à manutenção e à conservação da sociedade, integrando os indivíduos no todo social. ( ) A educação é compreendida como um elemento da própria sociedade, sendo determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. ( ) Tem por significado e finalidade a adaptação do indivíduo à sociedade, contribuindo para o seu ordenamento e equilíbrio permanente. ( ) Busca demonstrar que a educação pode ser compreendida dentro da sociedade, considerando os seus determinantes e condicionantes, como também a possibilidade de trabalhar pela sua democratização. ( ) Trata a educação como uma instância dentro da sociedade e unicamente ao seu serviço.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1109809 Pedagogia
Candau (2012) ressalta os critérios básicos a serem considerados no desenvolvimento da educação intercultural. Com base nesses critérios, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1109810 Pedagogia
Hoffmann (2012) discute sobre a avaliação na escola, propondo uma avaliação que privilegia a mediação no processo educativo. De acordo com a autora, são tidos como princípios coerentes a uma ação avaliativa mediadora, exceto:
Alternativas
Q1109811 Pedagogia
Conforme Mizukami (1986), um ou outro aspecto do fenômeno educativo é privilegiado de acordo com determinada teoria / proposta ou abordagem do processo ensino-aprendizagem. Sobre a abordagem cognitivista, é correto afirmar que
Alternativas
Q1109812 Pedagogia
Para Perrenoud (1999), é formativa toda avaliação que auxilia a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Em relação à avaliação formativa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1109813 Pedagogia
De acordo com as reflexões de Saviani (2005) sobre o desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A “pedagogia brasílica” foi uma pedagogia formulada e praticada sob medida para as condições encontradas pelos jesuítas nas terras descobertas pelos portugueses no ocidente, sendo superada pelo Ratio Studiorum. ( ) Em 1932, o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” deu visibilidade aos educadores católicos, fortalecendo a ideia da educação não laica. ( ) No método intuitivo, os alunos mais adiantados eram aproveitados como auxiliares do professor no ensino de classes numerosas. ( ) No séc. XVIII, com as reformas pombalinas, foram introduzidas as “aulas régias”, ou seja, disciplinas avulsas ministradas por um professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recursos do “subsídio literário”.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1109814 Pedagogia
Para Vasconcellos (2006), o projeto político-pedagógico (PPP) é considerado o plano global da instituição, envolvendo também uma construção coletiva de conhecimento. Analise as seguintes afirmativas sobre o PPP. I. O PPP é constituído de três grandes partes que são articuladas entre si: marco filosófico ou doutrinal, diagnóstico e programação. II. A falta de um instrumento adequado para levantamento de dados e a falta de visão de totalidade são alguns dos fatores que podem interferir na construção do diagnóstico. III. No momento da Programação, para que a ação seja de fato considerada significativa para a instituição, ela deve ser uma ação possível e que atenda as reais necessidades dessa instituição.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1109815 Pedagogia
No contexto da sociedade atual, Behrens (2009) ressalta que o acesso ao conhecimento e à rede informatizada provoca o docente a procurar nova metodologia para atender às demandas da sociedade e ultrapassar o seu papel autoritário. Sobre os papéis do professor e do aluno nessa nova realidade, segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1109816 Pedagogia
Castro e Regattieri (2009) sinalizam a importância da construção de uma relação entre escola e família que favoreça a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. Leia as afirmativas a seguir sobre os tipos de propostas de interação escola e família evidenciados pelas autoras. I. A proposta com o foco em educar as famílias visa, entre outros objetivos, conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos. II. A articulação com o conselho tutelar para cuidar de casos de infrequência e evasão é uma das estratégias utilizadas pela proposta com foco em abrir a escola para participação familiar. III. A proposta que enfoca o interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais busca, como um de seus resultados, maior entrosamento entre pais e professores com consequente fortalecimento da comunidade escolar. IV. A proposta que tem o foco de incluir o aluno e seu contexto procura preparar os educadores para conhecer melhor as condições de vida de seus alunos por meio de uma aproximação da família (visita, questionário, entrevistas, etc.) como uma de suas estratégias. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1109817 Pedagogia
Com base nas ideias de Paro (2007) sobre as transformações da estrutura didática e administrativa que podem contribuir para melhor qualidade do ensino e propiciar a democratização da escola, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1109818 Pedagogia
Vasconcellos (2009) evidencia as condições subjetivas e objetivas para que o papel do supervisor / coordenador possa ser efetivado na escola e contribuir para as mudanças da prática educativa. São práticas objetivas, sinalizadas pelo autor, que podem contribuir com a coordenação pedagógica na consolidação de uma educação emancipatória, exceto:
Alternativas
Q1109819 Pedagogia
Para Rangel (2005), são considerados princípios de elaboração de currículos e programas no que se refere à ação supervisora, exceto:
Alternativas
Q1109820 Pedagogia
Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) destacam as razões do ensino inclusivo em relação aos benefícios para os alunos, para os professores e para a sociedade. Com base nas reflexões desses autores, analise as afirmativas sobre o ensino inclusivo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Ao ser propiciada orientação e direção pelos adultos em ambientes integrados, são desenvolvidas atitudes positivas com relação aos alunos com deficiência. ( ) No ensino regular, a simples inclusão de alunos com deficiências em sala de aula beneficiam a aprendizagem. ( ) Um dos benefícios do ensino inclusivo para os professores é a melhoria de suas habilidades profissionais por meio da colaboração e a consulta aos colegas. ( ) Sobre a compreensão das deficiências, evidencia-se um deslocamento da perspectiva do grupo minoritário para a das limitações funcionais em relação aos serviços de educação especial e ao modo como são oferecidos.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1109821 Pedagogia
Tardif (2002) aborda a importância da epistemologia da prática profissional e como ela se aplica à análise do saber dos professores. Sobre os saberes profissionais dos professores, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1109822 Pedagogia
No livro Repensando a didática, Lopes (1993) discute o planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. Em relação ao planejamento do ensino nessa perspectiva, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: C
7: B
8: D
9: A
10: A
11: A
12: C
13: D
14: C
15: D
16: B
17: B
18: D
19: C
20: B