Questões de Concurso Público Prefeitura de São João del Rei - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Educação Física

Foram encontradas 9 questões

Q1102864 Pedagogia
Tendo como referência o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado (AEE), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102866 Pedagogia
Conforme a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, são incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, exceto:
Alternativas
Q1102867 Pedagogia
Sobre a Educação Básica, de acordo com a Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102868 Pedagogia
Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, regulamentado pela Lei nº 11.49/2007, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1102870 Pedagogia

Com base na Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir referentes aos profissionais da educação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério deverão ser promovidas pela União, pelo Distrito Federal, pelos estados e pelos municípios, em regime de colaboração.

( ) A formação docente, para a Educação Básica e Superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, 300 horas.

( ) Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.

( ) A formação inicial de profissionais de magistério se dará, de modo exclusivo, no ensino presencial.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1109850 Pedagogia

O ofício do professor está se transformando em trabalho coletivo e por projetos, com autonomia e responsabilidades crescentes,pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem.

A esse respeito, relacione a coluna II de acordo com a coluna I, associando as competências gerais com seu significado prático (competências específicas), conforme descrito por Perrenoud em seu livro Dez novas competências para ensinar.

COLUNA I

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.

4. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.

COLUNA II

( ) Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino; estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem; observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.

( ) Participar da criação de regras da vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta; analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.

( ) Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; abrir, ampliar a gestão de aula para um espaço mais vasto; fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.

( ) Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem; trabalhar a partir das representações dos alunos; trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1109857 Pedagogia

Vivemos uma época com muitos desafios para a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência física, mental ou intelectual nas escolas. A equipe educacional precisa estar alinhada nas ações para formar professores, tirar dúvidas e entrar em ação em casos de bullying.

Analise as afirmativas a seguir relativas à educação do deficiente no Brasil, dos primórdios ao início do século XXI.

I. Até 1930, a educação do deficiente se concentrava basicamente no ensino de trabalhos manuais a ele, na tentativa de garantir-lhes meios de subsistência e, assim, isentar o Estado de uma futura dependência desses cidadãos. A abordagem que fundamentava o conceito de deficiência naquele momento era o modelo médico.

II. Na década de 1990, permanecia a escola pouco democratizada e a educação especial como um sistema de ensino paralelo ao ensino popular. Esse estigma perdurou até o ano 2000, quando a ênfase da escola começou a se centralizar em seu poder transformador, necessitando que os educadores se atentassem às particularidades dos alunos e valorizassem métodos e técnicas de ensino que atendessem às “necessidades especiais” de cada um.

III. O século XXI trouxe em sua bagagem fatores como avanços tecnológicos e direitos conquistados, que preenchem diversas lacunas importantes para o bem-estar do homem, mas, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais, o progresso desenfreado, as cobranças acerca da produtividade e a competitividade ameaçam a todo tempo tudo o que foi conquistado.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1109864 Pedagogia

A Educação é o fio condutor para formar cidadãos conscientes. A educação libertadora, humana e humanizante, na perspectiva da inclusão, não pode ignorar o outro, o dessemelhante, o estranho, enfim, aquele que se encontra às margens da sociedade. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A promoção de uma escola inclusiva, em especial à cultura, ao esporte e ao lazer, se faz com estrutura educacional adequada, sem barreiras atitudinais, sociais, arquitetônicas que possam impedir o acesso dos(as) deficientes ao espaço escolar.

PORTANTO

II. Tanto o aluno deficiente como o sem deficiências sairão ganhando ao conviverem juntos, tendo aí um ambiente desafiador, provocador, rico em experiências e relações que os estimulem e os incentivem a pensar, a conviverem com a diversidade, a vivenciarem situações de aprendizagens diferentes, construindo conhecimentos e convivendo com novas formas de interação e comunicação, tais como libras e braile.

A respeito dessas asserções e sua relação, assinale a alternativa correta

Alternativas
Q1109867 Pedagogia

A teoria piagetiana permite uma compreensão biológica e psicológica da evolução mental da criança, sendo importante conhecer como o organismo do sujeito reage ao receber uma informação nova do meio e ao tentar organizar essa informação em sua estrutura cognitiva, interpretando como essas informações tornam-se conhecimentos por meio da ação do sujeito na busca de adaptar-se ao ambiente.

Em relação ao estágio de desenvolvimento do aluno com sua respectiva caracterização, na visão de Jean Piaget, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: B
7: D
8: A
9: C