Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 15 questões

Q2171403 Enfermagem
Na epidemiologia, a periodicidade com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, com novos surtos sobre  a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos é denominada de
Alternativas
Q2171404 Enfermagem
A epidemiologia estuda os estados particulares de ausência de saúde ou a sua presença sob a forma de doenças infecciosas, não infecciosas e agravos à integridade física. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma doença não infecciosa.
Alternativas
Q2171405 Enfermagem
Prevenção primária, secundária ou terciária, em saúde pública, tem como objetivo uma ação antecipada para interromper o curso de uma doença ou anular a sua evolução. Assinale a alternativa que apresenta uma medida relacionada à prevenção terciária.
Alternativas
Q2171406 Enfermagem
Dadas as afirmativas acerca da hanseníase,
I. É uma doença crônica, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. II. O agente etiológico é transmitido pelas vias respiratórias e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural contra o M. leprae. III. Entende-se como taxa de detecção da hanseníase o número de casos de hanseníase em curso de tratamento, por 10 mil habitantes, existentes na população estudada.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2171407 Enfermagem
Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população, além de servir para a vigilância das condições de saúde. Dadas as afirmativas sobre a taxa de mortalidade infantil,
I. Corresponde ao número de óbitos por mil nascidos vivos, independente da idade, da população residente em  determinado espaço geográfico, em um ano determinado. II. Estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida. III. Expressa um conjunto de causas de morte cuja composição é diferenciada entre os subgrupos de idade. IV. Reflete condições de desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para a atenção à saúde materno-infantil.
verifica-se que está/ão correta/
Alternativas
Q2171408 Enfermagem
A história natural da doença tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. Dadas as afirmativas a respeito do período patológico,
I. Nesse período, interessam as relações entre suscetível e ambiente. II. Os sinais, os sintomas e a cronicidade não são considerados nesse período. III. Inclui as perturbações bioquímicas em nível celular que podem evoluir para a morte.
verifica-se que está/ão correta/s  
Alternativas
Q2171409 Enfermagem
É um sinal de alarme em pacientes com dengue o/a
Alternativas
Q2171410 Enfermagem
Sobre a esperança de vida, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2171411 Enfermagem
Os dados e as informações que alimentam o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) são provenientes dos sistemas de informação em saúde, dos resultados de exames laboratoriais, das investigações epidemiológicas, da imprensa, dos estudos epidemiológicos, dos serviços sentinela e das notificações compulsórias. Assim, são monitorados pela Vigilância Epidemiológica (VE)
Alternativas
Q2171412 Enfermagem
São doenças e agravos de notificação compulsória a
Alternativas
Q2171413 Enfermagem
Sobre a coleta de dados que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, relacione a coluna à esquerda com as informações da coluna à direita.
1. Dados demográficos 2. Dados de morbidade 3. Dados de mortalidade
( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários.
( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado.
( ) Em fenômenos de maior letalidade, são mais válidos do que os dados de morbidade.
( ) Permitem quantificar grupos populacionais, número de habitantes, de nascimentos e de óbitos.

A sequência correta, de cima pra baixo, é  
Alternativas
Q2171414 Enfermagem
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. Sobre essa doença, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2171415 Enfermagem
A vacina Bacilo de Calmette e Guérin, conhecida como BCG, é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose. A respeito dessa vacina, dadas as afirmativas,
I. É contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. II. É contraindicada para pessoas expostas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). III. É recomendada a vacinação da BCG em duas doses, ao nascer e aos 10 anos de idade. IV. Todos os contatos prolongados com portadores de hanseníase devem receber uma dose de reforço.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2171416 Enfermagem
O tétano acidental é uma toxinfecção grave causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico. Sobre o tétano acidental, é correto afirmar que
Alternativas
Q2171417 Enfermagem
Inúmeras doenças comuns no Brasil  e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação em massa da população. No que se refere à hepatite B recombinante, nos adultos, a 2ª dose deve ser administrada quanto tempo após a 1ª dose?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: D
6: B
7: D
8: C
9: A
10: E
11: C
12: A
13: A
14: D
15: B