Questões de Concurso Público Prefeitura de Ji-Paraná - RO 2018 para Instrutor de Libras

Foram encontradas 15 questões

Q1124871 Libras
O mérito maior do trabalho linguístico do abade L'Épée (França), foi o de ter compreendido que os sinais permitem ensinar a ler e a escrever, começando pelo francês escrito, sem ter necessidade de passar, primeiramente, pelo aprendizado da língua falada . A esses sinais naturais, ele associou um sistema complexo de sinais gramaticais para ajustar a língua dos surdos às categorias do francês, ou seja, ele fez uma combinação da língua de sinais com a gramática francesa traduzida em sinais. A esse sistema, denominou:
Alternativas
Q1124872 Libras
Em Libras, os sinais para substantivos não apresentam flexão de gênero. A indicação do gênero masculino e feminino é feita pospondo-se o sinal HOMEM ou MULHER, indistintamente, para:
Alternativas
Q1124873 Libras
“As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.” (PERLIN, 2004). A alternativa para a identidade surda incompleta:
Alternativas
Q1124874 Libras
O processo mais consciente da aquisição da leitura e escrita, isto é, a etapa mais metalinguística deste processo, é muito importante para o aluno surdo. Falar sobre a língua por meio da própria língua permite que a criança surda vivencie elementos importantes do processo educacional, que é a representação desta língua em seus aspectos:
Alternativas
Q1124875 Libras
Segundo o Decreto 5626/2005, Cap. IV, em seu art. 15, a educação do aluno surdo, deve ser feitos em Libras e a Língua Portuguesa na modalidade escrita [...] como segunda língua para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva:
Alternativas
Q1124876 Libras
É preciso alfabetizar e letrar o surdo em Libras, para que ele adquira habilidade na escrita do Português e vá além de sua mera decodificação. A Libras simboliza a língua escrita, tornando-a objeto de interação espontânea e entendimento, que são os requisitos para capacitar uma pessoa como letrada.A aquisição de uma segunda língua, não só para o surdo, é extremamente complexa, pois envolve diferentes aspectos, inclusive o:
Alternativas
Q1124877 Libras
Segundo pesquisa, para crianças surdas, filhas de pais surdos, que usam a língua de sinais dentro de casa, a aquisição da língua de sinais é desenvolvida, sem barreiras. Crianças surdas, filhas de pais ouvintes, que usam a língua de sinais, a comunicação que ocorre é português sinalizado, ou seja, a estrutura da ordem (sujeito-verbo-objeto) básica não é de língua de sinais, e sim, de língua portuguesa. E por último, crianças surdas, filhas de pais que não usam língua de sinais, passam por dificuldades na chamada aquisição:
Alternativas
Q1124878 Libras

Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1124879 Libras
Strobel afirma que é “o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas. [...] Isso significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo”. Dessa maneira é definida a:
Alternativas
Q1124880 Libras
O olhar para Educação Inclusiva, precisamente para educação de surdos, resulta em uma nova concepção sobre o papel do professor/instrutor, mecanismos que auxiliam no processo ensino e aprendizagem, promovem a socialização e a interação com o conhecimento, no ambiente escolar. Lutar por uma escola inclusiva, principalmente para surdos, tem que refletir questões como a acessibilidade destes indivíduos, sua situação:
Alternativas
Q1124881 Libras
Literatura visual é uma produção de texto que utiliza a visão como fonte principal da imaginação da criança surda, em que são utilizadas estratégias visuais para adaptarem o referente conteúdo à realidade da cultura surda. A importância dessa literatura está no fato de proporcionar a uma criança surda conhecer as histórias infantis na mesma idade que uma criança ouvinte, constituindo um recurso de acessibilidade:
Alternativas
Q1124882 Libras
A proposta de educação escolar inclusiva é um desafio, que para ser efetivada faz-se necessário considerar que os alunos com surdez têm direito de acesso ao conhecimento, à acessibilidade, bem como ao Atendimento Educacional Especializado. Conforme Bueno, é preciso ultrapassar a visão que reduz os problemas de escolarização das pessoas com surdez ao uso desta ou daquela língua, mas sim de ampliá-la para o campo:
Alternativas
Q1124883 Libras
No Capítulo III, do Decreto nº 5.626/2005, estabelece a formação do professor de Libras e do instrutor de Libras. Determina em seu artigo 4º: “A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa, como segunda língua. Tal Lei foi importante para a garantia dos direitos à educação e a convivência em sociedade, e o reconhecimento dos surdos como comunidades:
Alternativas
Q1124884 Libras

Observe e marque a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1124885 Libras
A Libras é entendida como língua natural, pois as crianças surdas a adquirem de maneira espontânea, sem que haja treinamento ou ensino específico. A língua favorece aos surdos a estruturação do pensamento, o acesso ao conhecimento de mundo, a aprendizagem dos conteúdos curriculares. A aprendizagem da Língua de Sinais deverá efetivar-se nos primeiros anos de vida, pois assim a língua poderá trazer benefícios tanto para o desenvolvimento dos próprios surdos quanto para a dinâmica:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: E
6: C
7: B
8: E
9: B
10: C
11: A
12: B
13: E
14: A
15: E