Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracruz - ES 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 25 questões

Q1124491 Fonoaudiologia
Ao nascer, o bebê apresenta movimentos reflexos que são experimentados, e ganham significado através da palavra do adulto. Quanto mais oportunidades esse bebê tiver para vivenciar seu próprio corpo no espaço, melhor aprende sobre si mesmo. Há uma sequência de ações conquistadas ao longo do primeiro ano de vida que, de acordo com a lei psicomotora de desenvolvimento, se dá no sentido:
Alternativas
Q1124492 Fonoaudiologia
A deglutição é o resultado da integração de funções sensorias e motoras, sendo de fundamental importância compreender seu funcionamento. Didaticamente, a deglutição é dividida em fases. A fase que compreende principalmente o transporte do bolo alimentar da cavidade oral, após o processamento, para a faringe é denominada:
Alternativas
Q1124493 Fonoaudiologia
A deglutição do neonato é caracterizada, inicialmente, por um movimento repetitivo de bombeamento do leite, que ocorre de acordo com um padrão de movimentação anteroposterior da língua, justificado pelas condições restritas de espaço da cavidade oral do neonato, que de acordo com a fisiologia da deglutição é denominado:
Alternativas
Q1124494 Fonoaudiologia

Os pares de nervos cranianos recebem seus nomes de acordo com sua função, estrutura que inerva ou localização.


O Nervo caracterizado por ser misto, suprir principalmente a musculatura da expressão facial e quando lesionado causa paralisia dos músculos faciais ipsilaterais, perda do paladar, aumento do tamanho da fissura palpebral e incapacidade de fechar o olho, com perda do reflexo córneo-palpebral e redução de produção da lágrima e saliva, é denominado nervo:

Alternativas
Q1124495 Fonoaudiologia
“Eu gosto da minha voz rouca... Os outros também gostam. Eu vim aqui por causa da dificuldade de respirar, essa chiadeira..., mas não quero operar. Só opero se for grave. Imagina se a minha voz muda!” O relato acima foi feito por uma paciente do sexo feminino, 45 anos, tabagista, com uso intenso da voz e abusos vocais variados, resultando em uma voz disfônica, predominantemente rouca e qualidade vocal de frequência grave. Levando-se em consideração os dados acima, podemos afirmar que a paciente apresenta uma lesão caracterizada como:
Alternativas
Q1124496 Fonoaudiologia
O padrão básico de emissão de um indivíduo define o tipo de voz. Segundo Behlau & Pontes, o tipo de voz onde nenhuma parte do ar é modulada pela glote e é o extremo da voz soprosa, é denominada:
Alternativas
Q1124497 Fonoaudiologia
Marisa, 57 anos, chegou ao serviço de Fonoaudiologia com diagnóstico clínico de doença de Parkinson. À avaliação fonoaudiológica observou-se: rigidez de musculatura, acarretando fechamento incompleto das pregas vocais, voz monótona, qualidade vocal rouca/soprosa, alteração de fluência, imprecisão articulatória e ressonância hipernasal. De acordo com o relato acima, estamos diante de uma disartria do tipo:
Alternativas
Q1124498 Fonoaudiologia
Na classificação de Boston, há oito síndromes de afasias caracterizadas por um determinado grupo de sinais e sintomas da linguagem. A afasia considerada fluente, caracterizada por compreensão relativamente boa, discurso cheio de hesitações, erros parafásicos (parafasias fonêmicas) e autocorreções que prejudicam a fluidez, tendo como característica mais marcante a dificuldade de repetição de palavras e frases que se acentua com o comprimento e complexidade das mesmas é denominada:
Alternativas
Q1124499 Fonoaudiologia
Os níveis linguísticos buscam estudar didaticamente a linguagem. Quando todos esses níveis estão se desenvolvendo de forma organizada, a criança pode contar histórias ou, como chamamos, narrativas. O nível linguístico que pode ser entendido como a estruturação, reconhecimento e acesso ao vocabulário é denominado nível:
Alternativas
Q1124500 Fonoaudiologia
De acordo com o DSM-5 a dificuldade persistente para produção da fala, que interfere na intelegibilidade ou impede a comunicação verbal de mensagens é característica diagnóstica de:
Alternativas
Q1124501 Fonoaudiologia
Marina, 7 anos, apresentou no exame fonético x fonológico a seguinte alteração: /makina/ > /manika/ (/kn/>nk/). Essa alteração é caracterizada como:
Alternativas
Q1124502 Fonoaudiologia

Ao longo da avaliação fonoaudiológica de uma criança constatou-se: dificuldade de aprendizagem de origem neurológica, sem comprometimento de inteligência, influência sociocultural ou emocional; caracterizada por falhas no processamento da leitura, dificuldade com a fluência correta na leitura, dificuldades de decodificação e soletração, resultando em um déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.

De acordo com o exposto acima, essa criança apresenta:

Alternativas
Q1124503 Fonoaudiologia

O modelo de Adams foi adotado para explicar o processamento da leitura em um indivíduo proficiente. Nele, são descritos quatro processadores interligados e conectados entre si, realizando processos em paralelo e/ou simultâneos. Desta forma, julgue as afirmativas a seguir:

I) No processador Ortográfico ocorre o reconhecimento da palavras. Um item apresentado visualmente, ativa ao mesmo tempo as unidades de reconhecimento visual e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico, as quais trabalharão em conjunto para a decodificação da palavra.

II) O processador Fonológico contém a imagem auditiva de cada palavra, sílaba ou fonema em um conjunto interconectado dessas unidades.

III) Do processador Semântico emergem as imagens mentais das palavras familiares, resolvendo ambiguidades que possam interferir na compreensão de um texto, pois as letras são representadas por meio de feixes de traços visuais interconectados, enquanto as palavras são representadas por sequências de letras também interconectadas, formando uma rede de reconhecimento visual.

IV) O processador Contextual descreve o conhecimento do contexto em que o enunciado está inserido e dele depende a construção de uma interpretação coerente durante o processo de leitura do texto.

Estão CORRETAS, as afirmativas:

Alternativas
Q1124504 Fonoaudiologia
Funções executivas são funções cognitivas responsáveis pela organização do comportamento (e dos pensamentos) a partir das nossas intenções e vontade. Quando leio um texto e compreendo-o, através das minhas funções executivas, sou capaz de manter minha atenção voltada para meu objetivo e escolher meios para alcançá-lo. Desta forma, se algo me distrair no ambiente ou nos meus próprios pensamentos, sou capaz de impedir o efeito desses distratores por meio da função executiva denominada:
Alternativas
Q1124505 Fonoaudiologia
Os transtornos do Desenvolvimento da Linguagem são alterações de linguagem com etiologia desconhecida e que podem coexistir com outras condicões. É considerado comorbidade do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL):
Alternativas
Q1124506 Fonoaudiologia
Em um planejamento terapêutico fonoaudiológico foram traçados os seguintes objetivos: estimular o contato visual, a imitação, adequar funções comunicativas, ampliar as iniciativas de comunicação, estimulação da atenção compartilhada e estimulação do reconhecimento de expressões faciais. Levando-se em consideração os dados acima pode-se afirmar que o planejamento terapêutico fonoaudiológico refere-se a um quadro de:
Alternativas
Q1124507 Fonoaudiologia
Dentre os distúrbios da fluência temos a Taquifemia, que pode ser definida como:
Alternativas
Q1124508 Fonoaudiologia
O tipo de memória que refere-se a uma memória transitória que pode manter informações por períodos variáveis de tempo, em função da utilidade da informação, que está diretamente relacionado à aquisição e ao processamento de linguagem, que seria responsável pelo armazenamento temporário da informação na realização de atividades cognitivas complexas, denomina-se:
Alternativas
Q1124509 Fonoaudiologia

O conceito de sistema auditivo periférico diz respeito às orelhas externa, média e interna, além do nervo coclear periférico, em sua porção que se encontra fora do tronco encefálico. É interessante observar que o conhecimento sobre a participação destes segmentos na função auditiva tem evoluído nas últimas décadas. Com base no relato acima, analise as opções abaixo:

I) A orelha externa, constituída pelo pavilhão auricular e meato acústico externo, capta, filtra, amplifica e concentra a energia sonora na membrana timpânica.

II) A orelha média é formada pela cavidade timpânica, pela tuba auditiva e pelas células aeradas da mastóide (osso temporal).

III) Na orelha interna, encontram-se dois sistemas funcionais. Um contém os órgãos do equilíbrio filogeneticamente mais antigo. O outro contém os órgãos responsáveis pela transdução da energia mecânica provocada pelas ondas sonoras em energia elétrica nos neurônios aferentes que conduzirão esta informação sensorial ao sistema nervoso central.

Dos itens acima mencionados:

Alternativas
Q1124510 Fonoaudiologia
Fabiano, 69 anos, foi encaminhado ao Serviço de Audiologia com queixa de escutar e não entender, com comprometimento de intelegibilidade de fala; e dificuldade de entender a fala na presença de ruído. Na Avaliação Audiológica foi constatado perda auditiva compatível com presbiacusia, que tem configuração audiométrica de perda auditva do tipo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: B
5: D
6: C
7: D
8: C
9: C
10: B
11: D
12: E
13: D
14: D
15: E
16: C
17: B
18: A
19: E
20: E