Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracruz - ES 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 17 questões
Embora as expressões cultura organizacional e clima organizacional sejam às vezes usadas uma pela outra, há diferenças importantes entre os conceitos.
I – o clima organizacional é a medida da extensão em que as expectativas das pessoas que trabalham em uma organização estão sendo atendidas.
II – as pesquisas de clima organizacional são concentradas nas percepções que o indivíduo tem do ambiente.
III – as pesquisas de clima organizacional buscam a natureza das crenças sobre a vida organizacional.
Dos itens acima mencionados:
A esquizofrenia é uma doença ampla que, além da psicopatologia, compromete a vida de relação do seu portador. Exige, em geral, o tratamento em equipe multidisciplinar. A psicoterapia, neste caso, de forma geral, tem como objetivos:
I- interromper a perda da capacidade mental, preservando o contato com a realidade.
II- restaurar a capacidade de cuidar de si e de administrar sua vida, e manter o máximo de autonomia para promover o melhor ajustamento pessoal, psicológico e social possível.
III- reconhecer e reduzir a natureza ameaçadora dos eventos da vida, para os quais existe uma sensibilidade particular.
IV-aumentar suas defesas diante de situações estressantes, liberando recursos que, eventualmente, estejam obstruídos pela psicose e desenvolver fontes alternativas para a solução de seus problemas.
V- recuperar e promover a autoestima, a autoimagem e a autoconfiança, proporcionando contínuo progresso.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
"A natureza (physis), tanto no homem como fora dele, é harmonia e equilíbrio. A perturbação desse equilíbrio, dessa harmonia, é a doença. Nesse caso, a doença não está em alguma parte no homem. Está em todo o homem e é toda dele." (Canguilhem, 2002, p.20)
Com base neste texto a interpretação do autor sobre a concepção de saúde e doença é:
A partir da teoria geral dos sistemas e da teoria da comunicação surgiram várias escolas de terapia familiar e vários institutos e centros de atendimento e de formação foram criados. A família é vista como um sistema equilibrado e o que mantém este equilíbrio são as regras do funcionamento familiar. Quando, por algum motivo, estas regras são quebradas, entram em ação meta-regras para restabelecer o equilíbrio perdido. A terapia desenvolvida a partir deste enfoque enfatiza a mudança no sistema familiar, sobretudo pela reorganização da comunicação entre os membros da família. Sendo assim, podem ser feitas as seguintes afirmações:
I - O passado é abandonado como questão central, pois o foco de atenção é o modo comunicacional no momento atual.
II - A unidade terapêutica se desloca de duas pessoas para três ou mais à medida que a família é concebida como tendo uma organização e uma estrutura.
III - Os terapeutas sistêmicos dão ênfase às interpretações dos fatos que levaram ao conflito.
Das afirmações acima: