Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapemirim - ES 2019 para Médico - Neuropediatra

Foram encontradas 15 questões

Q1646181 Medicina
A.C.L, 1 mês de vida, deu entrada na emergência de um hospital com quadro de crises convulsivas de difícil controle. Evoluiu com estado de mal convulsivo, sendo internado em CTI pediátrico. À anamnese, mãe refere história de internação em UTI neonatal por apresentar crise convulsiva no 2º dia de vida. Nega fatores de risco pré ou perinatais relevantes. Durante internação fez uso de Fenobarbital e Fenitoína com controle parcial das crises. Recebeu alta hospitalar após uma semana, com a orientação de manutenção destas medicações em casa. Manteve-se apresentando cerca de cinco crises convulsivas por dia, em casa, evoluindo então com o estado de mal convulsivo desta internação. Diante de um quadro de crise convulsiva de difícil controle no período neonatal, é imprescindível a prova terapêutica com:
Alternativas
Q1646182 Medicina
A persistência dos reflexos primitivos é um dos indicativos de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Um dos reflexos pesquisados deve ser o reflexo tônico cervical assimétrico que, em uma criança saudável, pode estar presente até:
Alternativas
Q1646183 Medicina
P.L.F, 3 meses de vida, iniciou episódios de espasmos em flexão, principalmente durante o sono. Foi à consulta com a neuropediatra onde fez anamnese, sem fatores de risco para epilepsia, exame físico neurológico normal e orientação de realizar um videoeletroenfalograma. Tal exame pode captar o momento dos espasmos que demonstraram não ter correspondência a qualquer alteração eletrográfica. O provável diagnóstico e tratamento inicial indicado é, respectivamente:
Alternativas
Q1646184 Medicina
Em relação às malformações do Sistema Nervoso Central, a alternativa que contempla a associação correta entre a fase do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central e a malformação correspondente é:
Alternativas
Q1646185 Medicina
A avaliação clínica neurológica de um paciente é importante por vários motivos; dentre eles, a suspeita de um tumor intracraniano é fundamental para que seja realizada investigação diagnóstica e intervenção precoce, visando o melhor prognóstico do paciente. A alternativa em que se encontram os sinais e sintomas dos tumores intracranianos correspondentes à topografia do mesmo é:
Alternativas
Q1646186 Medicina
G.B.P, 2 anos, estava a caminho do hospital com quadro de febre a esclarecer, quando iniciou um episódio de crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Chegou à emergência com paciente ainda em crise, há 3 minutos, e cessou logo em seguida, sem necessidade de anticonvulsivante. Estava em vigência de febre o momento. Mãe refere que foi o primeiro episódio do paciente. Relata início de febre há 24 horas associada tosse, espirros e secreção nasal fluida. A conduta apropriada no atendimento do médico da emergência neste caso é:
Alternativas
Q1646187 Medicina
D.G.M, 2 anos é acompanhado ambulatorialmente pela neuropediatria por suspeita de síndrome de Dravet. Vinha apresentando regressão do desenvolvimento neurológico, ataxia, sinais piramidais, bem como mioclonias interictais. Iniciou quadro com crises convulsivas febris atípicas, evoluindo para crises focais e abalos mioclônicos de difícil controle. Dentre as drogas abaixo, aquela que está contra-indicada no caso do paciente em questão é:
Alternativas
Q1646188 Medicina
Paciente de 2 anos vai ao consultório de neuropediatria com queixa pela mãe de distúrbio do sono. Mãe descreve episódios de despertar noturno espontâneo associado a gritos, choro inconsolável, esperneios, fáscies de pânico, que cessam espontaneamente também. A parassonia relacionada ao sono não-REM mais provável neste caso é:
Alternativas
Q1646189 Medicina
Evidências atuais apontam para um expressivo impacto da enxaqueca na infância no funcionamento escolar, saúde mental, qualidade de vida e dinâmica familiar. De acordo com os critérios diagnósticos da enxaqueca sem aura, conforme a Classificação Internacional de Cefaleias (ICHD-3), a alternativa que NÃO representa um deles é:
Alternativas
Q1646190 Medicina
As doenças cerebrovasculares estão entre as dez principais causas de morte na faixa etária pediátrica. Exemplos de condições associadas ao Acidente Vascular Encefálico isquêmico estão relacionadas nas alternativas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q1646191 Medicina
O diagnóstico da Síndrome de Guillain-Barré é apoiado pelas evidências do exame clínico associado à avaliação do líquor, eletroneuromiografia e neuroimagem. Uma das alterações clássicas desta síndrome é
Alternativas
Q1646192 Medicina
As síndromes neurocutâneas compreendem doenças com manifestações cutâneas típicas associadas a alterações neurológicas variadas. Uma das preocupações relacionadas à Esclerose Tuberosa, por exemplo, se refere à presença de um tumor intracraniano cujo tratamento farmacológico com everolimo foi aprovado em 2010 pelo Food Drug Administration (FDA). Este tumor denomina-se:
Alternativas
Q1646193 Medicina
O uso de uma determinada droga antiepiléptica deve ser acompanhado de acompanhamento com oftalmologista devido a alterações visuais, como a redução da acuidade visual. Esta droga denomina-se:
Alternativas
Q1646194 Medicina
A lesão neurológica mais típica dos recém-nascidos pre-térmos é a seguinte
Alternativas
Q1646195 Medicina
Paciente feminina, 2 anos, vai à primeira consulta com a Neuropediatra com queixa de astenia, fraqueza muscular e quedas frequentes. Ao ser questionada, mãe refere que a paciente acorda bem disposta; porém, ao longo do dia a fraqueza se torna mais evidente. Refere que no período neonatal teve dificuldade de sucção e atraso no desenvolvimento motor. Nega alteração no desenvolvimento cognitivo. Ao exame neurológico, paciente apresentava ptose bilateral, oftalmoplegia, hipotonia global e fraqueza muscular proximal. O principal diagnóstico a ser considerado neste caso é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: E
6: E
7: B
8: C
9: A
10: D
11: A
12: C
13: E
14: B
15: B