Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2019 para Arquiteto
Foram encontradas 30 questões
I. A menina tinha bochechas grandes e rosadas, e corria pelas ruas, feliz, com a mochila nas costas, em direção à escola. II. Sem nenhuma habilidade para os negócios, ele tinha um jeito assustadiço e sentava-se à mesa com os cotovelos enterrados e a cabeça baixa. III. Caminhando entre os origamis harmoniosamente colocados sobre as mesas, Mariano levava seu trabalho para a mesa de exposições.
Assinale a alternativa correta:
Leia o texto a seguir:
A gestão democrática é um grande desafio para a construção de uma escola em que todos os seus segmentos sejam contemplados, em especial os alunos, que em última análise são o sentido de toda escola. Considera-se também, aqui, que a democracia passou a ser, em tese, o escopo de toda a gestão dos órgãos públicos do país a partir da abertura democrática do Brasil na década de 1980.
Na perspectiva da gestão democrática na educação, é imprescindível a participação da família, dos educandos, dos professores, dos funcionários e entidades representativas da comunidade onde as escolas se localizam. Somente com a participação efetiva destes segmentos é que as decisões podem refletir os anseios desta comunidade.
A escola se constitui em um espaço de contradições, diferenças e encontros de grupos sociais com diferentes dinâmicas culturais, religiosas, familiares etc. Esses grupos deveriam articular-se, em aprendizagens coletivas, a partir dos princípios da convivência democrática, promovendo a cultura participativa. Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia. Ela deverá ser construída no debate, no conflito de ideais, na argumentação, em uma dinâmica construída pelos próprios membros que compõem a organização escolar.
(Texto adaptado de DA ROCHA, Jefferson Marçal; HAMMES, Lúcio
Jorge. Gestão e democracia em uma escola pública. Revista
Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 635-652, set. 2018.
ISSN 2447-4193. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/75273/49659>.
mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273.)
De acordo com o texto acima:
I. ........................ Maria e alunos sobre as tarefas. II. Nós, vocês e eles .............................juntos ao trabalho. III. Ela trazia roupa e chapéu ............................... IV. Senhor Promotor, Vossa Excelência está ............................
Aos poucos o dia vai-lhe (1) entrando pelo corpo. Ouve um ruído de folhas secas pisadas. Passos longínquos, miúdos e apressados. Uma criança corre na estrada, pensa. De novo, o silêncio. Diverte-se (2) um momento escutando-o (3). É absoluto, como de morte. Naturalmente porque a casa é retirada, bem isolada. Mas... e aqueles ruídos familiares de toda manhã? Um soar de passos, risadas, tilintar de louças que anunciam o nascimento do dia em sua casa? Lentamente vem-lhe (4) à cabeça a ideia de que sabe a razão do silêncio. Afasta-a (5), contudo, com obstinação.
(LISPECTOR, Clarice. O Triunfo. Em: MOSER, B. (Prefácio e
organização). Todos os contos, RJ: Rocco, 2016.
Os pronomes nos verbos de 1 a 5 se referem, respectivamente a:
O relógio bate 9 horas. Uma pancada alta, sonora, seguida de uma badalada (1) suave, um eco. Depois, o silêncio. A clara mancha de sol se estende aos poucos pela relva do jardim. Vem subindo pelo muro vermelho da casa, fazendo brilhar a trepadeira em mil luzes de orvalho (2). Encontra uma abertura, a janela. Penetra. E apodera-se de repente do aposento, burlando (3) a vigilância da cortina leve. Luísa continua imóvel, estendida sobre os lençóis revoltos, os cabelos espalhados no travesseiro. Um braço cá, outro lá, crucificada pela lassidão (4). O calor do sol e sua claridade enchem o quarto. Luísa pestaneja. Franze as sobrancelhas. Faz um trejeito (5) com a boca. Abre os olhos, finalmente, e deixa-os parados no teto.
(LISPECTOR, Clarice. O Triunfo. Em: MOSER, B. (Prefácio e
organização). Todos os contos, RJ: Rocco, 2016.
Assinale a alternativa que contém os sinônimos das palavras sublinhadas e assinaladas de 1 a 5, de acordo com o contexto:
Por conseguinte (1), cabe à escola articular, com a comunidade e as famílias, laços de integração com a sociedade. A gestão dá-se em interação com o outro, destarte (2) implica sempre em muito diálogo, respeitando as peculiaridades e as finalidades da proposta pedagógica que considera, outrossim (3), a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a da comunidade escolar e local nos Conselhos Escolares. Indica, concomitantemente (4), o direito e o dever de garantir a participação dos sujeitos nos sistemas e nas escolas públicas, como está na lei.
(Adaptado de ANCIUTTI, M.C.R. A gestão escolar: materialização de
uma política de gestão democrática. Revista de Administração
Educacional, Recife, v. 9, n. 2, fev. 2019. ISSN 23591382. Disponível em:
<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/239952/31475>.
Acesso em: 11 mar. 2019.)
As palavras ou expressões enumeradas poderão ser substituídas sem prejuízo do sentido do texto, pelas palavras ou expressões a seguir:
I. A aluna foi ajudada pela professora. II. Olhei-me no espelho. III. Ana Miranda escreveu muitos livros. IV. Vende-se carro.
As orações acima estão, respectivamente na: