Questões de Concurso Público CIAS-MG 2016 para Técnico de Enfermagem

Foram encontradas 20 questões

Q690045 Enfermagem
Segundo o artigo 199 da Constituição Federal de 1988, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Sendo assim, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q690046 Enfermagem
Segundo o artigo 1° da Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS), contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde. São características da Conferência de Saúde, EXCETO:
Alternativas
Q690047 Enfermagem
A Constituição Federal de 1988, no artigo 200, afirma que ao Sistema Único de Saúde (SUS) compete, além de outras atribuições: 1. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos. 2. Participar das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. 3. Colaborar com a formação de recursos humanos na área de saúde. 4. Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico. 5. Incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação. 6. Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano. 7. Controlar e fiscalizar a produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos. 8. Executar ações de proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Das atribuições do SUS, descritas acima, quais são VERDADEIRAS?
Alternativas
Q690048 Enfermagem
De acordo com a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, são princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, EXCETO:
Alternativas
Q690049 Enfermagem
Conforme o artigo 8º do decreto 7.508 de 28 de junho de 2011, o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço. No artigo 9º desse mesmo decreto, as Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde são apontadas. Qual dos serviços abaixo NÃO é uma Porta de Entrada ao SUS?
Alternativas
Q690050 Enfermagem
De acordo com a Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, o Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Assinale o compromisso sanitário que NÃO havia sido descrito em 2006 quando a Portaria foi sancionada?
Alternativas
Q690051 Enfermagem
Todas as despesas com ações e serviços públicos de saúde, abaixo citadas, foram consideradas pela Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, EXCETO:
Alternativas
Q690052 Enfermagem
São parâmetros para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização de 2004 na Urgência e Emergência, nos Pronto-Socorros, Pronto-Atendimentos, Assistência Pré-Hospitalar e outros, EXCETO:
Alternativas
Q690053 Enfermagem
Com a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), trabalhamos para consolidar, prioritariamente, quatro marcas específicas, EXCETO:
Alternativas
Q690054 Enfermagem
De acordo com o 4° artigo da Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, todos os itens abaixo são necessários para que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal recebam os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), EXCETO:
Alternativas
Q690055 Enfermagem
A Portaria nº 2.048 de 05 de novembro de 2002 define as Competências/Atribuições dos técnicos de enfermagem na serviço pré-hospitalar móvel. Das Competências/Atribuições listadas abaixo, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q690056 Enfermagem
Conforme o último protocolo de atendimento a uma Parada Cardio-Respiratória (PCR) publicado pela American Heart Association (AHA) no segundo semestre de 2015, assinale a alternativa que corresponde à frequência CORRETA das compressões torácicas que os socorristas devem realizar em uma vítima adulta.
Alternativas
Q690057 Enfermagem
Colares cervicais rígidos são bastante utilizados em vítimas de trauma. A sua finalidade principal e específica é proteger a coluna cervical de compressão. Todas as afirmativas abaixo fazem parte das diretrizes para utilização de colares cervicais rígidos, EXCETO:
Alternativas
Q690058 Enfermagem
O abuso-infantil é uma causa importante de trauma na criança. Os socorristas devem suspeitar de maus-tratos se encontrarem os seguintes cenários e/ou lesões, EXCETO:
Alternativas
Q690059 Enfermagem
Uma das causas mais comuns de obstrução das vias aéreas no atendimento pré-hospitalar é devido à perda de tônus muscular da língua que cai para trás, na hipofaringe. A fim de manter a língua distante da parede posterior da faringe, impedindo a obstrução das vias aéreas podemos utilizar cânulas orofaríngeas. São características desses dispositivos:
Alternativas
Q690060 Enfermagem
Você faz parte da equipe de uma das Unidades de Suporte Básico (USB`s) que foi empenhada hoje pela Central de Regulação Médica para atender um acidente com múltiplas vítimas devido colisão frontal de carro X ônibus. Como sua unidade era a mais próxima do local, vocês foram a primeira ambulância do SAMU a chegar à cena do acidente. Os policiais que já se encontravam no local haviam realizado os procedimentos adequados para garantir a segurança da cena. Ao sair da ambulância, devidamente paramentado com os seus EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual), você foi avaliar o motorista do carro e se deparou com alguns sinais sugestivos de um pneumotórax hipertensivo, passando rapidamente as informações via rádio para a Central de Regulação Médica. São sinais sugestivos de pneumotórax hipertensivo, EXCETO:
Alternativas
Q690061 Enfermagem
Condutas que garantam a alta qualidade da Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) continuaram a ser bastante enfatizadas pela American Heart Association (AHA) no guideline divulgado em 2015. Todas as condutas abaixo garantem a alta qualidade de RCP, EXCETO:
Alternativas
Q690062 Enfermagem

Segundo a Portaria no 2.048 de 05 de novembro de 2002: “Define-se ambulância como um veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos”.

Identifique os tipos de ambulâncias conforme a classificação da Portaria em questão: 


TIPO ____ Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

TIPO ____ Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial. Deve possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.

TIPO ____ Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré- hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).

TIPO ____ Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré- hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.

TIPO ____ Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.

TIPO ____ Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.

Marque a alternativa que corresponde a ordem correta dos tipos de ambulâncias, de cima para baixo.
Alternativas
Q690063 Enfermagem
O trauma abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis. A melhor forma de prevenir essas mortes é suspeitar de possíveis lesões intra-abdominais. No ambiente pré-hospitalar, a avaliação do trauma abdominal pode ser muito difícil. Os achados abaixo descritos elevam o índice de suspeição de lesão abdominal, EXCETO:
Alternativas
Q690064 Enfermagem

A sua Unidade de Suporte Básico (USB) foi empenhada pela Central de Regulação Médica para atender um paciente do sexo masculino, de 17 anos que havia sido fisicamente agredido por um grupo de três rapazes após um baile funk. Segundo informações passadas pela Polícia Militar, a vítima, sem saber, “mexeu” com a namorada de um dos agressores durante a festa. Então, o grupo decidiu se vingar do rapaz com diversos socos e chutes, principalmente, na região do abdome.

Após avaliação da vítima, você percebe que ele apresenta: Frequência Respiratória (FR) de 32 irpm, Frequência Cardíaca (FC) de 136 bpm, pele fria e pegajosa, perfusão capilar maior que três segundos. 

Conforme orientação da Central de Regulação Médica, você, então, inicia oxigênio por máscara facial com reservatório a 10 l/min e punciona dois acessos venosos calibrosos para iniciar a reposição volêmica.


Tendo em vista que resposta à reposição volêmica pode auxiliar o socorrista na avaliação do sangramento, assinale a alternativa que relaciona, CORRETAMENTE, a primeira coluna com a segunda:

Tendo em vista que resposta à reposição volêmica pode auxiliar o socorrista na avaliação do sangramento, assinale a alternativa que relaciona, CORRETAMENTE, a primeira coluna com a segunda:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: B
6: A
7: B
8: D
9: C
10: A
11: A
12: C
13: A
14: C
15: B
16: A
17: D
18: D
19: C
20: A