Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento do Sul - SC 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1152348 Fonoaudiologia
Um adolescente de 13 anos foi diagnosticado com a doença de Stargardt no 6º ano do ensino fundamental. Ele foi encaminhado à clínica-escola pela professora da sala de recursos da escola regular. Qual deve ser a atuação fonoaudiológica nesse caso, considerando a não existência de comorbidade nesse diagnóstico?
Alternativas
Q1152349 Fonoaudiologia
O sistema estomatognático é uma
Alternativas
Q1152350 Fonoaudiologia
Um senhor de 60 anos de idade foi internado com um laudo de AVE isquêmico que afetou levemente a deglutição e a fala. Dessa forma, foi realizado o videodeglutoesofagograma que analisa qualitativa e quantitativamente as fases da deglutição. Assinale a alternativa que apresenta essas fases qualitativa e quantitativamente de forma respectiva.
Alternativas
Q1152351 Fonoaudiologia
Uma das formas de avaliação do paciente pós-AVE é por meio da Escala de Glasgow, realizada a partir de 3 parâmetros básicos: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. A partir do resultado obtido, é possível prever eventuais sequelas. Assinale a alternativa que corresponda ao quadro clínico de um paciente com 80 anos que apresentou pontuação 11 nessa escala.
Alternativas
Q1152352 Fonoaudiologia
A OMS, em parceria com a UNICEF, elencou 10 medidas importantes para o sucesso do aleitamento materno que poderiam ser implantadas nos serviços de saúde para assistência a grávidas e recém-nascidos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas medidas.
Alternativas
Q1152353 Fonoaudiologia
Em uma criança com 4 anos e 11 meses de idade, após a avaliação fonológica, foram observadas as seguintes trocas: faca (vaca), festido (vestido), suva (chuva), socolate (chocolate), dato (gato) e daiola (gaiola). As trocas se repetiam sistematicamente. Diante desse caso, assinale a alternativa que apresenta os processos fonológicos correspondentes.
Alternativas
Q1152354 Fonoaudiologia

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) manifesta-se primariamente no sistema auditivo, entretanto, devido à organização cerebral, outras áreas também podem estar prejudicadas, como atenção, memória e linguagem. Considerando o exposto, são softwares desenvolvidos originalmente para o treinamento auditivo de crianças com DPAC:


I. “Laureate Learing Systems”, “Dois jogos computadorizados: papagaio e macaco”.

II. “Trabalhando com os sons”, “Brain Train”.

III. “Construindo a linguagem”, “Otto Word of Sound”.

IV. “Pedro na casa mal-assombrada”, “Software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA)”.

V. “Pedro no parque de diversões”, “Earmix”.

Alternativas
Q1152355 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que corresponde à manobra, realizada para a reabilitação da Vertigem Posicional Paroxística Benigna, que se inicia com o paciente com a cabeça virada a 45º para o lado não afetado. Depois, ele é deslocado para esse lado e mantido até que o nistagmo e os sintomas neurovegetativos desapareçam. Então, o corpo é girado para o outro lado sobre a maca, aguardando-se o tempo necessário para o desaparecimento do nistagmo. Ainda nessa posição, é realizada uma manobra rotatória brusca e rápida. Depois, aguarda-se o tempo para que o nistagmo e os sintomas neurovegetativos desapareçam e o paciente é colocado na posição sentada.
Alternativas
Q1152356 Fonoaudiologia
Uma criança recebeu, aos 4 anos de idade, o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os pais se surpreenderam com o diagnóstico, pois a criança não apresentava alguns sintomas que eles julgavam básicos para tal diagnóstico. Assim, assinale a alternativa que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (2014), apresenta critérios diagnósticos desse transtorno.
Alternativas
Q1152357 Fonoaudiologia
Uma criança tem as seguintes características: 7 anos, apresenta trocas na fala, vocabulário insuficiente, dificuldade em adquirir novas palavras, estruturação gramatical simplificada, pouco variada e de forma não usual, todavia com a compreensão adequada, audiometria com resultados normais, ausência de deficiência intelectual e motora, ausência de carência socioafetiva, bem como ausência de transtorno psicopatológico. Assinale o diagnóstico que melhor justifique esse caso.
Alternativas
Q1152358 Fonoaudiologia
Qual é a lei brasileira que corresponde à obrigatoriedade do “Teste da Linguinha” ou Avaliação do frênulo da língua em bebês?
Alternativas
Q1152359 Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é o profissional que cuida diretamente da qualidade vocal dos profissionais da voz, como os professores. A maior causa das patologias vocais destes é funcional. Assim, quais são os componentes vocais analisados na avaliação fonoaudiológica vocal?
Alternativas
Q1152360 Fonoaudiologia
Em casos de cóclea ossificada, o implante coclear precisa ser realizado com alguns cuidados adicionais, como inserção parcial dos eletrodos ou feixes mais curtos. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas de ossificação coclear.
Alternativas
Q1152361 Fonoaudiologia
Sabe-se que a linguagem de uma criança ouvinte que usa o português como primeira língua apresenta período de aquisição e desenvolvimento semelhante à linguagem de uma criança surda que usa Libras como primeira língua. Enquanto as línguas orais são recebidas pela audição e transmitidas por sons por meio dos articuladores, as línguas de sinais são captadas pela visão, utilizando como expressão os movimentos das mãos, face e corpo. Enquanto na primeira são ativados os sistemas perceptuais auditivos e produtivos orais, na segunda a percepção ocorre mediante o meio visuoespacial. Ambas as línguas são formadas por parâmetros ou unidades mínimas. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros da Libras.
Alternativas
Q1152362 Fonoaudiologia
Um adulto, após um longo tempo de exposição ao ruído no trabalho, descobriu que desenvolveu uma perda auditiva simétrica com limiar auditivo de 70dB. Classifique o grau e o tipo de perda auditiva desse indivíduo de acordo com a OMS (2014).
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: B
6: A
7: B
8: D
9: C
10: B
11: A
12: D
13: C
14: B
15: D