Questões de Concurso Público SEED-PR 2022 para Área de Conhecimento: Educação Física

Foram encontradas 32 questões

Q2113734 Educação Física
As práticas corporais de aventura urbana surgiram como adaptação das atividades realizadas na natureza para o espaço das cidades, reelaborando o uso e deslocamento nestes espaços para extrair deles as experiências de quebra da rotina, do desprendimento de códigos e padrões, além de experimentar novas sensações por meio do movimento corporal. Assinale uma definição INCORRETA da modalidade de prática corporal de aventura urbana.
Alternativas
Q2113735 Educação Física
Os impactos ambientais promovidos por práticas de aventura têm sido o foco de um número expressivo de estudos nas últimas décadas. Aspectos como “solo”, exemplificado pela compactação de locais devido à utilização descontrolada dos mesmos; “vegetação”, como a destruição de árvores e arbustos; “animais silvestres”, em que os exemplos mais expressivos se relacionam com a aproximação desnecessária ou a entrega de alimentos não adequados a esses animais; “recursos hídricos”, como ocorre em locais contaminados e poluídos pela presença de resíduos produzidos pelos seres humanos; “recursos culturais”, que podem ser exemplificados pela destruição de estruturas os espaços de valor histórico e cultural; “questões sociais”, em que o exemplo mais marcante se relaciona com a partilha de espaços ao ar livre, ou seja, pelos diferentes objetivos dos indivíduos que buscam praticar atividades nos mesmos locais e momentos. Dessa forma, analise as propostas educacionais que podem ser adotadas, focadas em práticas de mínimo impacto ambiental nas atividades corporais de aventura.
I. Conhecer antes de ir: que foca no levantamento de informações (internet, outros professores, praticantes) relacionadas aos espaços que serão empregados para o desenvolvimento das atividades (condições locais, restrições existentes, dias e horários de funcionamento), à previsão meteorológica, às características da atividade e ao grupo envolvido, enfim, enfatizando a relevância da preparação e planejamento para a realização de qualquer prática de aventura. II. Permanecer nas trilhas e acampar em locais permitidos: ressalta a importância da utilização de locais adequados e/ou previamente determinados para a realização de atividades de aventura, de modo a se evitar a criação desnecessária de novos espaços ou trilhas. III. Dar um fim apropriado aos resíduos produzidos: enfatiza a necessidade de organizar as atividades de modo a empregar, sempre que possível, sanitários existentes nas áreas de prática. Além do compromisso de que tudo que for levado para a natureza, deva permanecer na natureza, como cascas de frutas, embalagens de comida e garrafas de água. IV. Deixar os locais como foram encontrados: ou seja, buscar não alterar os locais empregados para as práticas, prevenindo danos permanentes às árvores, aos arbustos, aos locais e objetos de valor histórico e/ou cultural, além de permitir a satisfação e o senso de descoberta de outros indivíduos, quando da visitação dos mesmos locais em outros momentos. V. Permitir que os animais silvestres mantenham-se silvestres: salienta a importância de não interferir desnecessariamente em ecossistemas (como: não alimentar animais silvestres e os observar sempre à distância), o que também é uma forma de manter a segurança dos praticantes de atividades de aventura.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2113736 Educação Física
As práticas corporais de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado. Uma das modalidades que podem ser realizadas na natureza consiste na descida de corredeiras a bordo de um bote inflável. O objetivo é desviar dos obstáculos naturais que aparecem ao longo do percurso e remar até o destino final. Qual o nome da modalidade descrita?
Alternativas
Q2113737 Educação Física
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A quadrille surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o Período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático. Da Corte carioca, a Quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecedem a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos. Considerando estas informações, qual o estilo de dança da quadrilha? 
Alternativas
Q2113738 Educação Física
A dança criativa é um tipo de dança que traz vários benefícios para o ser humano: motores; cognitivos; interativos; e, inclusivos. Ela possui elementos constitutivos, ou seja, elementos que são próprios como: ritmo; gestos e movimentos; criatividade; improvisação; sentimentos; e, expressões faciais; tempo; e, espaço. Em relação à dança criativa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2113739 Educação Física
Dança urbana é o termo usado para referir-se a um conjunto de estilos de danças de rua. No universo das danças urbanas, o Hip Hop é considerado não somente um gênero musical, mas uma cultura popular. Sobre o Hip Hop, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Hip Hop surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York, na década de 1970. ( ) A Break Dance é a linguagem artística dentro do Hip Hop, praticada pelos b-boys e b-girls e baseia-se na performance do dançarino, na sua capacidade de travar e quebrar os movimentos leves e contínuos. ( ) O Graffiti é uma expressão artística irrelevante no movimento Hip Hop. ( ) O Hip Hop propõe uma ação de protesto político e social para o exercício da cidadania.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2113740 Educação Física
Os esportes de precisão referem-se às modalidades distintas, que possuem como objetivo em comum arremessar, bater ou lançar determinado objeto, de modo a acertar um alvo específico, seja ele fixo ou móvel. NÃO se trata de característica dos esportes de precisão: 
Alternativas
Q2113741 Educação Física
Os esportes técnicos-combinatórios são aqueles em que atletas cumprem uma rotina de movimentos e são avaliados por uma banca de juízes. São exemplos de esportes técnico-combinatórios:
Alternativas
Q2113742 Educação Física
Esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medidos em segundos, metros ou quilos. Todas as provas do atletismo são consideradas esportes de marca. Assinale a alternativa que se refere à prova de atletismo no qual o índice a ser comparado NÃO é medido em metros e centímetros:
Alternativas
Q2113743 Educação Física
Dentre os vários tipos de esportes, temos os esportes de invasão. “Nos esportes de invasão é possível perceber, entre outras semelhanças, que as equipes jogam em ___________ ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo (ou em um dos setores ao fundo), fica a meta a ser ___________ e na outra linha de fundo a que deve ser defendida. Para atacar a meta do adversário, uma equipe precisa, necessariamente, ter a ___________ de bola (ou outro tipo de móvel) para avançar sobre o campo do adversário (geralmente fazendo passes) e criar condições para fazer os ___________, cestas ou touchdown. Só dá para chegar lá conduzindo, lançando ou batendo (com um chute, um arremesso, uma tacada) na bola, ou no objeto usado como bola, em direção à meta.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2113744 Educação Física
A dança é a arte do movimento, conhecida como a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Dentre os vários tipos de danças existentes, tem-se as danças circulares e as danças de salão. Relacione adequadamente o tipo de dança às suas características.
1. Danças circulares. 2. Danças de salão. 3. Danças circulares e danças de salão.
( ) Dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução exercida por uma das partes. ( ) Meios para a socialização e o entretenimento, de forma geral, mas também se constituem como práticas competitivas. ( ) Realizadas em grupo; as pessoas colocam-se fisicamente conectadas de mãos dadas. As pessoas podem se conectar com os braços entrelaçados. ( ) Pressupõem acompanhamento musical. ( ) Dançadas na formação de um círculo, ou seja, tem um layout definido. ( ) Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário. A sequência está correta em
Alternativas
Q2113745 Educação Física
Os jogos de tabuleiro oferecem muitos benefícios aos alunos e é um importante conteúdo a ser abordado dentro do ensino de jogos e brincadeiras nas aulas de educação física. NÃO apresenta habilidade que pode ser desenvolvida com a prática de jogos de tabuleiro.
Alternativas
Q2113746 Educação Física
Esportes com rede divisória ou muro/parede de rebote são modalidades nas quais se arremessa, lança, ou se bate na bola ou peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede) de tal forma que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora do campo adversário ou pelo menos tenha dificuldades para devolvê-la. Diversas modalidades no mundo todo podem ser classificadas nesta categoria e se orientam por desafios táticos semelhantes. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um esporte com rede divisória e um esporte com parede de rebote. 
Alternativas
Q2113747 Educação Física
O jogo é uma poderosa ferramenta para motivar e envolver grupos, resolver conflitos, facilitar a comunicação, favorecer o estabelecimento de combinados e organizar a ação. Um tipo de jogo que podemos utilizar nas aulas de educação física são os jogos dramáticos. Sobre os jogos dramáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O objetivo do jogo dramático é propiciar o desenvolvimento da totalidade; o sujeito participa de maneira integral, onde cognição e sensibilidade atuam juntas e ao mesmo tempo, sem cisão ou dualidade. II. A base do jogo está centrada na improvisação de ações executadas pelos jogadores. O elemento base do jogo dramático é o jogo de faz-de-conta, o qual propicia aos indivíduos uma melhor percepção do ambiente em que estão inseridos, ou seja, percebem a realidade que o cerca.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2113748 Educação Física
Considerando que o esporte é um fenômeno sociocultural com diferentes formas de manifestação de acordo com o sentido e a modalidade da prática, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2113749 Educação Física
Em um cenário no qual vivemos cada vez mais conectados com o mundo digital, podemos perceber o uso crescente da tecnologia no esporte. Atualmente, ela desempenha um papel essencial, auxiliando inúmeros atletas, de modalidades esportivas diferentes, a evoluírem sua performance nas preparações e torneios. Além disso, o monitoramento do andamento das partidas também ficou mais fácil e eficiente, graças aos dispositivos inteligentes. Uma modalidade esportiva que faz uso de dispositivos tecnológicos durante as partidas é o voleibol. No voleibol, o desafio (challenge) é um pedido de revisão de um lance do jogo realizado por um dos capitães dos times dentro de sete segundos após o lance, em algumas situações. As equipes têm direito a dois pedidos de desafio por set. Se o vídeo promove uma mudança na decisão do árbitro, o número de solicitações disponíveis permanece inalterado. Caso contrário, a equipe perde o desafio. NÃO corresponde a uma situação em que é possível solicitar o desafio em uma partida voleibol:
Alternativas
Q2113750 Educação Física
Entre as ginásticas não competitivas que podem ser abordadas no âmbito escolar, tem-se a ginástica de conscientização corporal. Assinale a definição correta deste tipo de ginástica.
Alternativas
Q2113751 Educação Física
Ao analisar as ginásticas no tempo notou-se que seu passado foi se modificando de acordo com as necessidades de cada momento histórico e de cada nação. Nas duas últimas décadas do século XX e na primeira do século XXI, ocorreu uma verdadeira diversificação da quantidade de manifestações gímnicas existentes em todo o mundo. Por mais que novas metodologias, objetivos e pressupostos teóricos tenham vindo a reboque desse acontecimento, é preciso reiterar que tal ampliação de horizontes igualmente se dá em estrito diálogo com muitas outras manifestações da cultura corporal de movimento. Assinale a afirmativa que apresenta, respectivamente, uma categoria da ginástica contemporânea, seguida de uma atividade que a categoria compreende.
Alternativas
Q2113752 Educação Física
Nos últimos anos vem sendo fomentadas as reflexões sobre o uso dos jogos eletrônicos no contexto da cultura digital e sua relação com a educação. O trabalho com a cultura digital mostra-se um desafio para os educadores, uma vez que mistura, remixa e ressignifica diferentes mídias, linguagens e sentidos. A utilização dos jogos eletrônicos no ambiente escolar traz contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre os benefícios do uso dos jogos eletrônicos na educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove uma reprodução do conhecimento de forma mais padronizada, de maneira que o estudante fica bem limitado, sem liberdade para criar outras maneiras de aprender. II. Proporciona a aprendizagem interativa, de forma prática e estimulando o interesse dos estudantes. III. Estimula os estudantes a buscarem novos conhecimentos, testarem os conhecimentos que já possuem. IV. Inibe a educação cognitiva, onde o conhecimento é proveniente da interação do estudante com o meio no qual está inserido.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2113753 Educação Física
O avanço da tecnologia e as mídias têm provocado muitas transformações no brincar e nas brincadeiras tidas como tradicionais, que estão cada vez mais perdendo seus espaços públicos. Com diferentes esferas, as brincadeiras lúdicas e espontâneas vêm perdendo o sentido do coletivo e da socialização pela chegada das novas tecnologias digitais. Sobre as transformações tecnológicas nos jogos e brincadeiras, é possível afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: D
6: C
7: D
8: D
9: A
10: B
11: A
12: D
13: B
14: B
15: C
16: A
17: C
18: A
19: C
20: B