Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento do Sapucaí - SP 2021 para Professor de Educação Básica

Foram encontradas 4 questões

Q2003465 Pedagogia
A adição é a operação mais natural na vida da criança, porque está presente nas experiências infantis desde muito cedo. Envolve apenas um tipo de situação, a de “juntar”, que é efetivamente prazerosa. Essa operação é uma das mais fáceis e pode ser realizada numa faixa etária entre 5 e 6 anos. Nessa fase, a criança convive naturalmente com uma ideia egoísta da vida. Justifica o prazer em “juntar”, “ganhar” e acrescentar. Analise as afirmativas a seguir a respeito do trabalho com a adição e marque V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O trabalho com adição depende um pré-requisito básico de troca e agrupamento. Sugere-se um trabalho com material concreto e práticas dinâmicas como jogos e brincadeiras.
( ) A escrita aditiva deve ser feita com várias práticas, com objetivo de dar significado à representação formal. Esse trabalho deve ser iniciado sem material concreto.
( ) O Algoritmo da Adição deve ser trabalho depois que os alunos já tiverem domínio na ideia de trocas e agrupamentos e a sua representação simbólica no sistema de numeração decimal.
( ) O ábaco pode ser um dos recursos didáticos usados na apresentação e construção do algoritmo da adição.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2003467 Pedagogia
Letramento é uma expressão que passou a fazer parte de nosso vocabulário há pouco tempo e tem um significado mais amplo do que ler e compreender os textos lidos, pois pressupõe que o sujeito saiba fazer uso social da leitura e da escrita para resolver questões de seu cotidiano. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I – Somente a partir da segunda metade da década de 1980 o termo letramento passou a ser utilizado por especialistas da área da Educação e das Ciências Humanas.
II – A introdução do letramento é justificada pelo surgimento da necessidade de identificar um fenômeno, até então, pouco discutido: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
III – Letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever e usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita nas situações que demandarem por essa tecnologia.
IV – Uma pessoa que sabe ler e escrever e faz uso da leitura e da escrita é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita, pois o pressuposto é que uma pessoa que sabe ler e escrever e passa a usar a leitura e envolve-se com as práticas de leitura e escrita torna-se uma pessoa diferente, adquire um outro estado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2003469 Pedagogia
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Sobre o período silábico, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2003472 Pedagogia
As primeiras experiências educacionais da criança, geralmente são proporcionadas pela família. Nossa sociedade, caracterizada por situações de injustiça e desigualdade, criam famílias que lutam com mil e uma dificuldades para sobreviver. Esses problemas atingem as crianças, que enfrentam inúmeras dificuldades para aprender. São alguns dos principais fatores etiológicos/sociais que interferem na aprendizagem, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C