Questões de Concurso Público UFU-MG 2018 para Engenharia Florestal
Foram encontradas 40 questões
Plantas se comunicam por baixo da terra
Pesquisadores da Universidade de Ciências Agronômicas da Suécia descobriram que pés de milho, por meio da secreção de substâncias químicas pelas raízes, mantêm um sistema de comunicação por baixo da terra. Captando esses recados químicos deixados no solo, as plantas detectam se suas vizinhas de plantação estão invadindo seu espaço e começam a crescer mais rápido para disputar um lugar ao Sol.
[...]
Já se sabe há algum tempo que um fenômeno de controle de espaço parecido provavelmente ocorre com copas de árvores maiores, como os pinheiros. A diferença é que elas, em vez de competir, tentam colaborar: quando as folhas de uma começam a roçar nas da outra, as duas árvores “entendem” que é melhor parar de crescer por aí e respeitam o espaço uma da outra [...].
(Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/plantas-se-comunicam-por-baixo-da-terra/>. Acesso em: 10 jun. 2018)
Descobertas recentes de pesquisadores comprovam a existência de comunicação entre plantas. Segundo tais pesquisas, essa comunicação cumpre o papel de
O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Dentre os motivos, está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem ou, ao menos, diminuem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar.
(ABIC. "Os benefícios do café para a sua saúde", adaptado. Revista Saúde.Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-cafe-para-a-sua-saude/>. Acesso em: 28 maio 2018.)
Assinale a alternativa correta.
Dermatite seborreica
A popular caspa. Ela atinge especialmente a cabeça, mas pode chegar também a outras regiões peludas, como axilas, peitoral e costas. Aqui, a questão não é o ressecamento, mas o oposto dele. É que, para compensar a secura e a temperatura quente do chuveiro, as glândulas sebáceas da pele produzem mais oleosidade.
“E isso é sentido onde temos mais fios, pois é ali que tais glândulas estão presentes em maior quantidade”, ensina Caio Lamunier, dermatologista da SBD e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Para piorar, um fungo oportunista se alimenta desse sebo e se multiplica, agravando a inflamação local e provocando coceira – além das famosas cascas brancas.
Para evitar, o ideal é lavar e secar o cabelo constantemente em temperatura morna. Se for o caso, com xampus especiais. Fuja das toucas, gorros e bonés, que favorecem a oleosidade.
(PINHEIRO, Chloé. "As doenças de pele que mais aparecem no inverno", adaptado. Revista Saúde. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/as-doencas-de-pele-que-mais-aparecem-no-inverno/>. Acesso: 28 maio 2018)
No trecho "[...] pode chegar também a outras regiões peludas, como axilas, peitoral e costas", o termo como tem a função de introduzir uma
A tirinha é um gênero textual muito utilizado em veículos de comunicação para exercer críticas à sociedade. Na tirinha acima, observamos a encenação da produção de outro gênero textual, possível de ser apreendido pelo leitor em função da presença do vocativo “Querido leitor” e da imagem do personagem escrevendo o texto em uma máquina de datilografar. Que gênero textual é esse?
A dúvida não existe, dizia ele. Ou você acredita nela, e aí ela é uma certeza, ou você não acredita e ela não é nada. Ela é no máximo um momento passageiro, na maioria das vezes, fugaz.
A esposa se convenceu com a argumentação. Ele falava orgulhoso que havia inventado um método mais sofisticado, mais filosófico do que até o famoso "negue até o fim". Costumava brincar com a mesa toda vez que contava sua teoria.
(ARRAES, Luiz Cláudio. "Dúvida não existe". In. O silêncio é de prata e a palavra é de ouro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007)
O miniconto acima é um texto narrativo em que se mesclam as vozes (os discursos) do narrador e da personagem, muitas vezes, sem qualquer marcação linguística que as diferencie. A apropriação da voz de personagens pelo narrador ocorre de três diferentes formas, denominadas de "discurso direto", de "discurso indireto" e de "discurso indireto livre".
Das alternativas abaixo, em qual delas se mesclam as vozes da personagem e do narrador?