Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR 2022 para Médico Psiquiatra
Foram encontradas 25 questões
I - Paciente com receio no primeiro dia de aula, temendo que o professor será injusto quanto à forma de avaliação, ficando extremamente ansioso com isso, embora sem nenhuma evidência concreta de que isso possa acontecer, mas aberto à argumentação e procurando uma psicoterapia, configura um exemplo de ideia supervalorizada. II - No exemplo do item I, a alteração psicopatológica que melhor define a situação é um pensamento delirante. III - No exemplo do item I, a alteração psicopatológica que melhor define a situação é uma ilusão. IV - Na ocorrência de uma ideia supervalorizada, o paciente pode expressar sofrimento psíquico. V - Na ocorrência de um delírio, o paciente acredita fielmente que a pessoa que está tentando contra-argumentar a ideia delirante está errada. Dessa forma, o paciente pode não apresentar sofrimento psíquico e acreditar que não precisa de ajuda, o que muitas vezes dificulta o tratamento.
Sobre este caso, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA.
I - Deve-se perguntar à paciente sobre sintomas de agressividade, elevação de libido, uso de drogas lícitas e ilícitas.
II - Deve-se perguntar se a paciente já fez uso de alguma medicação psicotrópica e qual foi a reação ao efeito desta medicação.
III - Na presença de queixas de ideação suicida, é válida a recomendação à paciente e à cooperativa, para que ela não permaneça no setor de corte de carnes, durante o período mais agudo de sintomas.
IV - Se a paciente apresentar sintomas de alterações na sensopercepção, e pensamento com ideias delirantes persecutórias, aumenta sua chance de ideação suicida.
V - A paciente deve receber a prescrição de um antidepressivo.
VI - A presença de sintomas de taquipsiquismo deve ser considerada como forte indicativo de transtorno afetivo bipolar.
I - Existe a possibilidade de a paciente não contar espontaneamente sintomas constrangedores, como agressividade, uso de drogas lícitas e ilícitas, tentativas de suicídio, caráter hipersexualizado, e gastos supérfluos; sendo importante o médico não deixar de questionar sobre esses assuntos. E, na suspeita de alguma dessas questões, seria melhor abordar a paciente sem o acompanhante na consulta. II - Se ficar claro que a paciente tenha um diagnóstico de depressão bipolar, a escolha inicial para tratamento seria a combinação de carbonato de lítio com um antidepressivo de baixa potência. III - O benzodiazepínico que a paciente teria maior benefício, caso se optasse por sua prescrição, seria um de pico de ação e depuração rápidos, considerando menor tempo de sedação, não atrapalhando suas atividades do dia a dia. IV - Se ficar claro que a paciente tenha uma depressão bipolar, ela teria benefício de uma associação medicamentosa: estabilizador de humor e antipsicótico atípico. V - Deve-se obrigatoriamente investigar a presença de fatores estressores ambientais, e estes devem ser manejados com estratégias de mudanças de comportamento. VI - Na presença de sintomas de ideação suicida franca, o médico pode quebrar o sigilo médico, comunicando os familiares da paciente.
I - É possível que o paciente tenha histórico de sintomas de hipomania. II - É possível que o paciente tenha histórico de sintomas de disforia. III - O tratamento reumatológico do paciente poderia ser potencializado, adicionando ao tratamento o antidepressivo duloxetina, considerando suas propriedades analgésicas. IV - O tratamento reumatológico do paciente poderia ser potencializado, adicionando o antidepressivo amitriptilina.