No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova Re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403164 Economia
No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova República, julgue os itens que se seguem.

O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo em que o diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial, desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Plano Bresser veio logo após o fracasso do Cruzado (que falhou na tentativa de controlar a inflação).

O grande problema da época era o déficit público ( ou seja, o governo gastava mais do que arrecadava, fechando em 7,2% do PIB nos primeiros meses de 1987). O Plano Bresser trouxe um congelamento de preços, alugueis, salários e de referências monetárias.
Já para diminuir o déficit, medidas como desativar o gatilho salarial, aumentar tributos e adiar obras planejadas foram adotadas.
Além disso, foram retomadas as negociações com o FMI.

Logo, a assertiva está incorreta ao afirmar que o Plano Bresser não se importou com o ajuste das contas públicas.

ERRADA. Acredito que nenhum plano de estabilização econômica desconsidera aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas.

Quanto ao Plano Bresser, este possuía  elementos heterodoxos e ortodoxos.

O diagnóstico foi o mesmo do Plano Cruzado: inflação inercial. O Plano Bresser, porém, reconheceu o papel das políticas monetária e fiscal convencionais.

Sem procurar desindexar a economia, o governo congelou mais uma vez preços e salários, além de adotar políticas monetária e fiscal contracionistas.

 Economia heterodoxa - Todos os tipos de socialismo são considerados heterodoxos, mas nem todas as escolas heterodoxas são socialistas. Um desafio central para a heterodoxia é se auto-definir de forma mais precisa do que simplesmente economia não-neoclássica. Os heterodoxos exaltam o papel das instituições, o Estado, como agente regulador e capaz de promover o crescimento econômico. As medidas relacionadas ao controle da inflação, estão presentes na regulação de preços, salários, contratos e câmbio. O governo pode estimular o crescimento através do aumento dos gastos públicos, que não sejam financiados pelo aumento dos impostos.
A economia ortodoxa também foi definida metodologicamente como uma obra que exige conformidade com a linguagem tradicional dos modelos matemáticos. 

As características ortodoxas ficam bem evidentes quando se trata de mecanismo de política econômica. Acreditam que para uma nação crescer é necessário acabar com a inflação e assim possibilitar o crescimento econômico. A inflação deve ser controlada através de políticas fiscais e monetárias contracionistas, o governo deve reduzir os gastos para controlar a demanda global. Tais políticas, todavia, podem trazer conseqüências recessivas, e nem sempre controlar de fato a inflação.


O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo -  foi ortodoxo também

O diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial - Certo.

... desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas - Errado

No plano Bresser pretendia-se reduzir o déficit público através de aumentos de tarifas, eliminação do subsídio do trigo, corte de gastos,e , como posterioermente anunciado, corte de investimentos públicos.

O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo em que o diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial (certo, e tbm ortodoxo contracionista em rel às pol. Monetária e Fiscal), desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas (errado = foram reajustadas tarifas públ p/ reduzir o déficit público).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo