É/São causa(s) que suspende(m) a exigibilidade do crédito tr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos entender o conceito de suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Este tema é tratado no Código Tributário Nacional (CTN), especificamente no Artigo 151.
De acordo com o Art. 151 do CTN, as causas que suspendem a exigibilidade do crédito tributário incluem:
- Moratória;
- Depósito do montante integral;
- Reclamações e recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
- Concessão de medida liminar em mandado de segurança;
- Concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;
- Parcelamento.
Vamos analisar a alternativa correta:
Alternativa C: reclamações e recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.
Esta alternativa está correta porque, conforme o Art. 151, III, do CTN, o recurso administrativo é uma das causas que suspende a exigibilidade do crédito tributário. Isso significa que, enquanto o recurso estiver pendente de julgamento no âmbito administrativo, o contribuinte não está obrigado a pagar o tributo.
Exemplo prático: Imagine que um contribuinte recebeu uma notificação fiscal de lançamento de um tributo que ele julga indevido. Ele pode apresentar uma reclamação administrativa. Enquanto essa reclamação estiver sendo analisada, a cobrança do tributo fica suspensa.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: falência do devedor. A falência do devedor não suspende a exigibilidade do crédito tributário. Ela pode afetar a forma de cobrança, mas não suspende a obrigação de pagar o tributo.
Alternativa B: incerteza acerca da localização exata do devedor. A incerteza sobre a localização do devedor não é uma causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário. O crédito continua exigível, e a administração tributária pode tomar medidas para localizar o devedor.
Alternativa D: ajuizamento de ação judicial sem pleito de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional. Apenas o ajuizamento de ação judicial não suspende a exigibilidade do crédito tributário. É necessário que haja uma medida liminar ou tutela antecipada concedida pela Justiça para que a suspensão ocorra.
Uma possível pegadinha nesta questão é a confusão entre suspensão da exigibilidade e outras formas de modificação da obrigação tributária, como a extinção ou a exclusão do crédito tributário. É importante lembrar que suspensão significa apenas que a cobrança é temporariamente paralisada, mas a obrigação ainda existe.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As causas suspensivas da exibilidade estão prevista na lei nos termos do art.151 do CTN que são:
A moratoria;os recursos ou reclamações administratvias;o deposito;medida liminar em mandado de segurança e cautelares e por ultimo o parcelamento,lembrando que são situações prevista em lei que tem o efeito de impedir a cobrança do credito.
De acordo com o CTN - Código Tributário Nacional, artigo 151, inciso III: "Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, as RECLAMAÇÕES e os RECURSOS, nos termos das leis reguladoras do processo tributário ADMINISTRATIVO".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo