Com relação à PNMA, ao CONAMA e aos instrumentos de gestão d...
Com relação à PNMA, ao CONAMA e aos instrumentos de gestão de recursos hídricos, julgue o item subsequente.
Os planos de recursos hídricos têm como objetivo principal
incentivar e promover a captação, a preservação e o
aproveitamento de águas pluviais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: A questão aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos, destacando os planos de recursos hídricos.
Legislação Aplicável: A questão se refere à Lei nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Interpretação do Enunciado: O enunciado sugere que os planos de recursos hídricos têm como objetivo principal incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais. É importante notar que essa afirmação não corresponde aos objetivos principais definidos pela legislação.
Explicação do Tema Central: Os planos de recursos hídricos, de acordo com a Lei nº 9.433/1997, têm como objetivo básico a gestão integrada dos recursos hídricos, garantindo a utilização sustentável e a disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas para as atuais e futuras gerações. Eles não se concentram exclusivamente na captação e aproveitamento de águas pluviais.
Exemplo Prático: Imagine uma bacia hidrográfica em que a gestão dos recursos hídricos precisa assegurar a quantidade adequada de água para abastecimento humano, irrigação agrícola e manutenção dos ecossistemas aquáticos. O plano de recursos hídricos para essa bacia deve considerar todos esses usos e promover a alocação eficiente dos recursos hídricos.
Justificativa da Alternativa Correta (E - Errado): A alternativa está errada porque limita os objetivos dos planos de recursos hídricos a um foco restrito, que é incentivar e promover a captação, preservação e aproveitamento de águas pluviais. Na realidade, os planos têm um escopo mais amplo e incluem a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos.
Pegadinha no Enunciado: A questão pode induzir ao erro ao sugerir um objetivo específico que não está entre os principais do plano. É importante sempre lembrar dos objetivos amplos previstos na legislação ao analisar questões sobre recursos hídricos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É apenas um dos objetivos:
Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos:
I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;
II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
IV - incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais
Não entendi o erro da questão. No planalto apresenta o acréscimo exatamente igual a esse trecho. Estaria incorreta por dizer que é o objetivo principal ou por estar incompleta?
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13501.htm
Respondendo a amiga Anne, o erro está no "objetivo principal", conforme a outra amiga explicou, é um dos objetivos.
O principal objetivo da Política Naciona de Recursos Hídricos pode ser entendido como o primeiro objetivo apresentado no Art. 2º da Lei 9.433/1997, que diz:
"assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos"
tanto que no Art 11 temos:
O regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.
Da leitura de ambos os artigos nota-se que o objetivo principal é garantir ou assegurar a qualidade e quantidade da água, para a atual e as futuras gerações
O erro da questão está na afirmação de que o objetivo principal dos PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS é incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais. Na verdade, esse é um dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos e não especificamente dos Planos.
O objetivo dos Planos de Recursos Hídricos, conforme Art. 6º da Lei 9.433/1997 é fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. Conforme segue a letra da lei:
Art. 6º Os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores que visam a fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo