Acácio é assessor jurídico de um determinado órgão da União ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Chefe do Executivo (Presidente) está entre o rol dos legitimados para propor inconstitucionalidade da lei. propor ADI.
Errei, coloquei a opção B porque pensei que no Brasil, o controle de constitucionalidade repressivo (aquele que avalia a constitucionalidade de uma lei já em vigor) é uma atribuição essencialmente do Poder Judiciário. Embora o Poder Executivo e a Administração Pública devam observar a Constituição em suas atividades, um agente público, como o assessor jurídico Acácio, não tem competência para declarar a inconstitucionalidade de uma lei e determinar sua inaplicabilidade de forma unilateral. Essa competência é reservada ao Poder Judiciário, que pode, por meio do controle concentrado ou difuso, decidir pela inconstitucionalidade de uma norma.
SO 3P 2M
Os legitimados para propor uma ação de inconstitucionalidade de uma lei são:
Presidente da República
Mesa do Senado Federal
Mesa da Câmara dos Deputados
Procurador-Geral da República
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Partidos políticos com representação no Congresso Nacional
Sindicatos de nível nacional
Gab: Alternativa B
Embora a Administração Pública deva agir em conformidade com a Constituição, não cabe a um servidor público deixar de aplicar uma lei vigente. O princípio da legalidade NÃO autoriza um servidor público a descumprir uma lei vigente, mesmo que a considere inconstitucional.
A conduta correta seria comunicar a inconstitucionalidade aos seus superiores e sugerir as medidas cabíveis para questionar a lei perante o Poder Judiciário. No caso específico da Administração Pública federal, a decisão de não aplicar uma lei por inconstitucionalidade deve partir do Chefe do Poder Executivo, o Presidente da República.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo