A Emenda Constitucional nº 45, trouxe modificações quanto à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: FCC Órgão: DPE-MT Prova: FCC - 2009 - DPE-MT - Defensor Público |
Q56734 Direitos Humanos
A Emenda Constitucional nº 45, trouxe modificações quanto à incorporação ao direito interno dos tratados internacionais de direitos humanos e sua aplicação no Brasil. Em face dessas alterações,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Após a EC 45/04, os tratados internacionais podem apresentar três hierarquias distintas, dependendo da matéria que versam. Caso sejam tratados de direitos humanos, adotados de acordo com o art. 5º §3º(ou seja, aprovados no Congresso Nacional em dois turnos e por três quintos dos votos), podem ter valor de emenda constitucional. Porém, se forem adotados por procedimento ordinário, terão natureza supralegal. Já os tratados internacionais de outras matérias, após o devido processo legal de internalização, possuem status de lei ordinária.

  Diante do exposto a resposta correta é a letra A.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão extremamente batida que a FCC vem cobrando reiteradamente em vários concursos.

CF 88 ARTIGO 5°  parágrafo 3°:

 

"Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais".

 

A título de complementação, vale notar que, embora em provas objetivas o correto seja marcar a alternativa que mais se aproxima do texto constitucional (e, na questão em tela, o examinador usou o advérbio "expressamente"), a posição institucional da defensoria pública (e da doutrina majoritária) é no sentido de que os tratatos humanos de direitos fundamentais celebrados pelo Brasil antes da EC 45 têm status de norma constitucional, ainda que não observado o quórum de 3/5 em dois turnos. Isso já foi, inclusive, objeto de arguição em prova discursiva da defensoria de SP. 
A posição do STF, no entanto, é que os tratados de direitos humanos recepcionados sem o quórum especial estabelecido pela EC/45 têm o status de normas de supralegalidade (estão abaixo da Constituição, porém acima das leis). 

Um detalhe que não pode passar: a alternativa correta traz"no congresso Nacional". Mas sabemos que é "em cada casa do Congresso Nacional". Aí vc erra uma questão dessa e recorre. Vai ganhar? nunk. Malditos examinadores

 

 

1.   T.I.D.H aprovados por 3/5 + 2T = EC

 

 

     2. T.I.D.H  NÃO aprovados 3/5 + 2T ==> status supra-legal


        

     3. SEM DIREITOS HUMANOS, outros Tratados Internacionais ==> LO
 

 

É o que alguns autores chamam de Cláusula Holandesa

Abraços

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo