São causas da exclusão do crédito tributário:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A - (CORRETA) Isenção e anistia são institutos previstos no Código Tributário Nacional (CTN) como causas de exclusão do crédito tributário. A isenção se refere à dispensa legal do pagamento de determinado tributo, enquanto a anistia é a renúncia fiscal relacionada às multas tributárias.
B - (ERRADA) Imunidade não se confunde com exclusão do crédito tributário, pois é uma limitação constitucional ao poder de tributar, evitando a própria ocorrência do tributo. Já a remissão está relacionada à extinção do crédito tributário, conforme estabelecido no artigo 156, inciso IV, do CTN.
C - (ERRADA) Tanto a transação quanto a compensação são mecanismos de extinção do crédito tributário, como disposto nos incisos II e III do artigo 156 do CTN, respectivamente, e não causas de sua exclusão.
D - (ERRADA) A decadência é o prazo em que a Fazenda Pública perde o direito de constituir o crédito tributário, portanto, é uma causa de extinção desse crédito, conforme o artigo 156, inciso V, do CTN. A novação é um instituto do direito civil que extingue uma obrigação e cria uma nova em substituição.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - (CORRETA) - Isenção e anistia são hipóteses de exclusão do crédito tributário (art. 175, I e II do CTN). Uma consiste na dispensa do tributo; a outra na dispensa do pagamento da multa;
B - (ERRADA) - Imunidade é hipótese de não inicidência tributária constitucionalmente qualificada; ao passo que remissão é causa de extinção do crédito tributário (art. 156, IV, CTN).
C - (ERRADA) - Transação e compensação constituem causas de extinção do crédito (art. 156, II e III, CTN);
D - (ERRADA) - Decadência é hipótese de extinção do crédito (art. 156, V, CTN); ao passo que novação é hipótese de extinção de obrigação civil.
GABARITO: LETRA A.
CTN: Art. 175. Excluem o crédito tributário:
I - a isenção;
II - a anistia.
Alguém sabe explicar a diferença precisa entre extinção e exclusão do crédito tributário? Obrigado.
A exclusão ocorre exclusivamente em caso de promulgação de lei que determina a não-exigibilidade do crédito tributário por parte do sujeito ativo (Estado).
Extinção do crédito tributário é qualquer ato jurídico ou fato jurídico que faça desaparecer a obrigação respectiva.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A9dito_tribut%C3%A1rio
Apenas para complementar, segundo o artigo 175, parágrafo uínico, do CTN, "A exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela conseqüente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo