Determinada empresa do setor de construção civil participou...
A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O artigo 38 da Lei nº 14.133/2021 determina que, quando o profissional é indicado para fins de pontuação em licitação com julgamento por técnica e preço, este profissional deve participar da diretamente execução do contrato:
Vemos, então, que nos termos dos artigos 38 e 67, §6º, da Lei nº 14.133/2021, Túlio deverá participar da execução da reforma, sendo admitida a sua substituição somente por profissional de experiência equivalente ou superior, condicionada à aprovação pela administração pública. Desse modo, a resposta da questão é a alternativa D.
Gabarito do professor: D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 67 § 6º Os profissionais indicados pelo licitante na forma dos incisos I e III do caput deste artigo deverão participar da obra ou serviço objeto da licitação, e será admitida a sua substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada pela Administração.
Gabarito: D.
Fundamentação: Artigo 67, § 6º.
Os profissionais indicados pelo licitante na forma dos incisos I e III do caput deste artigo deverão participar da obra ou serviço objeto da licitação, e será admitida a sua substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada pela Administração.
[GABARITO: LETRA D]
Art. 67. A documentação relativa à qualificação técnico-profissional e técnico-operacional será restrita a:
§ 6º Os profissionais indicados pelo licitante na forma dos incisos I e III do caput deste artigo deverão participar da obra ou serviço objeto da licitação, e será admitida a sua substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada pela Administração.
FONTE: LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021.
GABARITO D (Túlio deverá participar da execução da reforma, sendo admitida a sua substituição somente por profissional de experiência equivalente ou superior, condicionada à aprovação pela administração pública.)
Embora a empresa tenha sido a vencedora, utilizou funcionário para obtenção de pontuação, de modo que a execução deverá ter a participação do funcionário ou de outro no mínimo equivalente ao dispensado – artigos 38 e 67, §6º, da lei 14133/21, mitigando-se a regra contratual intuitu personae (fora letra E).
Art. 38. No julgamento por melhor técnica ou por técnica e preço, a obtenção de pontuação devido à capacitação técnico-profissional exigirá que a execução do respectivo contrato tenha participação direta e pessoal do profissional correspondente.
Art. 67. A documentação relativa à qualificação técnico-profissional e técnico-operacional será restrita a: I - apresentação de profissional, devidamente registrado no conselho profissional competente, quando for o caso, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de obra ou serviço de características semelhantes, para fins de contratação; (...) III - indicação do pessoal técnico, das instalações e do aparelhamento adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada membro da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos; (...) § 6º Os profissionais indicados pelo licitante na forma dos incisos I e III do caput deste artigo deverão participar da obra ou serviço objeto da licitação, e será admitida a sua substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada pela Administração.
Quanto à letra B, o erro é que não se exige sequer vínculo empregatício de acordo com entendimento da doutrina e do TCU, desarrazoando-se pretensão à estabilidade laboral.
https://conlicitacao.com.br/exigencia-de-vinculo-empregaticio-responsavel-tecnico/
Gabarito: D
Quando a empresa, para ganhar pontuação na licitação, indica as qualificações de um de seus profissionais, passa a ser obrigatória a participação desse profissional na hora da realização do objeto licitado [ou então de um substituto, desde que tenha qualificação igual ou superior].
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo