Com referência às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguí...
Em ‘Se o atrai tanto, tente entrar apesar da minha proibição’, a expressão ‘apesar da’ está empregada com o mesmo sentido de não obstante a.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO.
Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização.
Verbo no indicativo → conjunção adversativa.
Verbo no subjuntivo → conjunção concessiva.
Atentem para a locução "não obstante", visto que pode conferir à estrutura dois sentidos: adversativo ou concessivo. Para tanto, é preciso observar o verbo: se for locução subordinativa concessiva, o verbo deve estar no infinitivo, no subjuntivo ou introduzindo adjunto adverbial; se for locução coordenativa adversativa, o verbo deverá estar no modo indicativo.
Leiamos o excerto:
"Se o atrai tanto, tente entrar apesar da minha proibição."
Observe que o verbo principal da locução verbal "tente entrar" está no infinitivo, de modo que a locução "não obstante" só pode estar conferindo à estrutura noção concessiva.
Certo.
Obs.: a estrutura "não obstante" e "não obstante a" encerram idêntico valor. Esse "a" nada mais é do que o artigo definido, que pode ou não ser inserido antes de pronomes possessivos (minha, sua, nossa, etc.)
Não obstante = apesar da
O não obstante pode ser tanto adversativo como concessivo. Análise sempre o contexto para que possa julgar.
"Deixe o suor pelo caminho"
Conjunções Concessivas: ideias opostas, contraste
Ex: embora, ainda que, mesmo que, posto que, por mais que, se bem que, conquanto, dado que, não obstantem, malgrado, nem que, a despeito que
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo