Uma lei que seja publicada no Diário Oficial da União sem cl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q59880 Direito Civil
Com relação à Lei de Introdução ao Código Civil e à disciplina
legal da propriedade, aos atos ilícitos e aos contratos, julgue os
próximos itens.

Uma lei que seja publicada no Diário Oficial da União sem cláusula de vigência entrará em vigor 45 dias após sua publicação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), que trata sobre o prazo para uma lei entrar em vigor.

A questão afirma que uma lei publicada no Diário Oficial da União sem cláusula de vigência entrará em vigor 45 dias após sua publicação. Essa afirmação está correta.

A justificativa para essa resposta está no artigo 1º da LINDB, que estabelece o seguinte: "Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país 45 dias depois de oficialmente publicada". Portanto, quando uma lei é publicada e não inclui uma cláusula específica de vigência, aplica-se automaticamente o prazo de 45 dias.

Exemplo prático: Imagine que uma nova lei sobre trânsito é publicada no Diário Oficial em 1º de janeiro. Se ela não especificar uma data para começar a valer, então, de acordo com a LINDB, essa lei entrará em vigor no dia 15 de fevereiro, ou seja, 45 dias após a publicação.

A alternativa correta, portanto, é C - certo, pois está de acordo com o que é estabelecido pela LINDB.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certa.

LICC.

Art. 1o  Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

Denomina-se vacatio legis o período de tempo que se estabelece entre a publicação e a entrada em vigor da lei. Neste intervalo de tempo a lei não produzirá efeitos.

Segundo dispõe o artigo primeiro da LICC, a lei começa a vigorar em todo o país 45 dias depois de oficialmente publicada, salvo disposição em contrário. Portanto, sua obrigatoriedade não se inicia no dia de sua publicação, salvo se ela própria assim o determinar.
O intervalo entre a data da publicação e a entrada em vigor chama-se "vacatio legis" e a contagem do prazo para entrada em vigor da lei que estabeleça período de vacância far-se-á com a inclusão do dia da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral (art.8o, parágrafo 1o, da LC 95/98, com redação da LC 107/01).
Obs. O prazo de 45 dias não se aplica a decretos e regulamentos e nos Estado estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 3 meses depois de oficialmente publicada.
CERTA!
                                                 VIGÊNCIA DA LEI NO TEMPO [Art. 1º LINDB]
 PROMULGAÇÃO...............................[PUBLICAÇÃO.....................VIGÊNCIA ]
    [........VACATION LEGIS......................]
VACATION LEGIS: É opcional.
Em caso de omissão:
45d no Brasil  e 3 meses no exterior
Art. 1ºSalvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País quarenta e cinco dias depois de oficiamente publicada.
§ 1ºNos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 3 m depois de oficialmente pub.



Item correto. Clique no mapa abaixo para ampliar.

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo