Um documento arquivístico é confiável quando ele mantém rela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q59886 Arquivologia
Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens subsequentes.

Um documento arquivístico é confiável quando ele mantém relações com os demais documentos do órgão que refletem suas funções e atividades.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Vamos entender por que a alternativa correta é "errado" e discutir os conceitos fundamentais de arquivologia envolvidos.

Um documento arquivístico é considerado confiável quando ele possui autenticidade e integridade. Na arquivologia, esses termos têm significados específicos e são fundamentais para a gestão documental:

Autenticidade: Refere-se à característica de um documento ser o que diz ser. Para que um documento seja autêntico, ele deve ter uma origem conhecida e ser genuíno. Isso significa que o documento deve ser criado por uma pessoa ou entidade devidamente autorizada e não deve ter sido alterado ou adulterado.

Integridade: Significa que o documento está completo e não foi adulterado desde sua criação. Um documento íntegro possui todas as informações necessárias e não sofreu modificações que possam comprometer seu conteúdo original.

A questão sugere que a confiabilidade de um documento arquivístico está relacionada apenas ao fato de ele manter relações com outros documentos do órgão que refletem suas funções e atividades. No entanto, isso não é suficiente para garantir a confiabilidade de um documento arquivístico. As relações com outros documentos são importantes para o contexto e a organização do acervo, mas a confiabilidade é uma característica intrínseca ao documento, dependente de sua autenticidade e integridade.

Assim, a afirmação está incorreta porque não menciona os aspectos essenciais de autenticidade e integridade, que são fundamentais para a confiabilidade de um documento arquivístico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO!

Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de produção bem controlados. Dificilmente, pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção.

Exigência: Para garantir a confiabilidade, o programa de gestão arquivística dos órgãos e entidades deve assegurar que os documentos arquivísticos sejam produzidos no momento em que ocorre a ação, ou imediatamente após, por pessoas diretamente envolvidas na condução das atividades e devidamente autorizadas; e com o grau de completeza requerido tanto pelo próprio órgão ou entidade como pelo sistema jurídico.

Descreveu-se o principio da organicidade, não a confiabilidade de um documento.

Está errado pq é princípio da organicidade?

Sim Carla, está errado por que descreveu o Princípio da Organicidade.

PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE:

O documento arquivístico se caracteriza pela organicidade, ou seja, pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, que os contextualiza  no conjunto ao qual pertencem. Os documentos arquivisticos apresentam um conjunto de relações que devem ser mantidas.

Exigência: Os procedimentos de gestão arquivísticas devem registrar e manter as relações entre os documentos e a sequência das atividades realizadas, por meio da aplicação de um plano de classificação.

A definição do Princípio da Confiabilidade já foi descrito perfeitamente pela colega abaixo.

Bons estudos!

O CESPE misturou os conceitos.

Confiabilidade é uma característica ligada à autenticidade, ou seja, é a verificação da veracidade de um documento. 

Como o colega disse: a questão conceituou o princípio da organicidade que é a relação que os conjuntos documentais estabelecem entre si.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo