Sobre a vigilância em saúde e meio ambiente do trabalho, ass...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: MPT Órgão: MPT Prova: MPT - 2024 - MPT - Procurador(a) do Trabalho |
Q2449495 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a vigilância em saúde e meio ambiente do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - As ações de vigilância em saúde do trabalhador, juntamente com as de vigilância sanitária e de vigilância epidemiológica, são de atribuição do Sistema Único de Saúde, sistema que também participa da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico necessárias para a redução do risco de doenças.

A questão aborda a vigilância em saúde e meio ambiente do trabalho no contexto das atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS). Para respondê-la corretamente, é necessário compreender o papel do SUS nas ações de vigilância, que incluem a vigilância em saúde do trabalhador, a vigilância sanitária, e a vigilância epidemiológica.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B está correta porque descreve de forma abrangente as atribuições do SUS. O SUS é responsável pela formulação e execução de políticas que visam a redução dos riscos à saúde, incluindo o saneamento básico, que é essencial para prevenir doenças. Esse papel está claramente definido na Constituição Federal e nas leis que regulamentam o sistema de saúde no Brasil.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa A está incorreta porque a Constituição Federal autoriza expressamente a participação do SUS nas iniciativas de controle e fiscalização de produtos tóxicos. O controle de tais produtos está diretamente relacionado à vigilância sanitária, uma das funções do SUS.

C: A alternativa C está incorreta pois embora o SUS colabore com a proteção ao meio ambiente do trabalho, não é ele quem realiza o incremento tecnológico dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho. Essa é geralmente uma atribuição das próprias empresas e dos serviços especializados.

D: A alternativa D está incorreta porque, embora o SUS participe da vigilância em saúde do trabalhador e da proteção ambiental, a decisão sobre autorizações de funcionamento de empreendimentos com potencial de degradação ambiental é de responsabilidade de órgãos ambientais e não diretamente do SUS.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

I – a execução de ações:

a) de vigilância sanitária;

b) de vigilância epidemiológica;

c) de saúde do trabalhador; e

d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

II – a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

III – a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;

IV – a vigilância nutricional e a orientação alimentar;

V – a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

VI – a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção;

Resposta: B

Lei 8.080, Art. 16. À direção nacional do SUS compete:

I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

II - participar na formulação e na implementação das políticas:

a) de controle das agressões ao meio ambiente;

b) de saneamento básico; e

c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

III - definir e coordenar os sistemas:

a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

b) de rede de laboratórios de saúde pública;

c) de vigilância epidemiológica; e

d) vigilância sanitária;

,

Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): (...)

§ 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

 

§ 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

GABARITO : B

A : FALSO

CF. Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; (...) VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

B : VERDADEIRO

Lei nº 8.080/90. Art. 6.º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): I - a execução de ações: a) de vigilância sanitária; b) de vigilância epidemiológica; c) de saúde do trabalhador; d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica; e) de saúde bucal; II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.

C : FALSO

Não há previsão legal para o incremento tecnológico dos SESMTs, referido na assertiva.

D : FALSO

Não há previsão legal para a participação nas decisões a respeito de autorização do funcionamento de empreendimentos que possam causar riscos de degradação ambiental, referida na assertiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo