Relativamente à gestão organizacional das finanças públicas,...
No modelo de orçamento-programa, cada gasto associa-se a uma finalidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
• Os programas, isto é, instrumentos de integração dos esforços governamentais para a concretização dos objetivos;
• Os custos dos programas, medidos por intermédio dos meios ou insumos (pessoal, material, equipamentos, etc.) necessários para a obtenção dos resultados;
• Medidas de desempenho com a finalidade de medir as realizações (produto final) e os esforços despendidos na execução dos programas."
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Fontes:
https://repositorio.enap.gov.br/
https://www.congressonacional.leg.br/
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO.
Como instrumento de programação econômica, o orçamento-programa procura levar os decisores públicos a uma escolha racional, que maximize o dinheiro do contribuinte, destinando os recursos públicos a programas e projetos de maior necessidade. As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis. O gasto público no orçamento programa deve estar vinculado a uma finalidade. A vinculação entre planejamento e orçamento passa a ocorrer no orçamento-programa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Q287284 CESPE - 2012
O orçamento-programa consagra o princípio de que o gasto público deve estar vinculado a uma finalidade. CERTO
Modelos de orçamento
TRADICIONAL => É marcado pela falta de planejamento da ação governamental. Sendo assim, pode-se afirmar que é um mero instrumento contábil. Isto é, uma peça meramente contábil financeira (registro de entradas e saídas).
DESEMPENHO => A ênfase não era apenas o equilíbrio financeiro, mas também o resultado dos gastos, isto é, a eficácia desses gastos em aspecto amplo.
Nesse sentido, o orçamento de desempenho apresenta programas de trabalho contendo ações a serem desenvolvidas. Em outras palavras, o objetivo de gasto é secundário, o objetivo primário é o resultado.
BASE ZERO => Prioriza-se aqui a análise crítica de todos os recursos solicitados. Ou seja, questiona-se as reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com nenhum montante inicial.
Dessa forma, a partir da análise dos objetivos e necessidades de cada área, é possível liberar recursos. Todavia, é necessário que CADA Administração justifique seu orçamento (não existe uma justificativa uma).
PROGRAMA => Enquanto que no orçamento tradicional o critério contábil é o grande limitador, no orçamento-programa fala-se em critério funcional-programático. Ou seja, organiza-se as ações do governo sob a forma de PROGRAMAS visando proporcionar maior racionalidade e eficiência.
Dessa maneira, o planejamento e o orçamento são integrados: a partir de um é possível elaborar o outro.
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/conheca-os-4-modelos-de-orcamento-publico-e-suas-principais-caracteristicas/#:~:text=Como%20deve%20bem%20saber%2C%20existem,Lei%20Or%C3%A7ament%C3%A1ria%20Anual%20(LOA).
ORÇAMENTO-PROGRAMA
Integração entre planejamento e orçamento.
Visa objetivos e metas.
Consideram-se as análises das alternativas disponíveis e todos os custos.
Ênfase nos aspectos administrativos e de planejamento.
Classificação principal: funcional-programática.
Utilização sistemática de indicadores para acompanhamento e aferição dos resultado.
Controle visa a eficiência, eficácia e efetividade.
CONCEITOS DE ORÇAMENTO:
TRADICIONAL: desvinculado de planejamento, foco só contábil, objetiva controle político do legislativo sobre o executivo, lei de meios, se limita a previsão de receita e despesas.
DESEMPENHO: ênfase no desempenho organizacional final, não é só questão contábil, mas sem planejamento central.
BASE ZERO: não vingou no BR, necessidade de justificar todo programa no início de cada ciclo orçamentário, ausência de vinculação com orçamento anterior, demanda análise, revisão, avaliação de todas as despesas.
PROGRAMA: adotado no BR a partir da lei 4320, vinculação ao planejamento, definição prévia e clara dos objetivos governamentais, foco no aspecto administrativo da gestão, valoriza aspectos gerenciais e alcance de resultados, tem 4 aspectos: político, econômico, contábil e jurídico.
PARTICIPATIVO: adotado no BR, não é novo modelo-apenas modo como alguns elementos são postos no orçamento, consulta prévia e direta da população, opinião popular não vincula, só existe no âmbito municipal (Estatuto das Cidades).
O orçamento programa atua com planejamento das execuções e foca nos objetivos e finalidades do gasto público.
Características com alto índice de cobrança do orçamento programa:
● O orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.
● A alocação de recursos visa à obtenção de objetivos e metas.
● A estrutura do orçamento está voltada para aspectos de planejamento e administrativo.
● O controle foca na avaliação da eficiência, eficácia e efetividade dos gastos.
FONTE: ESTRATÉGIA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo