Questões de Concurso
Comentadas por alunos sobre qualidade no atendimento ao público em atendimento ao público
Foram encontradas 1.889 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No atendimento ao cidadão com deficiência auditiva nas zonas eleitorais, o atendente deve se comunicar diretamente com o cidadão com deficiência auditiva, mesmo se ele estiver acompanhado.
Conforme Chiavenato (2007), “O sistema de comunicação envolve, no mínimo dois grupos: o remetente (fonte) e o receptor (destino), isto é, o que envia a comunicação e o que a recebem. A fonte é o ponto inicial e o destino, o ponto final da comunicação. Entre eles existem mais de quatro componentes do processo: a transmissão, o canal, a recepção e o ruído”. Para entender a importância de um bom atendimento, inicialmente deve-se entender porque atender bem os clientes é tão importante, e para que isso ocorra, é necessária uma boa comunicação entre as partes.
Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wpcontent/uploads/2016/12/Estela_Alves_Santos.pdf>. Acesso em: 27 set. 2024.
Nesse contexto, qual das abordagens é recomendada para um bom atendimento ao público?
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
O atendimento ao público é exclusivamente uma responsabilidade dos atendentes, não envolvendo outros setores da empresa. Na verdade, um bom atendimento é uma filosofia que deve ser adotada por todos os colaboradores, pois a experiência do cliente é impactada por cada interação que ele tem com a empresa, desde a publicidade até o suporte pós-venda.
I- Deve-se ter boa vontade, profissionalismo e, acima de tudo, respeito ao público, buscando sempre ouvir o que as pessoas têm a dizer. Além disso, é importante conhecer a estrutura organizacional e as atividades realizadas pelos funcionários. Tais informações são fundamentais para tornar um atendimento eficiente.
II- Em relação à postura recomenda-se, por exemplo, colocar-se no lugar das pessoas e procurar atender às expectativas. Preste atenção: não apenas ouça as pessoas, mas se esforce para entender o real significado do que dizem. Seja gentil, atencioso e disposto.
III- Em relação à comunicação recomenda-se, por exemplo, evitar bocejar, tossir ou emitir sons que possam ser interpretados como sinal de desleixo pela pessoa atendida. Não falar baixo nem gritando, usar um tom moderado, procurar transmitir as informações de maneira rápida e correta.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
Como forma de resolver esse problema, ele precisa
Uma possível solução para os problemas apresentados, utilizando a abordagem de Design de Serviço, seria
Há certos aspectos do serviço público que não se medem pelo simples cumprimento exterior das normas (como o atendimento ao público ou os serviços de saúde), mas pela qualidade com que as regras são observadas e desta forma contribuem para o melhor desenvolvimento da função pública a qual se relaciona.
( ) Não agir com robotismo, ou seja, quando o funcionário passa a dar respostas ou agir de forma mecanizada. ( ) Tratar o cliente de forma fria, distante ou até desagradável. ( ) Não ser apático, sempre mostrar empatia com o cliente. ( ) Fazer o possível para sanar todas as dúvidas e dificuldades daquele cliente, e não tentar livrar-se dele sem resolver o problema.
I.Declarar incapacidade de ajudar imediatamente pode ser frustrante para o cliente. Em vez disso, é preferível explicar os limites da situação e oferecer alternativas ou encaminhamentos para resolver o problema.
II.Indicar desinteresse pelos problemas do cliente pode criar uma experiência negativa. Mesmo que o problema não esteja diretamente relacionado ao atendente, é importante transmitir empatia e encaminhar o cliente para a pessoa ou departamento correto.
III.Transmitir uma mentalidade inflexível ou desinteresse em melhorar a situação pode afetar negativamente a imagem da empresa. Em vez disso, é melhor expressar disposição para buscar soluções e melhorias, se aplicável, e informar sobre possíveis passos a serem tomados.
É correto o que se afirma em: