Questões de Concurso

Foram encontradas 157 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2345795 Português

leia o fragmento a seguir, retirado do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, que tinha como pano de fundo a seca que assolou o Nordeste em 1915. 



Encostado ao mourão da porteira de paus corridos, o vaqueiro das Aroeiras aboiava dolorosamente, vendo o gado sair, um a um, do curral.


junta de bois mansos passou devagarinho.


O velho touro da fazenda saiu, arrogante. Garrotes magros, de grandes barrigas, empurravam as vacas de cria, atropelando-se. Até que a derradeira rês, a Flor do Pasto, fechando a marcha, também transpôs a porteira e passou junto de Chico Bento que lhe afagou com a mão a velha anca rosilha, num gesto de carinho e despedida.


Da janela da cozinha, as mulheres assistiam à cena. Choravam silenciosamente, enxugando os olhos vermelhos na beira dos casacos ou no rebordo das mangas.


Saída a última rês, Chico Bento bateu os paus na porteira e foi caminhando devagar, atrás do lento caminhar do gado, que marchava à toa, parando às vezes, e pondo no pasto os olhos tristes, como numa agudeza de desesperança. 



Sobre a estruturação desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2345787 Português
Assinale a opção em que a expressão destacada tem valor de adjetivo
Alternativas
Q2345784 Português
  Imagem associada para resolução da questão

Hipálage é uma figura em que o adjetivo ligado logicamente a um substantivo, é deslocado para outro substantivo da mesma frase; assinale a opção em que não ocorre uma hipálage
Alternativas
Q2345780 Português

Leia o texto a seguir.



Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último “Quarto de Badulaques”. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário (...). O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário (...). Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado. 


Alves, Rubem. Quarto de badulaques. São Paulo. Ed. Parábola Editorial. 2003.



O texto da carta faz menção a duas variedades linguísticas, que são: 

Alternativas
Q2345775 História

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Seu texto afirma:


Semear as sementes da vitória.


Plante e faça crescer seu próprio vegetal.


“Cada jardim uma planta munição”


Escreva para a Comissão Nacional de Jardins de Guerra em Washigton para livros gratuitos de jardinagem, enlatamento e secagem.



Sobre a interpretação do pôster, assinale a afirmativa correta.   

Alternativas
Q2345774 História
Assinale a opção que apresenta corretamente um fator explicativo para a intervenção dos Estados Unidos na governabilidade de Salvador Allende no Chile. 
Alternativas
Q2345773 História

As afirmativas a seguir apresentam diferentes interpretações sobre a instauração da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).


I. A tomada do poder de Estado foi precedida de uma bem orquestrada política de desestabilização que envolveu corporações multinacionais, o capital brasileiro associado-dependente, o governo dos Estados Unidos e militares brasileiros.


II. Essa campanha englobou a maioria das classes dominantes, incluindo a chamada burguesia “nacional”, da qual tantos políticos e intelectuais e até mesmo oficiais militares esperavam um posicionamento nacionalista e reformista. Contrariando tais expectativas, a burguesia “nacional” assistiria passivamente e até mesmo apoiaria a queda de João Goulart, condenando na prática a sua alternativa socioeconômica distributiva e nacionalista e ajudando a ancorar firmemente o Estado brasileiro à estratégia global das corporações multinacionais. 


III. A tomada do poder pelos militares, em 1964, representou uma ruptura do antigo padrão das relações entre civis e militares e o aparecimento de um novo papel para estes na sociedade brasileira. Minha argumentação principal é que a instituição militar não é um fator autônomo, mas deve ser pensada como subsistema que reage a mudanças no conjunto do sistema político. 


A respeito dos trechos citados, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


(   ) I e II consideram o ambiente político do contexto prévio como chave explicativa para compreender o evento da ditadura.


(   ) I e III concordam que a relação inalterável e histórica entre a sociedade civil e os militares foi determinante para a materialização da ditadura.


(   ) II e III discordam que a principal novidade do evento foi a ocupação do governo brasileiro por militares, situação que já havia ocorrido na história nacional.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Q2345772 História

Leia a nota introdutória da revista Cultura Política de setembro de 1941 criada durante o Estado Novo, e que tinha como uma de suas funções comunicar a política cultural do regime.



A ordem social, a paz, o trabalho, a tolerância política favorecem o desenvolvimento de todas as capacidades criadoras da coletividade. A vida popular conquista um mais alto nível de estabilidade. Usos, costumes, artes, literatura, ciências adquirem um impulso novo de verdadeira floração intelectual e estética. Estas páginas refletem esse espetáculo extraordinário de renascimento do Brasil Novo. Elas constituem um depoimento vivo e irretorquível do espírito de paz, de concórdia, de tolerância e de unidade que hoje desfrutamos. 


Fonte: GOMES, Ângela de Castro. História e Historiadores


Rio de Janeiro: FGV Editora, 2013.



Com base no trecho, assinale a opção que apresenta, corretamente, o recurso utilizado pela política cultural do Estado Novo para a construção da identidade nacional. 

Alternativas
Q2345770 História
Sobre as Guerras Guaraníticas, analise as afirmativas a seguir.

I. O descontentamento da população guarani foi gerado pela troca entre Espanha e Portugal da região das missões jesuíticas do Paraguai pela Colônia de Sacramento.
II. A perseguição ao líder da resistência indígena Sepé Tiarayú provocou a intensificação do confronto entre espanhóis e portugueses, que lutavam pelo poder na região.
III. Após a derrota indígena, os europeus puderam cumprir com as delimitações fronteiriças, determinadas pelo Tratado de Madri.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2345769 História

Analise os fragmentos a seguir. 



O governo renovará esforços para dotar a nossa pátria com o Código Civil fundado nas sólidas bases da justiça e equidade. A força policial da capital do império carece de aumento e de organização mais adaptada às funções que lhe são próprias. Muito importa a segurança pública aperfeiçoar a nossa legislação repressiva da ociosidade no intuito de promover pelo trabalho a educação moral. 


A extinção do elemento servil, pelo influxo do sentimento nacional e das liberalidades particulares, em honra do Brasil foi adiantada pacificamente de tal modo, que é hoje aspiração aclamada por todas as classes, com admiráveis exemplos de abnegação da parte dos proprietários. 


Isabel, princesa imperial regente.


3 de maio de 1888.


A principal atenção do dia é a abolição do cativeiro, que ocupa o último lugar na fala a fim de realizar a palavra do evangelho: os últimos serão os primeiros. Em que consiste o aperfeiçoamento das leis repressivas da ociosidade? Pretende o governo argumentar as penas do código criminal? Inventar novos delitos? Instituir uma polícia inquisitorial e arbitrária, encarregada de regular o trabalho alheio? Parece que o governo está imbuído da falsa ideia de que o liberto se torna inimigo do trabalho e da ordem pública. A experiência prova o contrário. E ainda que assim não fosse, as medidas legislativas que pretendessem regular fenômenos que escapam sua alçada seriam ineficazes ou inúteis.


Gazeta da Tarde, 7 de maio de 1888



Sobre o comentário do periódico ao discurso abolicionista da princesa Isabel, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2345768 História

Vede, Veneráveis Irmãos, por quem e por que meios esta questão tão difícil demanda ser tratada e resolvida. Tome cada um a tarefa que lhe pertence; e isto sem demora, para que não suceda que, adiando o remédio, se tome incurável o mal, já de si tão grave.


Façam os governantes uso da autoridade protetora das leis e das instituições; lembrem-se os ricos e os patrões dos seus deveres; tratem os operários, cuja sorte está em jogo, dos seus interesses pelas vias legítimas; 


Nós desejamos que compreendam isto sobretudo aqueles cuja missão é velar pelo bem público. Façamos tudo quanto estiver ao nosso alcance para salvação dos povos, e, sobretudo, alimentem em si e acendam nos outros, nos grandes e nos pequenos a caridade, senhora e rainha de todas as virtudes. Portanto, a salvação desejada deve ser principalmente o fruto duma grande efusão de caridade.


Rerum Novarum: sobre a condição dos operários. 1891. 



Assinale a opção que indica a ideologia das ideias manifestadas no trecho acima. 

Alternativas
Q2345767 Ciências
A energia é necessária para manter vivos todos os organismos dentro de um ecossistema. Ela se origina do Sol e é acumulada, graças à fotossíntese, em um produto biológico utilizável e que pode ser transferido entre organismos.

Com relação ao fluxo de energia nas cadeias alimentares, analise as afirmativas a seguir.

I. A pirâmide de energia nunca é invertida, sendo uma consequência natural das leis da termodinâmica, que são universais. 
II. A energia, em uma cadeia alimentar, flui de maneira cíclica, atendendo ao princípio da conservação da energia, pois a quantidade total de energia em um sistema permanece constante.
III. Nos ecossistemas, o número de níveis tróficos é ilimitado, ainda que a disponibilidade de energia diminua ao longo da cadeia.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2345765 Ciências

Leia os versos a seguir.
A erosão parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o chão.
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a erosão...
Erosão. Luiz Gonzaga.

Com relação à erosão, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(   ) Pode-se considerar que o trecho da música citado acima faz referência à forma erosiva chamada voçoroca.
(   ) Nas encostas muito inclinadas, para se reduzir a erosão, as plantações podem ser feitas usando a técnica chamada de terraceamento ou cultivo em terraços.
(   ) A retirada da mata-galeria prejudica o solo, favorecendo a erosão.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q2345764 História
Na América espanhola, o levante alto-peruano de Tupac Amaru forneceu as primeiras demonstrações que, nas últimas duas décadas do século XVIII, descontentamentos coletivos com aspectos da administração vice-reinal eram temidos pelas autoridades régias como portadores de uma explosiva carga de contestação. Neste ponto, situações semelhantes são observáveis, pela mesma época, na América portuguesa, com os movimentos de Minas Gerais (1789) e da Bahia (1798), nos quais a atitude das autoridades vice reinais lusas foi bastante próxima das espanholas.  Contudo, no caso de Tupac Amaru, a perspectiva do retorno também implica, de certo modo, numa projeção de futuro que, nos casos luso americanos, é mais claramente assumida.

Adaptado de: PIMENTA, João Paulo. O Brasil e a América espanhola (1808-1822). Universidade de São Paulo, 2003.

Com base no trecho, assinale a opção que explicita corretamente a relação entre os eventos mencionados. 
Alternativas
Q2345763 Ciências
A professora de Ciências pediu, em uma aula de laboratório, que seus alunos descobrissem a densidade de uma pedra, cujo peso é 0,64N, dado que ela informou aos alunos. Ela pediu que seus alunos considerassem a aceleração da gravidade 10 m/s². 

A professora também forneceu a seus alunos uma proveta graduada contendo o volume de 64ml de água. Os alunos colocaram a pedra na proveta e observaram que o volume passou para 84ml.

Depois de alguns cálculos, os alunos concluíram, corretamente, que a densidade da pedra, em g/cm³, era 
Alternativas
Q2345762 História

Analise a imagem a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que descreve corretamente uma política mantida pelos espanhóis após a conquista do território do Império Inca. 

Alternativas
Q2345760 História

A gestão hostil de escravos é regularmente associada a fazendeiros, feitores e patrulhas, no entanto, a produção de trabalhadores negros estava longe de ser um fenômeno terrestre. Não basta dizer que os africanos foram capturados, transformados em mercadorias, enviados para fora da África, vendidos a compradores interessados e transformados em escravos, uma vez transferidos para as plantações. O processo de fabricação humana e os porões interiores dos navios mercantes serviram como locais em que marinheiros desumanizaram os cativos, reforçaram a dependência, infligiram dor, estabeleceram autoridade e interromperam qualquer senso de controle sobre as próprias vidas pessoais no futuro próximo e distante.


Adaptado de: MUSTAKEEM, Sowande´M. Slavery at sea. Terror, Sex, and Sickness in the Middle Passage. Urbana: University of Illinois Press, 2016.



De acordo com o trecho, o autor, ao observar o tráfico atlântico de escravizados, considera 

Alternativas
Q2345759 Ciências

Oscar ou apaiari são alguns dos nomes populares do Astronotus ocellatus, espécie nativa da bacia amazônica que invadiu o rio Tietê, no interior de São Paulo


Nas análises de risco de invasão, usando protocolos globais de avaliações de exóticos, foi constatado que o oscar sempre está em alto nível. Ele e o tucunaré, outro invasor dos rios do Sudeste, são de alto risco.


Adaptado de G1 – Campinas e região, 31/03/2023.



A relação ecológica estabelecida entre uma espécie invasora e uma espécie nativa que disputam um recurso é do tipo 

Alternativas
Q2345756 História
A perspectiva de deter o movimento luterano se deu através de medidas energéticas e de uma renovação interna da Igreja.

Assinale a opção que descreve corretamente uma estratégia da Igreja Católica para o enfrentamento das novas perspectivas reformistas. 
Alternativas
Q2345755 Ciências
Um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas, o teleférico, foi reaberto ao público. Esse teleférico mede 1,5 mil metros de extensão e seu cume está a 1,7 mil metros acima do nível do mar. 
Adaptado de G1 Sul de Minas, 01/04/2023.

Uma turista capixaba, cujo peso é 70Kg, embarcou no teleférico e foi levada ao seu ponto mais alto. 

Considere a aceleração da gravidade 10 m/s².   

Em relação à sua cidade natal, Vitória (ES), que deve ser considerada ao nível do mar, a energia potencial da turista quando chegou ao ponto mais alto do teleférico é igual a 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: C
6: D
7: B
8: A
9: A
10: D
11: D
12: A
13: D
14: B
15: B
16: C
17: B
18: B
19: B
20: C