Questões de Concurso

Foram encontradas 165 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2345795 Português

leia o fragmento a seguir, retirado do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, que tinha como pano de fundo a seca que assolou o Nordeste em 1915. 



Encostado ao mourão da porteira de paus corridos, o vaqueiro das Aroeiras aboiava dolorosamente, vendo o gado sair, um a um, do curral.


junta de bois mansos passou devagarinho.


O velho touro da fazenda saiu, arrogante. Garrotes magros, de grandes barrigas, empurravam as vacas de cria, atropelando-se. Até que a derradeira rês, a Flor do Pasto, fechando a marcha, também transpôs a porteira e passou junto de Chico Bento que lhe afagou com a mão a velha anca rosilha, num gesto de carinho e despedida.


Da janela da cozinha, as mulheres assistiam à cena. Choravam silenciosamente, enxugando os olhos vermelhos na beira dos casacos ou no rebordo das mangas.


Saída a última rês, Chico Bento bateu os paus na porteira e foi caminhando devagar, atrás do lento caminhar do gado, que marchava à toa, parando às vezes, e pondo no pasto os olhos tristes, como numa agudeza de desesperança. 



Sobre a estruturação desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2345780 Português

Leia o texto a seguir.



Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último “Quarto de Badulaques”. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário (...). O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário (...). Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado. 


Alves, Rubem. Quarto de badulaques. São Paulo. Ed. Parábola Editorial. 2003.



O texto da carta faz menção a duas variedades linguísticas, que são: 

Alternativas
Q2345777 Pedagogia

O docente apresentou a fotografia a seguir e a contextualizou com seus alunos.  


Imagem associada para resolução da questão


Retirada do monumento que homenageava o general confederado Robert E. Lee, na cidade de Charlottesville nos Estados Unidos. O fato resultou em episódios de violência na cidade praticados por supremacistas brancos opositores da decisão.


Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-11/estatua-de-robert-lee-eretirada-em-charlottesville-quatro-anos-depois-da-revolta-dos-supremacistas.html Acessado em 27 de agosto de 2023.



Com base na atividade, analise as afirmativas a seguir que descrevem competências específicas de História previstas na Base Nacional Comum Curricular.



I. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.


II. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.


III. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2345775 História

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Seu texto afirma:


Semear as sementes da vitória.


Plante e faça crescer seu próprio vegetal.


“Cada jardim uma planta munição”


Escreva para a Comissão Nacional de Jardins de Guerra em Washigton para livros gratuitos de jardinagem, enlatamento e secagem.



Sobre a interpretação do pôster, assinale a afirmativa correta.   

Alternativas
Q2345774 História
Assinale a opção que apresenta corretamente um fator explicativo para a intervenção dos Estados Unidos na governabilidade de Salvador Allende no Chile. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: D