Questões de Concurso
Foram encontradas 286 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
São crimes de trânsito, elencados pelo Código de Trânsito Brasileiro, EXCETO:
Marque a alternativa que corresponde ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro, no que se refere as Normas de Circulação e Conduta. É dever do usuário das vias terrestres, EXCETO:
Todos os veículos para transitar na via, deverão ser licenciados anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiverem registrados, EXCETO os veículos:
“(...) O planejamento das ações pedagógicas pactuadas de modo sistemático e integrado é pré-requisito indispensável à organicidade, sequencialidade e articulação do conjunto das aprendizagens perspectivadas, o que requer a participação de todos.”
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação (2013).
Observe o desenvolvimento do planejamento dos professores a seguir:
I. A professora Sílvia considera que a relação entre a previsibilidade e a surpresa leva o educador a uma certa descrença na importância do planejamento. Ela confia na sua capacidade de improvisação e na sua experiência profissional.
II. O professor Carlos acredita que os livros didáticos favorecem a estruturação das suas aulas. Para ele tudo já está planejado nos livros-texto ou nos materiais adotados como ao apoio ao professor.
III. A professora Cleide leva em conta alguns fatores básicos, tais como: onde se pretende chegar, os agentes envolvidos, as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja, os recursos necessários para a sua execução e os mecanismos de avaliação e controle do processo da solução e do produto resultante.
Em relação às descrições a respeito do planejamento dos professores, assinale a opção CORRETA:
Magda Soares, em A escolarização da literatura infantil (1999), ao tratar da escolarização da literatura infantil e juvenil, aponta três instâncias de escolarização da literatura: a biblioteca escolar, o estudo e a leitura de livros e o estudo e leitura de textos. A biblioteca, segundo a autora, escolariza a literatura através de várias estratégias, quais sejam a guarda do acervo, o acesso, o espaço e a socialização da leitura, entre outras. A autora não utiliza o termo escolarização, de forma pejorativa; pelo contrário, para ela, os saberes que circulam se tornam escolarizados, como é a função desse ambiente. Em relação à biblioteca escolar, analise as proposições seguintes em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
I. A biblioteca escolar deve ser pensada como um espaço de criação e de compartilhamento de experiências.
II. A biblioteca escolar deve ser pensada como um espaço de produção cultural em que crianças e jovens sejam criadoras e não apenas consumidoras de cultura
III. A biblioteca escolar deve ser pensada como uma ponte entre o ambiente escolar e o mundo externo.
IV. A biblioteca escolar deve ser pensada como um ambiente que convida as crianças a descobrir e aprofundar o prazer da leitura.
V. A biblioteca escolar deve ser pensada como um depósito de livros.
Assinale a sequência CORRETA:
Antoni Zabala e Laila Arnau (2010) abordam os temas competências e habilidades na área educacional. Em relação a estes temas, leia as asserções a seguir:
I. A competência, no âmbito da educação escolar, deve identificar o que qualquer pessoa necessita para responder ao problema aos quais será exposta ao longo da vida. Portanto, a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.
II. Qualquer competência implica em conhecimentos relacionados a habilidades e atitudes. O termo competência representa a alternativa que supera as dicotomias: memorizar e compreender; conhecimentos e habilidades; teoria e prática [...] A melhoria da competência implica a capacidade de refletir sobre sua aplicação e, para alcançá-la, é necessário o apoio do conhecimento teórico.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Com a troca de experiências proposta por Vygotsky, analise as proposições seguintes em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
I. ( ) O aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho.
II. ( ) O professor naturalmente passa a ser visto como a única fonte de saber na sala de aula.
III. ( ) O aluno mais experiente sobressai-se diante da turma.
IV. ( ) o professor deixa de ser um mediador decisivo, tendo seu papel diminuído.
V. ( ) O aluno mais experiente ganha discernimento e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega.
Assinale a sequência CORRETA:
A respeito dos temas transversais, leia as duas asserções a seguir:
I. O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde e da Orientação Sexual. Com o estudo dos temas transversais, espera-se que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença, intervir de forma responsável.
II. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. Com as questões enfocadas pelos temas transversais surgiu a necessidade de criar novas disciplinas a fim de realizar um trabalho bastante reflexivo.Dessa forma, a problemática dos temas transversais permite que uma das áreas do conhecimento, isoladamente, seja suficiente para abordá-los.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
. Garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos, ao concluir o 3º ano. Esse é o objetivo do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciativa do governo federal - em parceria com estados, municípios e universidades - que visa oferecer formação continuada a professores alfabetizadores. Para alcançar este objetivo, analise em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores:
I. ( ) É preciso que as crianças repitam em coro sílabas, palavras e frases descontextualizadas e que sejam priorizadas atividades de cópia e ditado.
II. ( ) Torna-se fundamental levar à criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita.
III. ( ) O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos devem ser iniciados logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias.
IV. ( ) Os conteúdos da área de Língua Portuguesa devam ser priorizados em detrimento das demais áreas do conhecimento, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade.
Assinale a sequência CORRETA:
Em relação à linguagem oral e escrita, observe o trabalho das três escolas a seguir:
I. Na escola I é esperado que as crianças passem um longo tempo cometendo “erros” ortográficos, antes de estabilizarem o conhecimento das convenções da língua escrita. É preciso que esse tempo seja permitido, para que elas possam descobrir as possibilidades, as convenções e as artimanhas do sistema alfabético-ortográfico. Dessa forma, a valorização da forma como a criança se expressa oralmente é fator decisivo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
II. Na escola II, considera-se que os erros de português são simplesmente diferenças entre a variedade usada no domínio do lar, onde predomina uma cultura de oralidade, em relações permeadas pelo afeto e informalidade e culturas de letramento, como a que é cultivada na escola. Dessa forma, não se pode deixar a criança errar, para evitar que ela fixe o erro. III. Na escola III, as escritas de textos espontâneos pelas crianças são uma grande fonte de informação sobre o que elas sabem e sobre os conteúdos que precisam ser trabalhados para que aprofundem cada vez mais a análise e o conhecimento da língua. Dessa forma, com o tempo, pela interação com a norma padrão de escrita, a criança poderá adotá-la em sua produção
Assinale a alternativa CORRETA:
“O professor autoritário, que se recusa a escutar os alunos, se fecha a esta aventura criadora. Nega a si mesmo a participação neste momento de boniteza singular: o da afirmação do educando como sujeito de conhecimento.”
FREIRE, Paulo (2011).
A partir das reflexões de Paulo Freire sobre a escuta do professor, leia as asserções a seguir:
I. Uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. Neste sentido escutar é obviamente algo que vai mais além da possibilidade auditiva de cada um. Escutar significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro, ao gesto do outro, às diferenças do outro.
II. Ensinar é transferir a inteligência do objeto ao educando, é transferir conteúdo, assim como aprender é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical, de cima para baixo, do professor. É neste sentido que se impõe ao professor escutar o educando em suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória. E, ao escutá-lo, o professor aprende a falar com ele.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado. Nesse sentido, em relação ao ensino de Matemática, leia as afirmações a seguir:
I. É fundamental não subestimar a capacidade dos alunos, reconhecendo que resolvem problemas, mesmo que razoavelmente complexos, lançando mão de seus conhecimentos sobre o assunto e buscando estabelecer relações entre o já conhecido e o novo.
II. Uma aprendizagem em Matemática deve seguir pelo caminho da reprodução de procedimentos e da acumulação de informações, sendo que a exploração de materiais didáticos seja realizada em contextos pouco significativos e de forma artificial.
III. O significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele percebe entre os diferentes temas matemáticos.
IV. No ensino de Matemática o professor deve apresentar o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, fazendo com que o aluno aprenda pela reprodução.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:
Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. Para alcançar essa meta, todas as afirmações a seguir são necessárias, COM EXCEÇÃO de:
Em relação à abordagem interdisciplinar, leia as afirmações a seguir:
I. Pela interdisciplinaridade ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.
II. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.
III. O trabalho interdisciplinar implica na compartimentação das diferentes disciplinas, favorecendo o diálogo entre elas.
IV. A interdisciplinaridade oportuniza o estudo e pesquisa a partir da contribuição de uma única área especializada, colaborando para uma concepção unitária do conhecimento.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:
“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento.”
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria (2007).
Todas as afirmações a seguir estão corretas, COM EXCEÇÃO:
Diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: |
As escolas têm a obrigação de se articular com as famílias. Em relação a essa integração, leia as afirmações a seguir:
I. A família tem direito a ter ciência do processo pedagógico somente nas entregas dos boletins, bimestral ou trimestralmente.
II. Quando a criança percebe que sua família está em uma aliança com a escola, ela se sente muito mais protegida.
III. Os questionamentos feitos pelas famílias não devem comprometer a autoridade da escola, bem como o que já fora estabelecido pelos gestores.
IV. A família, quando se sente acolhida e integrada, participa com entusiasmo das reuniões, tornando-se parceiras no desafio de melhorar o desempenho dos filhos.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:
Para José Carlos Libâneo (1994), “O incentivo à aprendizagem é o conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que as suas necessidades, interesses, desejos, sejam canalizados para as tarefas de estudo.” Nesse sentido, leia as afirmações a seguir:
I. A escola tem como objetivo a seguir “ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular”, mesmo que eles sejam desprovidos de significado e sentido para professores e crianças.
II. A escola deve oferecer também lugar para que os próprios educandos reinventem o conhecimento e criem e recriem cultura.
III. A transmissão de conhecimentos apresentados como verdades acabadas leva os alunos conceberem a escola como fonte de saber e de credibilidade.
IV. A aprendizagem ocorre quando a criança mostra-se interessada e sente-se motivada a aprender, por isso a importância do lúdico na vida escolar.
De acordo com a descrição, justificam APENAS as afirmações:
Em relação à avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, leia as práticas das instituições a seguir:
I. A escola I adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favoreça o crescimento do estudante, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar.
II. Na escola II o caráter quantitativo e classificatório predomina sobre formativo.
III. Na escola III a avaliação do desempenho do aluno é contínua e cumulativa.
A respeito da avaliação do desempenho do aluno, assinale a opção CORRETA:
Em relação ao chamado projeto político-pedagógico, nomeado na LDB como proposta ou projeto pedagógico, leia as duas asserções a seguir:
I. O projeto político-pedagógico, um documento que traz os objetivos da instituição e os meios para alcançá-los, pressupõe uma revisão periódica. Por isso, uma equipe de profissionais grande exige muita mobilização e organização, dificultando o encontro de todos. Dessa forma, cabe aos gestores realizarem as mudanças necessárias, pois esse é o caminho para uma escola democrática e autônoma para todos.
II. O projeto político-pedagógico é o ponto de partida para a conquista da autonomia pela instituição educacional e deve ser assumido pela comunidade educativa, ao mesmo tempo, como sua força indutora do processo participativo na instituição e como um dos instrumentos de conciliação das diferenças, de busca da construção de responsabilidade compartilhada por todos os membros integrantes da comunidade escolar.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
De acordo com a taxionomia de Bloom, qual das descrições abaixo NÃO CORRESPONDE a sua categoria dos domínios de objetivos educacionais?