Questões de Concurso
Foram encontradas 22 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Conhecer sobre o uso dos medicamentos é atribuição central do profissional farmacêutico”. Sobre os psicotrópicos em doenças e problemas físicos leia os itens que seguem, coloque nas questões V (verdadeiro) quando a afirmação for correta e F (falso) quando a afirmação for falsa. Após assinale a questão que contempla a ordem correta das alternativas.
( ) Existem restrições para o uso de antidepressivos tricíclicos, em pacientes com AVC, uma vez que estes indivíduos em sua grande maioria são idosos, e possuem dificuldade de tolerar os efeitos dos mesmos como: hipotensão ortostática, sedação excessiva, agravamento dos problemas cognitivos.
( ) A bupropriona, a maprotilina e a clorimipramina são medicamentos que são utilizados como primeira escolha em pacientes com acidentes vascular cerebral.
( ) Os psicofármacos são frequentemente usados no tratamento das síndromes neuropsiquiátricas em pacientes infectados pelo HIV.
( ) O uso de psicotrópicos em pacientes etilistas em processo de abstinência deve ser evitado uma vez que estas drogas podem favorecer a convulsão e a dependência.
( ) Algumas literaturas sugerem o uso de antipsicóticos em associação, para o tratamento de asma, pois estes evitam a depressão do sistema nervoso central e depressão respiratória.
Com base na leitura das afirmações acima, a ordem CORRETA de cima para baixo está na alternativa:
Leias atentamente os itens que segue e assinale a INCORRETA referente aos antiarrítmicos:
Relacionado a farmacologia da dependência do abuso de drogas, assinale a incorreta:
A Portaria nº344 de 12/05/1998 a qual aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial aponta:
I. A autorização especial como licença concedida pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde a empresas, instituições e órgãos, para o exercício de atividades de extração, produção transformação, fabricação, fracionamento, manipulação, embalagem, distribuição, transporte, reembalagem, importação e exportação das substâncias constantes no regulamento técnico.
II. A cota anual de importação refere-se a quantidade de substâncias das listas A1 e A2 (entorpecentes), A3, B1 e B2 (psicotrópicas), C3 (imunossupressores) e D1 (precurssoras), em caráter suplementar a cota anual em casos em que ficar caracterizados sua necessidade adicional ao atendimento da demanda.
III. Considera-se entorpecentes as substâncias que podem determinar dependência física ou psíquica relacionada ao seu uso.
IV. Refere-se notificação de receita o documento padronizado destinado a notificação de prescrição de medicamento: a) entorpecente – cor branca; b) psicotrópicos – cor azul; c) retinóides de uso sistêmicos e imunossupressores – cor amarela. V. A notificação concernente aos dois primeiros grupos A e B deverá ser firmada por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, no Conselho Regional de Medicina Veterinária ou no Conselho Regional de Odontologia.
Os itens CORRETOS estão apontados na alternativa:
O sistema nacional de agravos de notificação (SINAN) é o sistema de informação utilizado pelo ministério da saúde no armazenamento e processamento de dados referentes as doenças:
I. As informações geradas contribuem para orientar/monitorar intervenções dos serviços de saúde.
II. Reduzir as transmissões e detecção de agravos em condições de riscos e vulnerabilidades.
III. Todos os profissionais de saúde preenchem as fichas de notificações corretamente das doenças, e encaminham imediatamente a secretaria municipal de saúde no prazo máximo de 24 horas.
IV.Para o SINAN, agravo dignifica qualquer dado a integridade física, mental e social dos indivíduos provocados por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.
V. A notificação imediata poderá ser realizada por telefone para o serviço de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde.
A alternativa que contempla os itens CORRETOS está na letra:
O pacto pela saúde veio substituir a lógica anterior, de regulamentação da descentralização dos responsabilizados e dos recursos no SUS.A definição das regras de repasse dos recursos financeiros da união para os estados e os municípios, é definidos por qual legislação?
Baseados no Art. 198 da Constituição Federal de 1988, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III - Gestão participativa voltada para ações direcionadas de saúde e bem estar.
Assinale a alternativa CORRETA:
Casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde pública e privados, bem como, serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos, EXCETO:
A assistência social “sempre esteve caracterizada como via de proteção e ajuda aos indivíduos integrantes de segmentos estigmatizados” (COLIN, 1999). Com base no exposto, leia atentamente os itens que seguem, coloque nas questões V (verdadeiro) quando a afirmação for correta e F (falso) quando a afirmação for falsa. Após assinale a questão que contempla a ordem correta das alternativas.
( ) A assistência social, direito do cidadão e dever do estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
( ) A Lei Organiza da Assistência Social caracteriza-a como direito do cidadão e dever do Estado, com a clara intenção de implementar a cidadania, emancipando-se a população pelo reconhecimento, garantia e divulgação de seus direitos e de informações pessoais sobre as condições sociais vivenciadas.
( ) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a saúde, à previdência e a assistência social.
( ) Destina-se a assistência à provisão dos mínimos sociais, entendidos como os meios que supririam as necessidades básicas de todo cidadão, tais como saúde, educação , habitação, trabalho, transporte e alimentação.
( ) A assistência social baseada na LOA, enfatiza como a principal atribuição a provisão do enfrentamento exclusivo da pobreza.
A alternativa que contempla a ordem CORRETA de cima para baixo é a letra:
As demências são síndromes cuja característica essencial é o desenvolvimento de múltiplos déficits cognitivos que constam a perda de memória caracterizada principalmente em idosos. A Equipe de Saúde da Família deve estar atenta para os sinais precoces de instalação de demência, que são:
I. Problemas de memória, repetição, esquecimento de nomes e anotações como tática para minorar o problema.
II. Dificuldade de encontrar palavras e o empobrecimento do discurso.
III. Perda de tarefas motoras ( perda da práxis).
IV. Julgamento ( dificuldade ou incapacidade no manejo do dinheiro).
V. Comportamento( agressividade, depressão e irritabilidade).
VI. Ansiedade, delírio e higiene pessoal diminuída.
Das afirmações apontadas acima as consideradas CORRETAS estão apontadas na alternativa:
O padrão respiratório de uma pessoa pode sofrer alterações fisiológicas em muitas situações, com na realização de esforços físicos, estresse emocional ou durante o sono. A alteração respiratória, quando a frequência está abaixo do normal recomendada, é chamado:
Marque a alternativa que está de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN):
I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
II. Delegação tributária ocorre diante do não-exercício da competência tributária legislativa por um ente tributante surgindo assim a autorização a outra pessoa jurídica de direito público, diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.
III. Compete à União, instituir, nos Territórios e no Distrito Federal, os impostos
atribuídos aos Estados e, se aqueles não forem divididos em Municípios,
cumulativamente, os atribuídos a estes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. São de competência da União: o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, o Imposto sobre Operações Financeiras, o Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposto sobra Grandes Fortunas.
II. São de competência do Distrito Federal: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.
III. Competência dos Estados: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.
IV. São de competência do Município: o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana, o Imposto sobre a Importação, o Imposto sobre a Exportação, e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
De acordo com o Código Tributário Nacional, marque a alternativa correta para definir o que se entende por lançamento tributário:
I. Lançamento tributário é o ato privativo de autoridade administrativa tendente a constituir o crédito tributário, desde que verificada a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, a determinação da matéria tributária, a identificação do sujeito passivo, o valor do tributo e, se necessário, a proposição de penalidade cabível.
II. Lançamento tributário é o ato administrativo complexo ou composto que verifique a incidência do fato gerador e do valor do imposto sem que haja necessidade de identificação de plano do sujeito passivo nem do estabelecimento de penalidade cabível.
III. Ato administrativo vinculado, assim entendido o procedimento tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível, não podendo ser delegado às pessoas jurídicas de direito público ou privado.
IV. O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e regese pela lei então vigente naquela data, ainda que posteriormente modificada ou revogada.
V. Quando o valor tributário esteja expresso em moeda nacional, no lançamento far-se-á
sua conversão em moeda estrangeira ao câmbio do dia da ocorrência do fato
gerador da obrigação.