Questões de Concurso
Foram encontradas 777 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Uma crise de paradigma envolve, segundo Thomas Kunh (1962), a crise de concepção, de visão de mundo, de maneira a possibilitar a ocorrência de mudanças das mais radicais, que oportunizam as chamadas revoluções científicas. Diante do exposto, certamente a Educação Inclusiva
Uma criança que tem paralisia cerebral foi matriculada em uma escola privada, sendo acordado entre a direção da escola e os pais que teria direito a um acompanhante durante as aulas. Um mês depois, a escola chamou os pais e comunicou que a permanência da criança na escola estaria condicionada à saída do acompanhante durante as aulas. A escola argumentou que o acompanhante perturbava a professora, que se sentia observada e não conseguia se concentrar.
De acordo com a proposta da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.
Referente ao conceito de adolescência, analise as afirmativas abaixo:
I - Segundo a antropologia cultural, não podemos falar da adolescência como um conceito universal, pois esse fenômeno psicológico acontece de forma diferente, dependendo do contexto social, cultural e histórico no qual o indivíduo está inserido.
II - O estágio do desenvolvimento, identificado por Jean Piaget como Operatória Formal, marca a transformação do pensar dos adolescentes, que desenvolvem a capacidade cognitiva de pensar abstratamente.
A respeito dessas asserções e da relação proposta entre elas, assinale a opção correta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu, por meio de capítulo específico, o regramento sobre a educação especial. Com base nas recentes mudanças, assinale a alternativa incorreta:
No espaço escolar, os acidentes constituem preocupação constante, sendo fundamental que os professores e aqueles que cuidam do espaço da escola, local por onde circulam as crianças, os adolescentes e os jovens, saibam como agir frente aos acidentes, como evitá-los e como ministrar os primeiros socorros, procurando, assim, evitar as complicações decorrentes de procedimentos inadequados, o que pode garantir a melhor evolução e prognóstico das lesões. Segundo a lei nº 13. 722, de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
O estabelecimento de ensino que não cumprir as disposições da referida lei poderá sofrer penalidades. De acordo com o art. 4°, as penalidades são as seguintes:
I - notificação de descumprimento da lei;
II- multa, aplicada em dobro em caso de reincidência quando se tratar de creche ou estabelecimento particular de ensino ou de recreação;
III- em caso de reincidência, será estabelecido um prazo de 60 dias para o cumprimento da lei;
IV - em caso de nova reincidência, a cassação do alvará de funcionamento ou da autorização concedida pelo órgão de educação, quando se tratar de creche ou estabelecimento particular de ensino ou de recreação, ou a responsabilização patrimonial do agente público, quando se tratar de creche ou estabelecimento público.
É correto o que se afirma em:
O estudo denominado "(ln)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI", de autoria de Machado e Forster (2015), teve como objetivo analisar as causas geradoras da indisciplina no ambiente escolar, a forma como cada professor procura lidar com a mesma em sua sala de aula e de que maneira os professores estão se preparando para enfrentar o desafio da indisciplina no contexto educacional.
Fonte: MACHADO, Glaé Corrêa; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. 0n) Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p.118-133, jan. a jun. 2015. A partir do estudo, os autores inferiram que:
I- a disciplina não surge das medidas disciplinadoras, mas como exigência da organização de toda a vida escolar, do desenvolvimento do projeto educativo da escola e da organização do trabalho escolar em um processo de formação do ser social responsável pela construção da sociedade.
II- a formação do ser humano é um processo que deve ser garantido com a indisciplina dos educadores.
III- a disciplina tem tanto a ver com a família quanto com a escola.
IV- as causas da indisciplina estão apenas no estudante e na educação que ele adquiriu em casa e levou para a escola.
É correto o que se afirma em:
A escola é considerada uma instituição privilegiada para a formação de crianças, adolescentes e jovens. No entanto, essa instituição não está imune aos conflitos e tensões que no seu interior são gerados. Atitudes preconceituosas, como exemplo a homofobia, afetam, de maneira, negativa, o cotidiano das escolas e dificultam construção de uma cultura de respeito às diferenças. A homofobia, para Abramovay (2014), é considerada uma forma de violência e se expressa no tratamento discriminatório sofrido por jovens de ambos os sexos, tidos como homossexuais, sendo legitimada por moralismos em nome da masculinidade
Fonte: ABRAMOVAY, Miriam. Programa de Prevenção à Violência nas Escolas. FLACSO - Brasil, 2015. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nasEscolas.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
Baseando-se no texto acima, analise as assertivas e identifique os elementos que se vinculam à homofobia.
I- A homofobia baseia-se na concepção de que existe uma sexualidade correta, "normal".
II- A homofobia baseia-se na concepção de uma sexualidade que deve ser sinônimo de casar e ter filhos.
III-A homofobia é legitimada por padrões culturais que condenam práticas heterossexuais.
IV- Em uma cultura machista, a homossexualidade representa uma afronta à masculinidade/ virilidade.
É correto o que se afirma em:
Analise as assertivas abaixo no que se refere à diversidade cultural, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
I - A escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público não permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.
II - As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc.
III - A temática diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional.
IV - A vivência democrática, em uma sociedade plural, dispensa o respeito aos diferentes grupos e culturas que a constituem.
É correto o que se afirma em:
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) sofreu alterações em seu art. 7°pela inclusão da lei nº 13. 796, de 2019. O art. 7°-A enfatiza que ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, a prestação alternativa de determinada atividade.
Com base no que foi dito, marque a alternativa correta.Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo que foi introduzido no Japão, após Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewart e que foi difundido no mundo por Willian Edwards Deming, em 1950. Que técnica é esta?
A finalidade do arquivo é (...) colocar e conservar, numa mesma ordem, documentos devidamente classificados e outros papeis relacionados com um indivíduo ou uma empresa, com certa divisão geográfica, ou sobre determinado assunto, de tal forma que estejam protegidos contra deterioração ou perda e, ao mesmo tempo, facilite a localização e o manejo dos documentos. Tem por objetivo proporcionar lugar seguro, organização, localização rápida dos documentos e restauração do passado, formando uma memória de grande valor.
(SCHUMACHER, A. J., PORTELA, K.C.A., BORTH, M. R. Ferramentas do Secretário Executivo. Dos Autores: 2013, p. 221)
Observando a finalidade do arquivo e sua gestão, analise as proposições que seguem.
I - A Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, relata que a natureza do assunto dos documentos pode ter classificação ostensiva cuja divulgação não prejudica a administração e classificação sigilosa em que os documentos, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.
II - O valor de um documento pode ser identificado a princípio pela sua finalidade e natureza, podendo ser de natureza comercial, científica, técnica e oficial.
III - O método follow-up é um arquivo de prosseguimento que permite acompanhar assuntos pendentes ou com prazos marcados. Um follow-up utiliza 31 pastas de arquivos, sendo uma pasta para cada dia do mês, e mais 12 pastas, uma para cada mês do ano, totalizando 43 pastas.
IV - O método variadex é variante do método alfabético e as cores são usadas para facilitar o arquivamento e a localização do documento. Cada cor representa um grupo de letras do alfabeto; as cores são atribuídas a pastas e a primeira letra do nome.
V - O método alfabético consiste na alocação de documento por ordem alfabética crescente ou decrescente, com necessidade de índices. É o método mais simples e eficaz para a gestão do arquivo. Pode possuir notações abertas como A, B, C e notações fechadas Aa, Ab, Ac.
Estão CORRETAS as assertivas:
Com relação a gestão de conflitos, Kipper e Fávero (2009) relatam que o trabalho está intercalado com as relações interpessoais e vai de acordo com as experiências de cada um sobre si e sobre o outro. O(A) secretário(a), em todo momento, se comunica com o chefe, com gestores e colaboradores da organização e isso pode gerar conflitos.
KIPPER, Rosane Tomedi; FÁVERO, Altair Alberto. Pensamento, criatividade e conhecimento: diferenciais do profissional de secretariado executivo. In: DURANTE, Daniela Giareta; FÁVERO, Altair Alberto (org.). Gestão Secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF, 2009.
Quanto aos conflitos, é possível afirmar que:
A preservação da memória, a burocracia, o uso aumentado das tecnologias e das informações conduzem ao aumento dos arquivos que têm um ciclo de vida. Em relação a essas fases, marque abaixo a alternativa CORRETA:
O pesquisador pode utilizar vários tipos de métodos de raciocínios ao formular uma hipótese. Sobre esses raciocínios, marque a alternativa INCORRETA:
Ao tratar o fenômeno da religião, Maquiavel, em um primeiro momento, parece nos indicar apenas os acontecimentos históricos que narra no decorrer de seus escritos, exemplo que pode ser encontrado no capítulo onze de "O Príncipe". Discorrendo sobre os Estados eclesiásticos, afirma que todas as dificuldades em relação à fortuna e a virtù precedem ao momento da conquista, e, observa ele: mesmo sem virtù e sem fortuna, este modelo de Estado se mantém. Sobre isso, assinale apenas a assertiva VERDADEIRA:
O projeto filosófico de Descartes pode ser considerado como:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005) entende-se por gestão de documentos:
Com base em Cruz (1998) em que consiste a tecnologia denominada workflow aplicada nos procedimentos executados pelos profissionais que atuam com documentos digitais. Assinale a alternativa CORRETA:
CRUZ, T. Workflow, a tecnologia que vai revolucionar o processo produtivo das manufaturas na organização moderna. São Paulo: Editora Atlas, 1998
O e-ARQ Brasil é uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade, além disso, pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais (ARQUIVO NACIONAL, 2011). Sobre o e-ARQ Brasil assinale a alternativa INCORRETA:
Observe a definição a seguir: Conjuntos de procedimentos e operações técnicas característicos do sistema de gestão arquivística de documentos, processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou em ambientes híbridos, isto é, em que existem documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo. Segundo o Glossário de Documentos Arquivísticos Digitais (2016) essa definição diz respeito a: