Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de vassouras - rj
Foram encontradas 28 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um dia, olhando para a estrada sobre a qual haviam colocado diversas pedrinhas para reforçar a superficie, a pedra grande sentiu um enorme desejo de estar lá embaixo, junto às outras.
- Que estou eu fazendo aqui entre as flores? Quero viver com minhas irmäs. Acho que é um direito meu. Assim dizendo, moveu-se e rolou para baixo, terminando seu caprichoso percurso exatamente no meio das pedrinhas por cuja companhia tanto almejava.
Na estrada passavam carretas com rodas de ferro, cavalos que pisavam com força, camponeses de botas ferradas, rebanhos e manadas de animais. A bela pedra logo
se viu maltratada. Alguns a faziam rolar, outros batiam nela com os pés, outros ainda a chutavam para mais adiante. As vezes via-se toda suja de lama.
Olhando para olugar de onde viera, a pedra suspirou pela perda de sua solidão e teve, em vão, saudades da paz que outrora conhecera.
Esta fábula é dedicada aqueles que estupidamente saem da paz e do silêncio do verde campo para irem para a cidade, encontrando pessoas de maldade sem limites.
(Leonardo da Vinci: Fábulas e Lendas, S.Paulo, Circulo do Livro, 1972)
Para indicar a fala da pedra no texto, o narrador empregou para iniciar a frase:
No inicio do século XX, relacionado a esse contexto,encontra-se o seguinte fato:
"O Comendador era português, tinha seus cinqüenta anos, e viera para o Rio aos 24, tendo estado antes seis no Recife. O seu amigo, o Coronel Carvalho, também era português, viera, porém, aos sete para o Brasil, havendo sido no interior, logo ao chegar, caixeiro de venda, (...); e, por fim, por ocasião da bolsa, especulara com propriedades, ficando daí em diante senhor de uma boa fortuna e da patente de Coronel da Guarda Nacional."Sobre a Guarda Nacional pode-se afirmar que:
l - Surgiu no mesmo ano da abdicação de D. Pedrol ao trono brasileiro e do avanço dos liberais na politica brasileira.
II - Representou uma reação ao processo de centralização política realizada pelo Ato Adicional à Constituição brasileira de 1824.
III - Era uma milicia armada dirigida pelos grandes proprietários.
IV - Foi criada, em 1835. pelos proprietários rurais, principalmente os do sul do país, para combater a Guerra dos Farrapos.
Das afirmações acima, apenas: