Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de balneário pinhal - rs
Foram encontradas 218 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A Constituição não garante o direito à propriedade.
II. O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor.
III. Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.
Quais estão corretas?
I. ∀x ∈ U, x é primo.
II. ∃x ∈ U, x é par.
III. ∀x ∈ U, x + 3 ≥ 4.
“x é primo ∨ x + 2 > 5”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Trabalho forçado.
II. Jornada exaustiva.
III. Servidão por dívidas.
IV. Condições degradantes.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?
“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.
As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):
I. A construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta a interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
PORQUE
II. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito exato. Duas das consequências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a exigir que esse tempo seja o mesmo de todas crianças e compreender que um desempenho mais vagaroso significa que ela seja menos dedicada do que as demais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.