Questões de Concurso
Para prefeitura de gado bravo - pb
Foram encontradas 92 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um estudo realizado em São Paulo, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, investigou 671 vítimas de abuso sexual. No grupo de crianças, em 84,5% dos casos, o agressor era conhecido, sendo que em 60% dos casos este era do núcleo familiar (pai, padrasto, tio e avô) e em 40% o vizinho ou outro conhecido. Entre os adolescentes, 27,7% conheciam o agressor, sendo que em 38,5% dos casos o agressor era do núcleo familiar e em 61,5% eram pessoas próximas da família (vizinho ou outro conhecido). Estes resultados indicam a predominância do abuso sexual no próprio ambiente doméstico. Acerca desse tema, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso):
( ) O abuso sexual acomete jovens e mulheres, é repetitivo e com determinantes desconhecidos.
( ) O abuso sexual extrafamiliar é qualquer forma de prática sexual envolvendo uma criança /adolescente e alguém que não faça parte da família.
( ) Abuso psicológico é toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou adolescente.
( ) O abuso sexual pode envolver comportamentos como punir, humilhar ou aterrorizar com graves agressões verbais e cobranças exageradas, baseadas em expectativas irreais em relação ao bom comportamento ou ao desempenho escolar.
( ) O abuso psicológico é o tipo de violência dos mais difíceis de ser identificado, pela sutileza e pela falta de materialidade dos atos, embora tenha impacto negativo profundo sobre o desenvolvimento biopsicossocial.
Portanto, está CORRETA a sequência:
Segundo dados do INCA, o número de casos novos diagnosticados de câncer de próstata no mundo é de aproximadamente 543 mil casos por ano, representando 15,3% de todos os casos incidentes de câncer em países desenvolvidos e 4,3 % dos casos em países em desenvolvimento. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais prevalente em homens, com estimativa de 1,5 milhão com diagnóstico nos últimos anos. É, também, considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Acerca desse tema, pode-se afirmar que:
I- Até o momento, não são conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata.
II- De um modo geral, observa-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer.
III- Recomenda-se: praticar atividades físicas, no mínimo, durante trinta minutos por dia; ter uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; evitar o uso abusivo do álcool; não fumar; manter o peso na medida certa.
IV- O toque retal e o PSAnão são suficientes para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Considerando o diagnóstico de Apendicite Aguda em gestante, pode-se afirmar que:
I- Quando ocorre durante gravidez inicial, o quadro clínico não difere de uma apendicite em mulher não-grávida.
II- A dor abdominal é localizada no mesogástrio ou no quadrante abdominal inferior direito e reação de parede, acompanhada de náuseas e vômitos.
III- À medida que a gravidez evolui a dor aparece com uma localização mais imprecisa e difusa, sempre mais intensa na fossa ilíaca direita ou no flanco direito.
IV- Chama-se a atenção para o fato de o útero em crescimento deslocar o apêndice para cima e para o lado, posicionando-o por trás do útero e do ligamento largo. O ponto de maior sensibilidade desloca-se para cima e para o lado, sendo encoberto pelo ligamento largo, dificultando o diagnóstico.
V- A dor à descompressão brusca é mais generalizada e o sinal de Rovsing apresenta uma frequência maior de positividade (provavelmente pela diminuição do espaço entre o ceco e o útero gravídico).
Portanto, está(ão) CORRETA(S):
A senhora I.M.S, de 70 anos, é atendida em Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência com escoriações pelo corpo e ferimento cortocontuso no couro cabeludo. Relata acompanhante que a senhora sofreu agressões praticadas por um filho, conhecidamente usuário de drogas. Considerando a violência doméstica no Brasil, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso) diante das proposições:
( ) A absoluta maioria das agressões é praticada no interior da residência.
( ) Há uma prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.
( ) O marido é o agressor na grande maioria dos casos.
( ) A relação conjugal, tem sido responsável pela esmagadora maioria dos agressores.
( ) Trata-se de uma questão eminentemente de gênero, para tanto há uma Lei específica para tratar dos casos.
Portanto, está CORRETA a sequência:
São consideradas doenças do trabalho, EXCETO:
O senhor P.M.A, 30 anos, foi alvejado com cinco tiros em via pública. Conduzido pelo SAMU para Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência, foi submetido a procedimentos cirúrgicos. Após dois dias veio a óbito. O procedimento que se segue é o CORRETO:
A associação entre doença da arranhadura do gato (DAG) e a síndrome óculo-glandular de Parinaud (SOGP) é conhecida desde 1937. O agente etiológico mais comumente envolvido é:
Na atualidade, a incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DST) vem aumentando consideravelmente. E pode trazer graves consequências para adolescentes, dentre as quais são consideradas imediatas e tardias, respectivamente:
A Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde afirma que “após a identificação do Zika Vírus no país, há regiões com ocorrência de casos de dengue e chikungunya, que, por apresentarem quadro clínico semelhante, não permitem afirmar que os casos de síndrome exantemática identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico”. Ou seja, pode-se afirmar que:
I- Não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor.
II- No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.
III- É desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outras drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.
IV- Não há vacina contra o Zika vírus.
V- Não há, ainda, confirmação de que haja relação etiológica entre o Zika vírus e a microcefalia de RN de mães contaminadas.
Portanto, estão CORRETAS:
Considerando a DPOC, as alterações do exame físico são observadas nas formas mais avançadas da doença e com predomínio do componente enfisematoso. Nesse sentido:
I- À inspeção, tórax hiperinsuflado, tempo expiratório prolongado, respiração com lábios semicerrados, utilização de musculatura acessória do pescoço.
II- Os dados de história e exame físico podem distinguir entre doença compensada (estável) e doença exacerbada (agudizada).
III- Na forma agudizada, a dispneia é geralmente acentuada, com início bem definido, associada à tosse produtiva, com aumento do volume da expectoração, mudança recente no seu aspecto, passando de mucoide à purulenta.
IV- Estes dados podem ou não indicar uma provável infecção brônquica, que é a causa mais frequente de exacerbação da DPOC.
V- Algumas vezes é difícil distinguir entre doença avançada e agudizada.
Portanto, estão CORRETAS:
Os agentes etiológicos mais frequentemente envolvidos com ITU adquirida na comunidade são, em ordem de frequência:
Coloque V (VERDADEIRO) e F (FALSO) considerando a Fibromialgia (FM):
( ) Fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática ósteo-articular, de origem desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica e presença de múltiplas regiões dolorosas, denominadas tender points, especialmente no esqueleto axial.
( ) Entre os sintomas frequentemente associados à síndrome, podem estar presentes fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, ansiedade e depressão.
( ) Com relação ao diagnóstico, é baseado somente em critérios clínicos, devido à ausência de exames complementares que a identifiquem.
( ) Segundo o American College of Rheumatology (ACR), foram estabelecidos os seguintes critérios diagnósticos: dor difusa presente no esqueleto axial e em ambos os hemicorpos, acima e abaixo da cintura; dor crônica por mais de três meses.
( ) A FM afeta, aproximadamente, oito vezes mais mulheres do que homens, provocando impacto negativo sobre a qualidade de vida e atividades da vida diária dos seus portadores.
Portanto, está CORRETA a sequência:
O diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio toma como base a associação de dois ou mais dos seguintes critérios:
I- Dor torácica anginosa persistente ao repouso, podendo ser desencadeada por exercício ou estresse, com duração maior ou igual a 20 minutos, irradiada para membros superiores e pescoço, com sintomas associados (dispneia, náusea, vômitos), melhora apenas parcial aos nitratos. Está presente em 75-85% dos casos. Pode ser o primeiro episódio ou mudança no padrão de angina prévia.
II- Alteração Eletrocardiográfica: Elevação nova do segmento ST no ponto J em duas ou mais derivações contíguas (> 0,2 mV em precordiais e > 0,1 mVem periféricas). Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo.
III- Marcadores de Necrose Miocárdica: Valores alterados de CK, CKMB atividade (disponíveis no HC), CKMB massa, troponinas ou mioglobina.
IV- A presença ou ausência de marcadores de necrose miocárdica não deve ser levada em consideração para a indicação de terapia de reperfusão, devido ao fato de que estes marcadores apresentam elevação após o período ideal para terapia de reperfusão. Servem para confirmação diagnóstica, avaliação prognóstica e controle após reperfusão coronária.
Conclui-se que:
São Princípios Fundamentais para o livre exercício da medicina, EXCETO:
De início o SUS surge como uma “Política de Estado”, cuja decisão é adotada pelo Congresso Nacional, em 1988, na chamada Constituição cidadã, de considerar a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado”. Materializa-se na Lei de n. 8080/1990. Portanto, é CORRETO afirmar que:
I- O SUS é um projeto que assume e consagra os princípios de Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira.
II- Implica conceber como “imagem-objetivo” de um processo de reforma do sistema de saúde “herdado” do período anterior, um “sistema de saúde”, capaz de garantir o acesso universal da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral.
III- Se acrescenta aos chamados “princípios finalísticos”, que dizem respeito à natureza do sistema que se pretende conformar, os chamados “princípios estratégicos”, que dizem respeito às diretrizes políticas, organizativas e operacionais, que apontam “como” deve vir a ser construído o “sistema” que se quer conformar, institucionalizar.
IV- Tais princípios são a Descentralização, a Regionalização, a Hierarquização e a Participação social.
Portanto:
Sobre o estatuto do idoso (Lei 10.741, de 1/10/2003), é VERDADEIRO afirmar que:
O artigo 200 da Constituição Federal de 1988 apresenta as competências do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre tais competências, destacamos:
I - Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
II- Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e água para consumo humano.
III- Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
IV- Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
Concluímos que:
Com base no art. 53 do estatuto da criança e do adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes, EXCETO:
A NOB/SUAS2012 assegura que:
Sobre a Lei 12.435 (06/07/2011), pode ser afirmado:
I - Ela altera a LEI Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a Organização da Assistência Social e Saúde.
II- Ela afirma que o benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
III- Ela enfatiza que se entende por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS.
Conclui-se que: