Questões de Concurso Para prefeitura de gado bravo - pb

Foram encontradas 92 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2776258 Medicina

Um estudo realizado em São Paulo, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, investigou 671 vítimas de abuso sexual. No grupo de crianças, em 84,5% dos casos, o agressor era conhecido, sendo que em 60% dos casos este era do núcleo familiar (pai, padrasto, tio e avô) e em 40% o vizinho ou outro conhecido. Entre os adolescentes, 27,7% conheciam o agressor, sendo que em 38,5% dos casos o agressor era do núcleo familiar e em 61,5% eram pessoas próximas da família (vizinho ou outro conhecido). Estes resultados indicam a predominância do abuso sexual no próprio ambiente doméstico. Acerca desse tema, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso):


( ) O abuso sexual acomete jovens e mulheres, é repetitivo e com determinantes desconhecidos.

( ) O abuso sexual extrafamiliar é qualquer forma de prática sexual envolvendo uma criança /adolescente e alguém que não faça parte da família.

( ) Abuso psicológico é toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou adolescente.

( ) O abuso sexual pode envolver comportamentos como punir, humilhar ou aterrorizar com graves agressões verbais e cobranças exageradas, baseadas em expectativas irreais em relação ao bom comportamento ou ao desempenho escolar.

( ) O abuso psicológico é o tipo de violência dos mais difíceis de ser identificado, pela sutileza e pela falta de materialidade dos atos, embora tenha impacto negativo profundo sobre o desenvolvimento biopsicossocial.


Portanto, está CORRETA a sequência:

Alternativas
Q2776251 Medicina

Segundo dados do INCA, o número de casos novos diagnosticados de câncer de próstata no mundo é de aproximadamente 543 mil casos por ano, representando 15,3% de todos os casos incidentes de câncer em países desenvolvidos e 4,3 % dos casos em países em desenvolvimento. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais prevalente em homens, com estimativa de 1,5 milhão com diagnóstico nos últimos anos. É, também, considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Acerca desse tema, pode-se afirmar que:


I- Até o momento, não são conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata.

II- De um modo geral, observa-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer.

III- Recomenda-se: praticar atividades físicas, no mínimo, durante trinta minutos por dia; ter uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; evitar o uso abusivo do álcool; não fumar; manter o peso na medida certa.

IV- O toque retal e o PSAnão são suficientes para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.


Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Alternativas
Q2776246 Medicina

Considerando o diagnóstico de Apendicite Aguda em gestante, pode-se afirmar que:


I- Quando ocorre durante gravidez inicial, o quadro clínico não difere de uma apendicite em mulher não-grávida.

II- A dor abdominal é localizada no mesogástrio ou no quadrante abdominal inferior direito e reação de parede, acompanhada de náuseas e vômitos.

III- À medida que a gravidez evolui a dor aparece com uma localização mais imprecisa e difusa, sempre mais intensa na fossa ilíaca direita ou no flanco direito.

IV- Chama-se a atenção para o fato de o útero em crescimento deslocar o apêndice para cima e para o lado, posicionando-o por trás do útero e do ligamento largo. O ponto de maior sensibilidade desloca-se para cima e para o lado, sendo encoberto pelo ligamento largo, dificultando o diagnóstico.

V- A dor à descompressão brusca é mais generalizada e o sinal de Rovsing apresenta uma frequência maior de positividade (provavelmente pela diminuição do espaço entre o ceco e o útero gravídico).


Portanto, está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2776244 Medicina

A senhora I.M.S, de 70 anos, é atendida em Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência com escoriações pelo corpo e ferimento cortocontuso no couro cabeludo. Relata acompanhante que a senhora sofreu agressões praticadas por um filho, conhecidamente usuário de drogas. Considerando a violência doméstica no Brasil, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso) diante das proposições:


( ) A absoluta maioria das agressões é praticada no interior da residência.

( ) Há uma prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.

( ) O marido é o agressor na grande maioria dos casos.

( ) A relação conjugal, tem sido responsável pela esmagadora maioria dos agressores.

( ) Trata-se de uma questão eminentemente de gênero, para tanto há uma Lei específica para tratar dos casos.


Portanto, está CORRETA a sequência:

Alternativas
Q2776241 Medicina

São consideradas doenças do trabalho, EXCETO:

Alternativas
Q2776240 Medicina

O senhor P.M.A, 30 anos, foi alvejado com cinco tiros em via pública. Conduzido pelo SAMU para Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência, foi submetido a procedimentos cirúrgicos. Após dois dias veio a óbito. O procedimento que se segue é o CORRETO:

Alternativas
Q2776238 Medicina

A associação entre doença da arranhadura do gato (DAG) e a síndrome óculo-glandular de Parinaud (SOGP) é conhecida desde 1937. O agente etiológico mais comumente envolvido é:

Alternativas
Q2776236 Medicina

Na atualidade, a incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DST) vem aumentando consideravelmente. E pode trazer graves consequências para adolescentes, dentre as quais são consideradas imediatas e tardias, respectivamente:

Alternativas
Q2776235 Medicina

A Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde afirma que “após a identificação do Zika Vírus no país, há regiões com ocorrência de casos de dengue e chikungunya, que, por apresentarem quadro clínico semelhante, não permitem afirmar que os casos de síndrome exantemática identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico”. Ou seja, pode-se afirmar que:


I- Não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor.

II- No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.

III- É desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outras drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.

IV- Não há vacina contra o Zika vírus.

V- Não há, ainda, confirmação de que haja relação etiológica entre o Zika vírus e a microcefalia de RN de mães contaminadas.


Portanto, estão CORRETAS:

Alternativas
Q2776234 Medicina

Considerando a DPOC, as alterações do exame físico são observadas nas formas mais avançadas da doença e com predomínio do componente enfisematoso. Nesse sentido:


I- À inspeção, tórax hiperinsuflado, tempo expiratório prolongado, respiração com lábios semicerrados, utilização de musculatura acessória do pescoço.

II- Os dados de história e exame físico podem distinguir entre doença compensada (estável) e doença exacerbada (agudizada).

III- Na forma agudizada, a dispneia é geralmente acentuada, com início bem definido, associada à tosse produtiva, com aumento do volume da expectoração, mudança recente no seu aspecto, passando de mucoide à purulenta.

IV- Estes dados podem ou não indicar uma provável infecção brônquica, que é a causa mais frequente de exacerbação da DPOC.

V- Algumas vezes é difícil distinguir entre doença avançada e agudizada.


Portanto, estão CORRETAS:

Alternativas
Q2776232 Medicina

Os agentes etiológicos mais frequentemente envolvidos com ITU adquirida na comunidade são, em ordem de frequência:

Alternativas
Q2776227 Medicina

Coloque V (VERDADEIRO) e F (FALSO) considerando a Fibromialgia (FM):


( ) Fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática ósteo-articular, de origem desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica e presença de múltiplas regiões dolorosas, denominadas tender points, especialmente no esqueleto axial.

( ) Entre os sintomas frequentemente associados à síndrome, podem estar presentes fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, ansiedade e depressão.

( ) Com relação ao diagnóstico, é baseado somente em critérios clínicos, devido à ausência de exames complementares que a identifiquem.

( ) Segundo o American College of Rheumatology (ACR), foram estabelecidos os seguintes critérios diagnósticos: dor difusa presente no esqueleto axial e em ambos os hemicorpos, acima e abaixo da cintura; dor crônica por mais de três meses.

( ) A FM afeta, aproximadamente, oito vezes mais mulheres do que homens, provocando impacto negativo sobre a qualidade de vida e atividades da vida diária dos seus portadores.


Portanto, está CORRETA a sequência:

Alternativas
Q2776221 Medicina

O diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio toma como base a associação de dois ou mais dos seguintes critérios:


I- Dor torácica anginosa persistente ao repouso, podendo ser desencadeada por exercício ou estresse, com duração maior ou igual a 20 minutos, irradiada para membros superiores e pescoço, com sintomas associados (dispneia, náusea, vômitos), melhora apenas parcial aos nitratos. Está presente em 75-85% dos casos. Pode ser o primeiro episódio ou mudança no padrão de angina prévia.

II- Alteração Eletrocardiográfica: Elevação nova do segmento ST no ponto J em duas ou mais derivações contíguas (> 0,2 mV em precordiais e > 0,1 mVem periféricas). Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo.

III- Marcadores de Necrose Miocárdica: Valores alterados de CK, CKMB atividade (disponíveis no HC), CKMB massa, troponinas ou mioglobina.

IV- A presença ou ausência de marcadores de necrose miocárdica não deve ser levada em consideração para a indicação de terapia de reperfusão, devido ao fato de que estes marcadores apresentam elevação após o período ideal para terapia de reperfusão. Servem para confirmação diagnóstica, avaliação prognóstica e controle após reperfusão coronária.


Conclui-se que:

Alternativas
Q2776220 Medicina

São Princípios Fundamentais para o livre exercício da medicina, EXCETO:

Alternativas
Q2776217 Direito Sanitário

De início o SUS surge como uma “Política de Estado”, cuja decisão é adotada pelo Congresso Nacional, em 1988, na chamada Constituição cidadã, de considerar a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado”. Materializa-se na Lei de n. 8080/1990. Portanto, é CORRETO afirmar que:


I- O SUS é um projeto que assume e consagra os princípios de Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira.

II- Implica conceber como “imagem-objetivo” de um processo de reforma do sistema de saúde “herdado” do período anterior, um “sistema de saúde”, capaz de garantir o acesso universal da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral.

III- Se acrescenta aos chamados “princípios finalísticos”, que dizem respeito à natureza do sistema que se pretende conformar, os chamados “princípios estratégicos”, que dizem respeito às diretrizes políticas, organizativas e operacionais, que apontam “como” deve vir a ser construído o “sistema” que se quer conformar, institucionalizar.

IV- Tais princípios são a Descentralização, a Regionalização, a Hierarquização e a Participação social.


Portanto:

Alternativas
Q2745166 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003

Sobre o estatuto do idoso (Lei 10.741, de 1/10/2003), é VERDADEIRO afirmar que:

Alternativas
Q2745164 Direito Constitucional

O artigo 200 da Constituição Federal de 1988 apresenta as competências do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre tais competências, destacamos:


I - Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.

II- Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e água para consumo humano.

III- Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

IV- Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.


Concluímos que:

Alternativas
Q2745162 Direito Constitucional

Com base no art. 53 do estatuto da criança e do adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes, EXCETO:

Alternativas
Q2745160 Serviço Social

A NOB/SUAS2012 assegura que:

Alternativas
Q2745159 Serviço Social

Sobre a Lei 12.435 (06/07/2011), pode ser afirmado:


I - Ela altera a LEI Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a Organização da Assistência Social e Saúde.

II- Ela afirma que o benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

III- Ela enfatiza que se entende por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS.


Conclui-se que:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: E
6: A
7: D
8: E
9: A
10: C
11: A
12: E
13: B
14: C
15: B
16: E
17: B
18: E
19: A
20: A