Questões de Concurso
Para tecnologista em saúde - educação profissional - saúde do idoso
Foram encontradas 60 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Lei n. 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, é uma importante conquista da população idosa brasileira. Em seu Capítulo IV (Artigo 16), que trata do direito à saúde, é assegurado ao idoso internado ou em observação em ambiente hospitalar, o direito a ter um acompanhante.
Dentre as afirmativas a seguir, assinale a que corresponde ao artigo citado:
Segundo a publicação “Guia Pratico do Cuidador” do Ministério da Saúde, maus tratos são atos ou omissões que causem dano, prejuízo, aflição e ou ameaça a saúde e bem-estar da pessoas idosas principalmente aquelas que apresentam alguma dependência.
Os maus tratos podem estar relacionados a diferentes causas e situações, tais como: conflitos familiares, problemas de saúde física ou mental da pessoa cuidada ou do cuidador, problemas econômicos, situações de drogas, entre outras.
A violência e os maus tratos podem ser físicos, psicológicos, sexuais, abandono,negligências, abusos econômicos e financeiros, omissão, violação de direitos e autonegligência.
A partir do trecho acima, assinale a afirmativa incorreta.
Com a perspectiva de ampliar o conceito de “envelhecimento saudável”, a Organização Mundial da Saúde propôs o conceito de “Envelhecimento Ativo”. Este conceito propugna que os gestores governamentais assim como a sociedade civil e as organizações internacionais devem implementar políticas e programas que melhorem a saúde, a participação e a segurança da pessoa idosa.
Considerando o cidadão idoso não mais como passivo, mas como agente das ações a ele direcionadas, numa abordagem baseada em direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida.
A partir do texto, assinale a afirmativa incorreta.
A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, instituída pela portaria n. 2.528 de 2006, é promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Baseado nesta Política, assinale a afirmativa incorreta.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE fez previsões de como será a população brasileira no ano 2050. A população vai parar de crescer daqui a 30 anos, segundo o IBGE e, no ano 2050, os idosos na faixa dos 65 anos representarão cerca de 23% do total de habitantes do país.
Assinale a alternativa que apresenta os dois fatores demográficos principais que concorrem para o envelhecimento populacional.
Em 2006 foi publicado o documento Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde. A aprovação deste documento é o resultado de um esforço conjunto entre as três esferas de gestão.
O Pacto pela Vida definiu seis prioridades: saúde do idoso, controle do câncer do colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malaria e influenza, promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica/primária.
Dentre as ações estratégicas definidas pelo Pacto pela Vida de 2006, assinale a afirmativa que apresenta as ações que dizem respeito diretamente à Saúde do Idoso.
O Boletim Epidemiológico de 2006 do Ministério da Saúde aponta que a epidemia de Aids no Brasil avançou na população com 50 anos e mais de idade, tanto em homens como em mulheres.
A taxa de incidência da doença passou de 18,2 casos por 100 mil habitantes para 29,8 entre homens de 50 a 59 anos. Para as mulheres, a taxa mais que dobra nessa mesma faixa etária, subindo de 6 para 17,3 casos por 100 mil habitantes. A mesma tendência aparece entre os maiores de 60 anos.
Dentre os fatores apontados para explicar esse aumento da taxa de incidência da infecção pelo vírus da AIDS entre a população idosa brasileira, assinale a afirmativa correta:
No final da década de 90, a Organização Mundial de Saúde tomou o termo “envelhecimento ativo” em substituição à expressão “envelhecimento saudável”.
Com isso, a OMS objetivava:
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A politecnia implica em uma educação profissional entendida como um espaço de produção mercantil de tecnologia, com propósitos, custos e ritmo adequados às necessidades do mercado.
II. A politecnia implica em uma formação que a partir do próprio trabalho social desenvolve a compreensão das bases da organização do trabalho na sociedade.
III. A politecnia implica em uma educação profissional que considere o discurso sobre a relação público-privado como fundamental para sanar o déficit econômico e os problemas sociais a partir do fortalecimento de um estado financiador do privado.
Assinale:
O conceito ampliado de saúde pressupõe que saúde não seja entendida simplesmente como ausência de doença e, portanto as ações devem extrapolar a mera prestação de serviços clínico-assistenciais e estimular ações intersetoriais de promoção à saúde e prevenção de doenças.
Para o idoso é fundamental adiar ao máximo o início das doenças e assim, torna-se importante valorizar os dois níveis de prevenção primária que são:
As diretrizes básicas da Política Nacional da Saúde do Idoso demonstram as preocupações com a promoção do envelhecimento saudável, na busca da autonomia e independência dos idosos.
Sobre os conceitos de autonomia e independência, respectivamente, assinale a afirmativa correta.
Compreendendo-se que o trabalho em saúde requeira a ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde e buscando-se evitar a alienação para o trabalho, espera-se do projeto de educação dos trabalhadores de saúde:
Dentre as competências listadas a seguir, assinale a que não diz respeito à área da saúde.
Nas metrópoles brasileiras encontram-se dois pólos de cenários: uma concentração do envelhecimento saudável e a concentração do envelhecimento com dependência.
No caso deste último, segundo pesquisas recentes na área de envelhecimento, assinale a afirmativa correta.
Estas pessoas são familiares dos idosos, especialmente, mulheres, que, geralmente, residem no mesmo domicílio e se tornam as cuidadoras de seus maridos, pais e até mesmo filhos.
Aliás, não é só no Brasil que as mulheres são as “grandes cuidadoras" dos idosos incapacitados: todos os autores e os dados coletados pelo mundo indicam que, salvo razões culturais muito específicas, a mulher é cuidadora tradicional"
(Kinsella&Taeuber, 1992. In: Karsch, Ursula, 2003).
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A visibilidade social da mulher cuidadora ainda é muito restrita, principalmente nos países em que o envelhecimento da população vem acontecendo há poucas décadas.
II. O papel da mulher cuidadora no Brasil é uma atribuição esperada pela sociedade, por causas predominantemente sociais.
III. A atual tendência, em se indicar a permanência dos idosos incapacitados em suas casas sob os cuidados de suas famílias, tem entre suas justificativas, a redução de custos hospitalares e institucionais.
Assinale:
I. Existem duas redes de escolarização – uma profissional e outra de educação geral – para atender às necessidades definidas pela divisão social e técnica do trabalho.
II. As escolas estruturam-se baseadas no trabalho como princípio educativo, entendendo que o pensar e o fazer são expressões de um único saber constituinte da identidade humana.
III. Predomina na história do Ensino Médio brasileiro um duplo processo de exclusão e inclusão: de um lado, a exclusão dos trabalhadores e de outro, a inclusão dos já incluídos.
Assinale: