Questões de Concurso
Para técnico de fomento - economia
Foram encontradas 60 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A população amazonense é predominantemente parda ou mestiça. O intenso fluxo migratório das últimas décadas ajuda a explicar tal situação e a região que pelo critério geográfico mais contribuiu para o crescimento demográfico do estado, foi:
O Novo Código Florestal respaldado na Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, decretou pelo Congresso Nacional e sancionou pela Presidência da República em seu artigo 2º que:
Artigo 2º - Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:
a) ao longo dos rios ou de outro qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja:
1) de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;
2) de 50 (cinquenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;
3) de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham 50 (cinquenta) metros a 200 (duzentos) metros de largura;
4) de 200 (duzentos) metros para os cursos d'água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros;
5) de 500 (quinhentos) metros para os cursos d'água que tenham largura superiora 600 (seiscentos) metros;
b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água, naturais ou artificiais;
c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'água", qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinquenta) metros de largura;
d) no topo de morros, montes, montanhas e serras;
e) nas encostas ou partes destas com declividade superiora 45º equivalente a 100% na linha de maior declive;
f) nas restingas, como fixadoras e dunas ou estabilizadoras de mangues;
g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;
h) em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação.
Parágrafo único - No caso de áreas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos perímetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, em todo o território abrangido, observar-se-á o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princípios e limites a que se refere este artigo.
As disposições implícitas no artigo 2º nos permitem concluir que:
I O uso de terrenos próximos aos rios para fins de exploração econômica, crescimento urbano e uso social ficam restritos às atribuições federais, não importando a esfera municipal ou estadual.
Il. O artigo propicia a preservação de recursos hídricos em seu texto, bem como restringe formas predatórias de alterações no ecossistema local.
III. Estados como o Amazonas onde a riqueza hídrica e a imensa biodiversidade podem ser beneficiados pelo presente artigo, disciplinando o uso do solo, regularizando normas ocupacionais e controlando o ritmo de expansão econômica de suas áreas.
IV. A declividade imposta eventualmente por condições específicas da geomorfologia não podem interferir no uso do solo ou sobre recursos hídricos.
São considerações verdadeiras:
Abaixo estão incluídos alguns dos principais Parques Ecológicos Estaduais criados pelo Amazonas nos últimos 20 anos. Assinale entre as opções aquela que apresenta a maior área constituída por decreto governamental.
Lei nº 6.902, de 27 de abril de 1981, determinou a criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental. Em seu Artigo 7º, parágrafo 1º, estabeleceu-se como proibida:
I. a presença de animais domésticos salvo em projetos agropecuários para fins de abastecimento interno.
Il. a utilização de armas para qualquer finalidade.
III. a captura de animais em qualquer situação para fins comerciais ou que simultaneamente os coloque em risco de sobrevivência. a utilização de instrumentos para o corte de árvores, embora seja permitido seu porte por pequenos agricultores ou a indígenas.
São verdadeiras:
A tabela a seguir apresenta alguns indicadores do Estado do Amazonas.
Demografia do Amazonas
Ficha Técnica | |
Área |
1.570.745,680 km2 |
População |
3.341.096 hab. (2007) |
Densidade Demográfica |
2,05 hab/km2 (2007). |
Crescimento Natural ou Vegetativo |
2,7% ao ano (1991-2000). |
População urbana |
78,4% (2000). |
Domicílios |
708.105.627 (2000). |
Carência Habitacional |
50.015 (est. 2000). |
Acesso à água |
83,05%; |
Acesso à rede de esgoto |
58% (2005). |
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) |
0,780 (2008). |
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) |
62. |
Com base nestes dados, podemos concluir que:
Conforme o Artigo 16 da nº Lei 4.771/65 e suas alterações, as florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
Conforme o Artigo 1º da Lei nº 6.902/81, Estações Ecológicas são áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista, sendo que:
Os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia são instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Os Fundos atendem a áreas diversificadas, mas têm características comuns em relação a sua operacionalização. Quanto a essas características assinale a afirmativa correta.
A década de 90, foi marcada por um conjunto de medidas empreendidas pelos governos que se sucederam, com o objetivo de realizar reformas estruturais e ajustes na economia brasileira. Essas ações ocasionaram diferentes resultados, EXCETO:
Quanto às Parcerias Público-Privada (PPP's) pode-se afirmar que:
Uma determinada manufatura que produz o bem x, apresenta como função de custo total de produção deste bem, para um determinado período, a equação CTPx = 1292 + 12q + 12, sabendo-se que q é a quantidade produzida no período. As equações que melhor representam o custo médio de produção e o custo marginal do bem x no mesmo período são:
Suponha a existência de dois bens, o bem x e o bem y. Suponha que o preço (P) do bem y sofra um acréscimo. Qual seria o efeito na quantidade (Q) comprada do bem x (por unidade de tempo)? Pela ótica da elasticidade cruzada da demanda a equação que melhor responde esta questão é:
A curva de demanda por um determinado bem se apresenta da seguinte forma Qd = 300 - 4p + 6i e a curva de oferta Qs = p - 100, sendo i a renda média. Supondo uma renda média igual a 50, determine o preço e a quantidade de equilíbrio.
No que se refere às curvas de indiferença, o que melhor define a taxa marginal de substituição é:
Os resultados de um tratamento de choque, vigorosamente recessivo no curto prazo, no combate à inflação vêm sendo, já há algum tempo, questionado por alguns economistas. Segundo o economista e ex-ministro João Sayad (1979), o sucesso deste tipo de medida depende de como os mercados e empresários reagem ao corte na demanda agregada. Nos gráficos (a) e (b) a seguir, como resultado da aplicação das medidas anteriormente citadas, a curva de procura se desloca de P para P'. Analise os gráficos abaixo e assinale a resposta correta.
Fonte: LOPES, J.C. e ROSSETTI, J. P., P., 1983.
Dentre os principais ajustes implementados na economia brasileira, no segundo período do governo Fernando Henrique Cardoso, a partir de 1999, está:
Na 'armadilha da liquidez, a política monetária é impotente para afetar a taxa de juros. Isto implica em uma curva LM:
A Lei de Responsabilidade Fiscal − LRF (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000) visa a regulamentar a Constituição Federal, no que se refere à Tributação e Orçamento (Título VI). O Capítulo I da referida Lei − que trata das disposições preliminares − em seus Artigos 1º e 2º qualificam (identificam) os entes da Federação, os poderes, as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes que são abarcados pela Lei. Na LRF, Artigos 1º e 2º, entende-se como empresa estatal dependente:
Em um determinado ano a economia de um país apresentou como resultados de suas contas nacionais os seguintes números:
I. Produto Interno Bruto a preços de mercado = $ 100.
Il Renda Líquida Enviada ao Exterior = $ 30.
III. Renda Líquida Recebida do Exterior = $ 10.
IV. Impostos Indiretos = $ 15.
V. Subsídios = $ 5.
VI. Depreciação = $ 6.
Qual o valor da Renda Nacional Líquida a custo de fatores?
As resoluções do BACEN: 2.669 de 25 de novembro de 1999; 2.844 de 29 de junho de 2001; 2.827 de 30 de março de 2001 e, 3.464 de 26 de junho de 2007. Dispõem respectivamente sobre: