Questões de Concurso Para inspetor tributário

Foram encontradas 87 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2703240 Direito Penal

De acordo com a Lei nº 8.137/1990 - Crime contra a Ordem Tributária, para aquele que formar acordo ou aliança entre ofertantes a fim de fixar artificialmente preços ou quantidades vendidas ou produzidas incidirá pena:

Alternativas
Q2703239 Direito Tributário

Em conformidade com a Lei nº 5.172/1966 - Código Tributário Nacional, considerando-se o fato gerador do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, e sobre Operações Relativas a Títulos e Valores Mobiliários, de competência da União, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


Tem como fato gerador quanto às operações

______________, a sua efetivação pela emissão da

apólice ou do documento equivalente, ou recebimento do

prêmio, na forma da lei aplicável.

Alternativas
Q2703238 Legislação Federal

Conforme a Lei Complementar nº 116/2003, sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2703237 Direito Previdenciário

Em conformidade com o Decreto nº 70.235/1972, que dispõe sobre o processo administrativo fiscal, analisar a sentença abaixo:


O servidor que verificar a ocorrência de infração à

legislação tributária federal e não for competente para

formalizar a exigência, comunicará o fato, em

representação circunstanciada, a seu chefe imediato, que

adotará as providências necessárias (1ª parte). A

autoridade preparadora determinará que seja informado,

no processo, se o infrator é reincidente, conforme

definição da lei específica, se essa circunstância não tiver

sido declarada na formalização da exigência (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Q2703236 Direito Previdenciário

Segundo o Decreto nº 70.235/1972, que dispõe sobre o processo administrativo fiscal, o auto de infração será lavrado por servidor competente, no local da verificação da falta, e conterá obrigatoriamente a:


I. Qualificação do autuado.

II. Descrição do fato.

III. Disposição legal infringida e a penalidade aplicável.

IV. Determinação da exigência e a intimação para cumprila

ou impugná-la no prazo de quarenta e cinco dias.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2703234 Legislação Estadual

Com base na Lei Municipal nº 847/2004 - Código Tributário Municipal, em relação ao Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(---) O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial

Urbana incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a

posse a qualquer título de imóvel edificado ou não,

situado na zona urbana do Município.

(---) O Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial

Urbana abrange, ainda, o imóvel que, embora

localizado na zona rural, seja utilizado,

comprovadamente, como sítio de recreio.

(---) Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o

titular do domínio útil ou o seu possuidor a qualquer

título.

Alternativas
Q2703233 Direito Tributário

De acordo com a Lei Municipal nº 847/2004 - Código Tributário Municipal, são alguns tributos de competência do Município:


I. Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza.

II. Taxas de expediente.

III. Contribuição de melhoria e contribuição para o custeio

para o serviço de iluminação pública.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703228 Noções de Informática

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Sobre as ameaças ao conectar o computador à rede, analisar os itens abaixo:


I. Informações pessoais e outros dados podem ser obtidos

tanto pela interceptação de tráfego como pela

exploração de possíveis vulnerabilidades existentes no

computador.

II. Um atacante pode usar a rede para enviar grande

volume de mensagens para um computador, até tornálo

inoperante ou incapaz de se comunicar.

Alternativas
Q2703224 Noções de Informática

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Considerando-se o Windows 7, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


A barra de ___________ aparece na parte superior de todas as janelas de pastas e exibe seu local atual como uma série de links separados por setas.

Alternativas
Q2703213 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Assinalar a alternativa na qual a classificação do termo sublinhado está CORRETA:

Alternativas
Q2703211 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

As lacunas abaixo devem ser preenchidas com o verbo “precisar” em determinadas formas nominais. Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª conforme a forma que o verbo “precisar” deve assumir para preencher corretamente a lacuna e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Infinitivo.

(2) Gerúndio.

(3) Particípio.


(---) Você está __________ de ajuda?

(---) O problema era __________ de tempo.

Alternativas
Q2703210 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Quanto à flexão nominal, analisar os itens abaixo:


I. “Copázio” é diminutivo de “copo”.

II. “Escrivão” é aumentativo de “escriba”.

Alternativas
Q2703209 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Quanto à pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2703207 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Quanto à concordância verbal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(---) Qual de nós poderíamos chegar adiantado?

(---) Era três horas quando ele saiu.

Alternativas
Q2703206 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Em relação ao texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(---) Em “São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga)”

(primeiro parágrafo), a palavra sublinhada poderia ser

substituída por “mas” sem alteração de sentido.

(---) Em “A exposição 'Arte e história nas coleções

públicas paulistas', em cartaz no Palácio dos

Bandeirantes, sede do governo paulista, convida o

visitante a passear pelo passado.” (primeiro

parágrafo), o sujeito do verbo sublinhado é “Palácio

dos Bandeirantes”.

Alternativas
Q2703205 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Pelo novo Acordo Ortográfico, “éi” e “ói” perdem o acento quando formam sílaba tônica de palavras paroxítonas, por exemplo, “ideias” (terceiro parágrafo). Também perdeu seu acento, após o novo Acordo Ortográfico, a palavra:

Alternativas
Q2703204 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Quanto ao significado da palavra “iconografia” no texto (último parágrafo), assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2703203 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Com base no texto, analisar os itens abaixo:


I. Além de peças que contam episódios da história do Brasil, a exposição lembra os visitantes do passado através de uma apresentação de teatro.

II. A peça teatral é composta unicamente de personagens fictícios, que conversam sobre dilemas do Brasil de 1822.

III. Os quadros mostram os bandeirantes glorificados, porém a exposição lembra as crueldades cometidas por eles contra os indígenas.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703201 Português

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar

para o passado


A exposição “Arte e história nas coleções públicas

paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede

do governo paulista, convida o visitante a passear pelo

passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu

Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da

Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos

Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar

roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite

paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e

Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil

desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma

exposição reúne peças dos três mais antigos acervos

culturais paulistas num único espaço.

Para ajudar os visitantes ___ viajar para o

passado, a exposição começa com uma apresentação do

grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São

Vicente. Vestidos ___ moda do século XIX, cerca de 20

atores interpretam personagens típicos do Brasil _____

vésperas da Independência: escravos, capitães do mato,

padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas

da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos

também entram em cena, como a escritora negra Maria

Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona

Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Os personagens conversam sobre dilemas do

Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o

senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição;

uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de

certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias

da época. A pecinha termina com o grito “Independência

ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6

anos de idade.

Depois da apresentação, os atores passeiam pela

exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da

exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre

os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas

acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da

elite paulista costumavam encomendar obras de arte de

temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A

exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra

as brutalidades cometidas por eles contra populações

indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra:

paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de

aba larga, índios sempre em segundo plano.

https://epoca.globo.com... - adaptado.

Considerando-se o uso ou não da crase, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Q2407535 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Para a resolução da questão, considere as disposições da Lei Municipal nº 824/1998 – Código Tributário Municipal. 
Segundo o Art. 119 do Código Tributário Municipal, o processo tributário por meio de procedimento contencioso terá início com a:


I.   Lavratura do auto de infração ou notificação de lançamento.
II.  Lavratura do termo de apreensão de livros ou documentos fiscais.
III. Impugnação, pelo sujeito ativo, do lançamento ou ato administrativo dele decorrente.


Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D
6: B
7: D
8: A
9: B
10: B
11: D
12: D
13: C
14: D
15: D
16: C
17: A
18: B
19: A
20: D