Questões de Concurso Para diretor de escola

Foram encontradas 428 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3258795 Pedagogia
Paulo Freire tem sido reconhecido em todo o mundo como umas das principais referências do trabalho de alfabetização de adultos em uma perspectiva libertadora. Leia as afirmações a seguir, analisando quais estão CORRETAS de acordo com suas proposições.

I. A educação libertadora deve se orientar pelo compromisso dos(as) educadores(as) com processos de transformação social.
II. A pedagogia do oprimido implica na compreensão da realidade dos(as) alunos(as), sem a necessidade de planejamento de situações de ensino.
III. No processo de alfabetização, o(a) educador(a) deve escolher palavras geradoras, considerando as dificuldades das estruturas silábicas em relação ao nível de desenvolvimento dos(as) alunos(as).
IV. A pedagogia do oprimido requer que os(as) educadores(as) envolvam-se no trabalho humanitário de promoção social do(as) alunos(as)
V. Os(as) educadores(as) devem realizar pesquisas acerca do universo temático dos(as) alunos(as).
VI. Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3258794 Pedagogia
Analise as afirmações a seguir, tendo como fundamento as elaborações teóricas da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere à adolescência e idade adulta.

I. Na adolescência inicial ocorrem certas perturbações, tais como rebeldia e tendência a oposição e confrontação com figuras de autoridade, que são inerentes à evolução normal dessa etapa da vida.
II. A formação do pensamento por conceitos representa um salto qualitativo no desenvolvimento psicológico dos(as) adolescentes.
III. A principal característica da adolescência são as mudanças comportamentais, as quais decorrem de alterações hormonais.
IV. A adolescência inicial, período no qual a atividade-guia ou principal é a comunicação íntima pessoal é sucedido pela adolescência, no qual a atividade-guia ou principal é a atividade profissional/de estudo.
V. A atividade-guia da idade adulta é o trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3258793 Pedagogia
Leia as afirmações a seguir e analise quais correspondem ao conceito de atividade de estudo, de acordo com a Psicologia Histórico-Cultural.

I. Atividade de estudo é o conjunto das ações realizadas cotidianamente pelos estudantes fora da escola.
II. A atividade de estudo é a atividade guia do desenvolvimento na idade escolar e na adolescência.
III. Atividade de estudo é essencial para a formação do pensamento teórico.
IV. A estrutura da atividade de estudo é composta pelos seguintes elementos: a formação de motivos, a compreensão pelo estudante, das tarefas de estudo e a realização de ações de estudo e de controle e avaliação.
V. Alunos ingressantes no ensino fundamental e educação de jovens e adultos devem ter a atividade de estudo bem consolidada para que não tenham dificuldades de aprendizagem.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3258792 Pedagogia
Leia as afirmações a seguir e analise qual pode ser considerada CORRETA à luz da teoria da periodização do desenvolvimento humano proposta pela Psicologia Histórico-Cultural.
Alternativas
Q3258791 Pedagogia
De acordo com a teoria da atividade de Alexis Leontiev, em cada período do desenvolvimento humano, existe uma atividade principal, dominante ou atividade-guia. As afirmações a seguir tratam dessas mudanças na atividade principal ao longo da vida. Analise quais estão CORRETAS de acordo com esse conjunto teórico.

I. As mudanças da atividade principal são determinadas por mudanças no lugar que o ser humano objetivamente ocupa no sistema das relações humanas.
II. As mudanças na atividade principal decorrem das mudanças de personalidade que ocorrem ao longo da infância, adolescência e idade adulta.
III. As mudanças na atividade principal são condicionadas pela maturação de processos biológicos típicos de cada idade.
IV. A transição para um novo período do desenvolvimento configura-se como salto qualitativo que resulta do acúmulo de mudanças graduais no interior de cada período estável do desenvolvimento.
V. Na transição entre períodos, a atividade dominante vai se esgotando como fonte de desenvolvimento de novas capacidades psíquicas e uma nova atividade desponta como guia na transição ao novo período.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3258790 Pedagogia
Analise as afirmações a seguir e verifique qual está CORRETA de acordo com a teoria de Lev Vigotski.
Alternativas
Q3258789 Pedagogia
Leia e analise as afirmações a seguir, tendo como fundamento os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural acerca do desenvolvimento humano.

I. As funções psicológicas superiores decorrem da interiorização dos signos.

II. O desenvolvimento humano resulta de uma complexificação evolutiva de processos naturais.
III. O desenvolvimento humano é controlado por fatores essencialmente interiores e individuais.
IV. O desenvolvimento humano ocorre como sucessão de fases pré-determinadas, mediante o acúmulo lento e gradual de mudanças.
V. O desenvolvimento infantil radica no entrelaçamento e nas contradições entre processos naturais e culturais.
VI. O desenvolvimento humano caracteriza-se pela alternância entre períodos estáveis e períodos críticos.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3258788 Pedagogia
A LDB nº 9.394/96 estabelece como um de seus princípios fundamentais:
Alternativas
Q3258787 Pedagogia
Com base no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, as funções reparadora, equalizadora e qualificadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm como objetivos principais resgatar o direito à escolarização, garantir condições de acesso e permanência, e promover aprendizagens permanentes. Nesse contexto, a alternativa que descreve CORRETAMENTE a aplicação dessas funções na prática educativa é:
Alternativas
Q3258785 Pedagogia
Em uma classe do CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos, a professora Rosane ao preparar sua agenda semanal irá prever um tempo para confeccionar material didático-pedagógico necessário para o melhor desenvolvimento do conteúdo de suas aulas. Ela também organizará parte desse tempo para corrigir avaliações e elaborar relatórios sobre o desempenho dos estudantes, adaptando seu planejamento de acordo com as necessidades identificadas.

Podemos afirmar que, de acordo com o Decreto nº 17.912/2024, essas ações da professora Rosane estão dentro dos objetivos a serem desenvolvidos da seguinte maneira:
Alternativas
Q3258784 Pedagogia
Segundo o Decreto nº 17.912/2024, a Atividade de Trabalho Pedagógico (ATP) caracteriza-se, prioritariamente, por atividades de estudo e planejamento docente tem por princípios a complementação pedagógica, a assistência didática ao aluno por meio da atividade docente e o atendimento aos seus responsáveis legais. Podemos afirmar que, de acordo com este Decreto, a ATPC:
Alternativas
Q3258781 Pedagogia
Em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, um estudante transexual solicitou à secretaria que fosse chamado pelo nome pelo qual se reconhece socialmente. No entanto, durante a chamada e nos registros internos da escola, os professores continuam utilizando apenas o nome de registro civil, sem considerar sua solicitação. Nesta situação e de acordo com o Decreto 55.588/2010 do Estado de São Paulo:
Alternativas
Q3258779 Pedagogia
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 2/2001, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com necessidades educacionais especiais, a escola deve:
Alternativas
Q3258778 Pedagogia
Laís, aos 42 anos, decidiu voltar a estudar após ter abandonado a escola na adolescência para trabalhar e sustentar sua família. Ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua cidade, mas também demonstrou interesse em se qualificar profissionalmente para melhorar suas oportunidades de emprego. Durante uma reunião, a escola discutiu a possibilidade de integrar a EJA com um curso técnico oferecido por uma instituição parceira, para que Laís e outros alunos pudessem, simultaneamente, concluir seus estudos e obter uma qualificação profissional.

Conforme estabelece o artigo 37 da Lei nº 9.394/1996 (LDB), Educação de Jovens e Adultos deve:
Alternativas
Q3258777 Pedagogia

Carlos, diretor da escola Sabedoria e responsável pela formação continuada de professores que trabalham na EJA, percebe que muitos educadores enfrentam dificuldades em adaptar suas metodologias às necessidades dos alunos. Ele decide que, nesta formação, que terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a formação de professores, devem ser incluídas formas de investigação para compreender melhor os problemas enfrentados pelos educadores e pelos estudantes.


De acordo com o artigo 17 da Resolução CNE/CEB nº 1/2000, a solução desses problemas enfrentados pelos docentes deve se orientar por:

Alternativas
Q3258776 Pedagogia
De acordo com Ilma Passos Alencastro Veiga, em seu texto “Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”, o projeto político-pedagógico é entendido “como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico.”

Partindo deste entendimento a autora do texto aponta pelo menos sete elementos constitutivos da organização que contribuirão para a construção do projeto político pedagógico. Assinale a alternativa CORRETA sobre a totalidade destes sete elementos apontados pela autora.
Alternativas
Q3258775 Pedagogia
Dermeval Saviani no livro Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, considera um equívoco a afirmação de que tudo que a escola faz, importante ou não, válido ou não é currículo. Para evitar este equívoco propõe a distinção entre as atividades essenciais que a escola não pode deixar de desenvolver, sob pena de se descaracterizar, de perder a sua especificidade e aquelas atividades, tais como comemorações que se espalham por todo o ano letivo, às quais se associam os denominados temas transversais. As denominações dadas por Saviani a estas atividades estão CORRETAS, respectivamente, na alternativa:
Alternativas
Q3258774 Pedagogia
Com base no texto “O conselho de escola e a constituição de sujeitos democráticos: revisitando teorias e práticas na/da formação de diretores escolares”, as autoras afirmam ter como horizonte a possibilidade real de que o encontro entre profissionais da educação – pesquisadores e diretores, diretoras, professores e professoras – possa constituir “subjetividades” que “sejam capazes de indignação”, pois, “indignar-nos pode, sim, mobilizar-nos à mudança”. Assinale a afirmativa CORRETA sobre a denominação assumida pelas autoras a estas subjetividades:
Alternativas
Q3258773 Pedagogia
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), ao tratarem da direção como princípio e atributo da gestão democrática, afirmam que a direção da escola, além de ser uma das funções do processo organizacional, é um imperativo social e pedagógico. Sobre as ideias defendidas pelos autores, assinale a alternativa CORRETA:

I. O diretor não pode ater-se apenas às questões administrativas. Como dirigente, cabe-lhe ter uma visão de conjunto e uma atuação que apreenda a escola em seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais.
II. A participação, o diálogo, a discussão coletiva, a autonomia, são práticas indispensáveis da gestão democrática e permitem que o diretor se liberte de quaisquer responsabilidades.
III. O significado do termo direção no contexto escolar implica definição de um rumo educativo, tomada de posição ante objetivos escolares, sociais e políticos, em uma sociedade concreta.
IV. O papel do diretor é o de líder cooperativo, o de alguém que consegue aglutinar as aspirações, os desejos, as expectativas da comunidade escolar e articula a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão de um projeto comum.

Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3258772 Pedagogia
No texto “Escolarização de jovens e adultos”, de autoria de Haddad e Di Pierro (2000), é apresentada uma rápida visão panorâmica do tema ao longo dos cinco séculos da história posteriores à chegada dos portugueses às terras brasileiras, mas detém o olhar sobretudo na segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram a identidade e feições próprias. De acordo com os autores do texto:

I. A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova e já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos.
II. Com a desorganização do sistema de ensino produzido pela expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, somente no Império volta-se a encontrar informações sobre ações educativas no campo da educação de adultos.
III. No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”, portanto também para os adultos, o que não passou da intenção legal.
IV. Foi somente ao final da década de 1970 que a educação de adultos veio a se firmar como um problema de política nacional, mas as condições para que isso viesse a ocorrer foram sendo instaladas já no período anterior.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: C
6: D
7: A
8: D
9: B
10: C
11: B
12: D
13: A
14: A
15: C
16: A
17: B
18: A
19: A
20: C